Buscar

qual os profissionais adequados para o cuidado com um paciente com problemas psicologicos? conforme texto abaixo

Osvaldo, tem 18 anos. Procura ajuda numa ESF pois se sente muito angustiado e paralisado em sua vida. Não consegue estudar nem trabalhar.

Entrou na faculdade de jornalismo, começou o 1º ano e logo se desinteressou. Passa o dia todo em casa, fumando maconha e tocando violão. Quando sai com os amigos “enche a cara”. Tem crises de violência em que “quebra tudo o que encontra pela frente”. Não consegue namorar: “minha vida amorosa é um desastre: não tenho namorada, só saio com prostitutas e às vezes com travestis”. Depois me sinto mal, sinto nojo,  não sei porque eu faço isso...” Estou muito feio e gordo, não gosto do meu corpo... Quem vai gostar?”

“Meu pai era padre, eles se apaixonaram, e aí eu nasci, mas meu pai nunca largou a batina direito”.

“Minha mãe é uma mulher “bárbara”, advogada, bonita, inteligente; foi ela quem me criou. Mas também, depois dele, nunca se casou com ninguém. Acho que ela se preocupa muito comigo, ela cuida de mim até hoje”.

Preocupa-se muito com julgamentos morais a respeito de sua conduta, o que só aumenta sua angústia, pois de nada lhe serve para preencher seu vazio interno, ou para  nascer psiquicamente.

Um dia, chega  ESF muito alegre trazendo seu violão; parecia alcoolizado.

Osvaldo chega para consulta e diz: “já tomei umas e outras, mas  vim...

💡 1 Resposta

User badge image

Thainara Munhoz

Um psicólogo

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais