Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Em seus trabalhos a respeito dos Direitos Humanos a filósofa Hannah Arendt deu especial atenção à situação de um grupo de indivíduos que perdem tudo, inclusive sua nacionalidade.
Sobre os apátridas, é correto afirmar que:
Eles perderam seus direitos políticos depois de organizarem golpes de Estados ou conspirarem contra as leis dos seus países.
São os que mais precisam de atenção, pois estão sem a proteção do Estado e, por isso, não conseguem acessar seus direitos;
São considerados os culpados pelos conflitos europeus, pois a crise migratória causada por eles deu origem às duas guerras mundiais;
São os defensores do fim das fronteiras nacionais e da criação de uma aldeia efetivamente global.
Eles possuem uma situação legal confortável, pois ao sair de seus países são assistidos pelas Nações Unidas e têm seus direitos garantidos;
User badge image
Aprimorando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A afirmação correta sobre os apátridas, de acordo com a perspectiva de Hannah Arendt, é: "São os que mais precisam de atenção, pois estão sem a proteção do Estado e, por isso, não conseguem acessar seus direitos." Os apátridas enfrentam sérias dificuldades, pois não têm a proteção legal que a nacionalidade oferece, o que os torna vulneráveis e sem acesso a direitos básicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
A expressão da atividade artística é permitida no Brasil mediante prévia autorização de órgão de censura ou licença, nos termos da Constituição Federal de 1988.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a realização de atividades científicas e de pesquisa é autorizada exclusivamente quando realizada por uma entidade da Administração Direta.
A Constituição Federal de 1988 determina que, no Brasil, é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
A Constituição Federal de 1988 busca criar uma sociedade comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução bélica das controvérsias.
No Brasil, é proibido o exercício dos cultos religiosos e vedada, na forma da lei, a manutenção de locais de culto.

É possível identificar, pelo menos, três faces ou aspectos da educação como um direito ¿ social, econômica e cultural. Tais aspectos correspondem ao direito social, direito econômico e direito cultural.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
O direito cultural se relaciona com a promoção de uma cultura local de direitos individuais.
O direito social promove a massificação do acesso à escola visando garantir mão de obra qualificada.
O direito econômico favorece a autossuficiência alimentar e o assistencialismo para os que não tiverem algum grau de escolaridade.
O direito cultural, diferentemente do direito social, garante os valores de uma cultura nacionalista na escola.
O direito social favorece o desenvolvimento pleno da personalidade humana no contexto da sociedade.

(Prefeitura de Feira de Santana - BA. AOCP-2018. Adaptado). De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a respeito dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, indique a alternativa que apresenta uma afirmativa que NÃO corresponde à proposta deste Plano.
A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.
A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade.
A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.
A educação, por estar restrita ao papel que lhe cabe, deve ter a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos exclusivamente em seu ambiente escolar.

Sobre a teoria escrita por Hannah Arendt de que os Direitos Humanos teriam sofrido uma ruptura e que precisavam ser reconstruídos, podemos afirmar que:
A autora judia foi panfletária no exercício de condenação do nazismo na Segunda Guerra Mundial.
Os Direitos Humanos se romperam durante a Segunda Guerra Mundial, e a Guerra Fria decretou que a sociedade não seria capaz de reconstruí-los;
As políticas dos Estados europeus que expulsaram milhares de cidadãos dos seus territórios foram as responsáveis pela ruptura dos Direitos Humanos, e isso deve ser revertido com as políticas de imigração.
A ruptura dos Direitos Humanos aconteceu com as políticas imperialistas e fascistas da Europa, e a sua reconstrução precisa garantir que todos acessem seus direitos sem nenhuma restrição;
A ruptura aconteceu unicamente por conta das ações fascistas de alguns países europeus e, uma vez que esses regimes fossem derrubados, os Direitos Humanos estariam reconstruídos;

A partir do conceito de violência definido pela Organização Mundial de Saúde, aponte qual das alternativas abaixo está errada.
São formas de violência:
Uma prática que causa sofrimento físico ou mental a alguém
O uso do poder contra si ou outra pessoa
Uma ameaça física ou psicológica
O uso da força física ou poder contra um grupo ou comunidade
Apenas o sofrimento físico causado a alguém

Mais conteúdos dessa disciplina