Buscar

a Justiça do Trabalho julgar o crime constatado em seu processo?

 

Durante a tramitação de um processo na Justiça do Trabalho poderá o juiz se deparar com elementos que indicam a ocorrência de crimes. É o que ocorre, por exemplo, se for constatada a falsificação dos registros na Carteira de Trabalho (CTPS).  Diante desse tipo de situação, pergunta-se: Nesse tipo de situação, poderá a Justiça do Trabalho julgar o crime constatado em seu processo?

 

 

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Lima

Não, a competência é da seara penal. Falsificação de documento, falso testemunho, são crimes previsto no código penal. Vide art. 114, da CF/88, que dispõe sobre a competência da JT.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Durante essa situação o juiz trabalhista não poderá julgar o crime. O que ocorrerá é o sobrestamento do processo trabalhista e a abertura do inquérito policial para investigação, por parte da Polícia Federal, da existência ou não de indícios de autoria e materialidade.Caso essa justa causa penal esteja presente, pode haver o oferecimento da ação penal. O juiz trabalhista não possui competência penal (art. 114 da Constituição Federal), deve-se respeitar a competência cristalizada no art. 144, §1º, I da Constituição Federal:

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:   

I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais