Buscar

Qual a diferença entre o critério da acumulação e do conglobamento no Direito do Trabalho?

💡 2 Respostas

User badge image

Naiara Betania

A Teoria da Acumulação (atomística) escolhe parte de diferentes normas que são consideradas mais favoráveis, misturando assim as normas e de certa forma "criando" uma terceira. Essa é a teoria com a menor aceitação. Enquanto a Teoria do Conglobamento examina qual norma jurídica em bloco, ou seja a norma completa, é mais favorável ao trabalhador.

 

Então a diferença é que uma faz um recorte da norma, escolhendo partes que beneficiariam o trabalhador; enquanto a outra escolhe o bloco inteiro da norma mais benéfica.

 

Existe ainda a Teoria do Conglobamento por Institutos, esta teoria vem sendo mais aceita, ela escolhe institutos completos de diferentes normas para beneficiar o trabalhador. 

1
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

Segundo o Professor Maucírio Godinho Delgado, a teoria da acumulação consiste na acumulação de normas e preceitos que venham a favorecer o trabalhador, almejando uma maior proteção do obreiro.

Já a teoria do conglobamento funda-se na escolha de uma fonte do direito, analisando-a de forma exautiva, devendo o operador do direito optar pela mais favorável ao trabalhador. Possui um caráter unitário de fonte de direito, quanto a teoria da acumulação um consárcio de fontes. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais