Logo Passei Direto
Buscar
Uma carga negativa Q é aproximada de uma esfera condutora isolada, eletricamente neutra. A esfera é, então, aterrada com um fio condutor.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Se a carga Q for afastada para bem longe enquanto a esfera está aterrada, e, a seguir, for desfeito o aterramento, a esfera ficará ........ .
Por outro lado, se primeiramente o aterramento for desfeito e, depois, a carga Q for afastada, a esfera ficará ........ .
(A) eletricamente neutra – positivamente carregada.
(B) eletricamente neutra – negativamente carregada.
(C) positivamente carregada – eletricamente neutra.
(D) positivamente carregada – negativamente carregada.
(E) negativamente carregada – positivamente carregada.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar a situação apresentada: 1. Carga negativa Q aproximada da esfera condutora neutra: Quando a carga negativa Q se aproxima da esfera condutora, ela induz uma separação de cargas na esfera. A parte mais próxima da carga Q ficará negativa (por causa da atração) e a parte mais distante ficará positiva. 2. Aterramento da esfera: Ao aterrar a esfera, as cargas negativas induzidas podem se mover para a terra, fazendo com que a esfera fique com uma carga líquida positiva. 3. Se a carga Q for afastada enquanto a esfera está aterrada: A esfera, que já está positivamente carregada, permanecerá assim, pois as cargas negativas que estavam na esfera foram "levadas" para a terra. 4. Se o aterramento for desfeito e depois a carga Q for afastada: Após o aterramento ser desfeito, a esfera permanecerá com a carga positiva. Quando a carga Q é afastada, a esfera não perde sua carga, então ela continuará positivamente carregada. Agora, analisando as alternativas: (A) eletricamente neutra – positivamente carregada. (B) eletricamente neutra – negativamente carregada. (C) positivamente carregada – eletricamente neutra. (D) positivamente carregada – negativamente carregada. (E) negativamente carregada – positivamente carregada. A alternativa correta que preenche as lacunas é: (A) eletricamente neutra – positivamente carregada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um estudante atrita um pente de plástico em seu cabelo e aproxima-o de um filete de água, que imediatamente se encurva na direção do pente. Marque a alternativa que explica de forma correta o motivo pelo qual isso ocorre.
a) O fenômeno é possível porque a água é um condutor universal.
b) Após o atrito, o pente adquire a mesma carga elétrica da água, por isso, o filete é atraído.
c) As cargas elétricas em excesso no pente atraem as cargas de mesmo sinal da água, fazendo com que o filete sofra deflexão.
d) As cargas elétricas em excesso no pente atraem as cargas de sinal oposto da água, fazendo com que o filete sofra deflexão.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

(UFPel) Têm-se três esferas condutoras, A,B e C. A esfera A (positiva) e a esfera B (negativa) são eletrizadas com cargas de mesmo módulo, Q, e a esfera C está inicialmente neutra. São realizadas as seguintes operações: toca-se C em B, com A mantida a distância, e em seguida separa-se C de B. toca-se C em A, com B mantida a distância, e em seguida separa-se C de A. toca-se C em B, com C mantida a distância, e em seguida separa-se A de B.
Qual a carga final da esfera A? Dê sua resposta em função de Q.
A) – Q/4
B) – Q/8
C) – Q/2
D) Q/4
E) Q/10

(FUND. CARLOS CHAGAS). Um bastão de vidro é atritado em certo tipo de tecido. O bastão, a seguir, é encostado num eletroscópio previamente descarregado, de forma que as folhas do mesmo sofrem uma pequena deflexão. Atrita-se a seguir o bastão novamente com o mesmo tecido, aproximando-o do mesmo eletroscópio, evitando o contato entre ambos.
As folhas do eletroscópio deverão
A) fechar-se mais ou abrir-se mais, dependendo da polaridade da carga do bastão.
B) manter-se com a mesma deflexão, independente da polaridade da carga do bastão.
C) abrir-se mais, independentemente da polaridade da carga do bastão.
D) abrir-se mais, somente se a carga do bastão for positiva.
E) abrir-se mais, somente se a carga do bastão for negativa.

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês responsável pela determinação da lei que descreve a força de interação entre cargas elétricas. Para tanto, Charles Coulomb fez uso de uma balança de torção, similar à balança que fora usada por Henry Cavendish para a determinação da constante da gravitação universal. Em 1875, Coulomb conseguiu determinar o valor das forças de atração e repulsão eletrostática entre duas esferas eletrizadas.
Coulomb constatou que a intensidade da força elétrica
A) é inversamente proporcional ao produto das cargas elétricas dos corpos.
B) será zero no vácuo, já que não há meio material para a existência de contato direto.
C) é diretamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
D) independente do meio material onde encontram-se os corpos eletrizados.
E) é inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

(UNI-RIO) Três esferas idênticas, muito leves, estão penduradas por fios perfeitamente isolantes, em um ambiente seco, conforme mostra a figura. Em determinado instante, a esfera A (QA = 20 μC) toca a esfera B (QB = - 2 μC); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Qc = - 6 μC), retornando à posição inicial.
Após os contatos descritos, as cargas das esferas A, B e C são, respectivamente, iguais a (em μC):
A) QA = 1,5 QB = 9,0 QC = 1,5
B) QA = 1,5 QB = 11 QC = 9,0
C) QA = 9,0 QB = 9,0 QC = 9,0
D) QA = 9,0 QB = 9,0 QC = 1,5
E) QA = 2,0 QB = -2,0 QC = -6,0

Mais conteúdos dessa disciplina