Logo Passei Direto
Buscar

Educação Inclusiva

EE Dona Francisca De Oliveira
TÉRMINO EM24/03/2025 23:59

Exercício 6

Exibir descrição da avaliação?

TENTATIVA 1 DE 2

Questão 1

Questão 2

Questão 3

Questão 4

Questão 5

(Única Escolha)

O tempo é (...) um fator de peso na instituição escolar. (...). Quando se opta por apresentar os objetos de estudo em toda sua complexidade e por reconhecer que a aprendizagem progride através de sucessivas reorganizações do conhecimento, o problema da distribuição do tempo deixa de ser simplesmente quantitativo: não se trata somente de aumentar o tempo ou de reduzir os conteúdos, trata-se de produzir uma mudança qualitativa na utilização do tempo didático.

Fonte: LERNER, Délia, Ler e escrever na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.87.

Considerando que o melhor uso do tempo, no contexto da alfabetização envolve a utilização de várias ferramentas didáticas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para a falso.

(  ) Os projetos apresentam uma organização flexível do tempo e oferecem contextos nos quais a leitura ganha sentido para os alunos.

(  ) A sequência didática é uma ferramenta de planejamento que por representar um conjunto de atividades ordenadas impede que outras propostas sejam realizadas ao mesmo tempo. 

(  ) As atividades permanentes ou habituais são aquelas que já ficam encaixadas no planejamento semanal ou quinzenal e têm a duração de vários meses ou ao longo de todo o ano.

(  ) A forma como se distribui o tempo da aula representa a importância que se atribui aos diferentes conteúdos.

(  ) A sequência didática tem uma duração ilimitada, por isso, não se pode realizar mais de uma ao longo do ano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V-F-F-V-V

V-F-F-F-V

V-F-V-V-F

V-V -F-V-F

F-V-F-V-F
User badge image
Aleticia Pereira

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o uso do tempo no contexto da alfabetização: ( ) Os projetos apresentam uma organização flexível do tempo e oferecem contextos nos quais a leitura ganha sentido para os alunos. É verdadeira (V). Projetos educacionais geralmente permitem uma abordagem mais flexível e contextualizada, favorecendo a compreensão e o engajamento dos alunos. ( ) A sequência didática é uma ferramenta de planejamento que por representar um conjunto de atividades ordenadas impede que outras propostas sejam realizadas ao mesmo tempo. É falsa (F). A sequência didática, embora organize atividades, não impede a realização de outras propostas; ela pode ser adaptada e complementada conforme necessário. ( ) As atividades permanentes ou habituais são aquelas que já ficam encaixadas no planejamento semanal ou quinzenal e têm a duração de vários meses ou ao longo de todo o ano. É verdadeira (V). Atividades permanentes são, de fato, aquelas que se repetem e são planejadas para um período mais longo. ( ) A forma como se distribui o tempo da aula representa a importância que se atribui aos diferentes conteúdos. É verdadeira (V). A distribuição do tempo reflete as prioridades e a ênfase que o professor dá a cada conteúdo. ( ) A sequência didática tem uma duração ilimitada, por isso, não se pode realizar mais de uma ao longo do ano. É falsa (F). Sequências didáticas têm duração definida e podem ser realizadas várias ao longo do ano, dependendo do planejamento. Agora, organizando as respostas, temos: V - F - V - V - F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: V-F-V-V-F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina