Buscar

Como ocorre o controle da hipófise pelo hipotálamo?

De forma simples e fácil de entender por favor! :)

💡 3 Respostas

User badge image

Douglas Lopes Costa

Circulação hipotálamo-hipofisária

Topo 

A circulação sanguínea do hipotálamo da hipófise é extremamente importante, pois as hormonas produzidas por estas estruturas devem ser impulsionadas para o sangue para que cheguem ao seu ponto de acção. Tanto o hipotálamo como a hipófise apresentam as suas próprias artérias: as artérias hipotalâmicas, que conduzem o sangue até ao hipotálamo, e as artérias hipofisárias superiores e inferiores, que irrigam a hipófise. Todavia, para além disso, existe uma ampla rede de vasos venosos provenientes da região do hipotálamo, que atravessa a haste hipofisária, de modo a chegar ao lobo anterior da hipófise: o sistema porta hipotálamo-hipofisário. Graças a esta rede de pequenas veias, as hormonas produzidas no hipotálamo, que regulam a actividade da hipófise, chegam praticamente de imediato até essa glândula, de modo a controlar continuamente o seu funcionamento.

;)

1
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Os hormônios da glândula pituitária ajudam a regular as funções de outras glândulas endócrinas. A glândula pituitária tem duas partes, o lobo anterior e o posterior, que têm duas funções muito separadas. O hipotálamo envia sinais para a hipófise para liberar ou inibir a produção de hormônios hipofisários.

O hipotálamo liga os sistemas nervoso e endócrino por meio da glândula pituitária. Sua função é secretar hormônios liberadores e inibir hormônios que estimulam ou inibem (como seus nomes indicam) a produção de hormônios na pituitária anterior.

Aglomerados de neurônios especializados chamados de células neurossecretoras no hipotálamo produzem os hormônios hormônio antidiurético (ADH) e ocitocina (OXT) e os transportam para a hipófise, onde são armazenados para liberação posterior.

Pense no hipotálamo como o irmão mais velho da hipófise - ele não apenas controla as ações da hipófise, mas segrega pelo menos nove hormônios aos sete da hipófise.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais