Buscar

litisconsorcio

pensando nos motivos pelos quais o litisconsórcio foi criado escreva sobre seus princípios informadores informadores, justificando assim sua existencia.

💡 3 Respostas

User badge image

Éverton Sebastiany de Araújo

Olá Lilian!

Litisconsórcio é a reunião de várias pessoas interessadas num mesmo processo, na qualidade de autores ou réus, para a defesa de interesses comuns.

As diversas partes que se colocam do mesmo lado da relação processual chamam-se litisconsortes.

Quando duas ou mais pessoas na posição de autor ou réu se colocam em um mesmo processo, ou por razões de conveniência, comodidade ou economia a lei permite essa reunião.

Há o Litisconsórcio Ativo - quando o Litisconsórcio se forma no lado da parte autora.

Há o Litisconsórcio Passivo - quando o Litisconsórcio se forma no lado da parte ré.

 

Há outras classificações com relação ao momento da formação, obrigatoriedade e efeitos da sentença no litisconsórcio, mas esta é uma outra questão.

 

Obrigado pela oportunidade de lhe ajudar!

 

Cordialmente, 

Éverton Sebastiany de Araújo.

6
Dislike0
User badge image

erick sales vilela

o litisconsórcio tem o desiderato da economia e celeridade processual, e a depender do caso da segurança jurídica. Logo temos dois princípios: o da economia processual e o da celeridade. A economia e a celeridade vem do fato de que as partes com mesmo interesse poderão tirar o judiciário da inércia em um único processo, evitando, ainda, decisões contraditórias acerca do MSM objeto. Em obediência ao principio da celeridade, em caso de litisconsórcio facultativo, havendo uma grande quantidade de sujeitos litigando, o que poderá ocasionar o travamento do processo, o juiz poderá desmembrar o processo em obediência à celeridade processual, ocorrendo o chamado litisconsórcio multitudinário.
2
Dislike0
User badge image

Thiago Furtado

"Um por todos e todos por um"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais