Buscar

Como fazer auto analise pessoal? Que métodos usar? Como estruturar a procura de esclarecimento da mente?

💡 5 Respostas

User badge image

Cristina Martins

Como praticar a auto-análise? É uma questão delicada para alguns, super natural para outros e também pode ser assustador falar de auto-análise.

Nós todos temos a capacidade de identificar uma situação, ou de nos avaliarmos o tempo inteiro, as vezes fazemos isso de forma inconsciente, mas fazer isso de forma consciente e frequente pode ser muito proveitoso e de grande importância para o nosso sucesso pessoal e profissional.

Quantas vezes acontece de passarmos por uma situação delicada, e algum tempo depois lembrar de algo simples que faria total diferença se tivesse feito? Lembra de algum?

Ou quantas vezes fazemos coisas, e depois de agirmos, pensamos: sei que não é a melhor forma, ou sei que eu poderia ter feito diferente mas, esse foi o jeito mais fácil que encontrei e agora está feito.

Na maioria das vezes não nos observamos, não nos conhecemos direito, e lá no fundo falamos pra nós mesmo, eu sei que posso ser melhor….

Convido você a fazer um exercício de auto-análise.

Você é a pessoa que mais sabe sobre você, sobre sua vida em geral não é mesmo? É a pessoa que toma todas as decisões, que sabe tudo você gosta, e não gosta, o que acha fácil ou difícil não é mesmo?

Ok. Então agora, conhecendo você e todas suas características, tendo convivido com você esses anos todos, chegou o momento de você fazer uma auto-análise.

Então nesse momento você com todas as informações, e com tudo que sabe sobre você mesmo, agora se imagine no topo da árvore mais alta, se coloque onde se sente mais confortável, mas tem que ser um lugar alto, montanha, prédio, torre o que te parecer mais agradável. E então lá de cima, você se transforma em um observador e comece a avaliar essa pessoa aqui em baixo que é você, suas atitudes, suas qualidades, tudo, observe o máximo que puder.

Depois de analisar bem, o que você tem a dizer sobre essa pessoa que acabou de analisar de um ponto alto onde foi possível enxergar tudo e avaliar?

  • Quais conselhos você daria a essa pessoa que acabou de analisar?
  • O que você sugere de mudança?
  • O que enxerga com oportunidade nesse momento?
  • O que observou de positivo?
  • Quais elogios você quer fazer para essa pessoa?
  • O que acredita que essa pessoa precisa fazer o mais rápido possível?
  • Sabendo tudo sobre essa pessoa o que acha que ela deveria fazer para ser ainda mais feliz?

Todo ser humano possui pontos a melhorar, não se culpe por ter descoberto coisas a melhorar, isso é normal e saudável. Procure observar lá de cima os pontos positivos dessa pessoa e suas qualidades, porque com certeza ela possui e muitos.

Sempre que precisar ou achar necessário, se coloque no ponto mais alto e comece a se observar. Tenho certeza que vai ser um ótimo exercício e vai contribuir para sua evolução.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na psicologia educacional e na educação, a autoavaliação "envolve uma ampla variedade de mecanismos e técnicas através dos quais os alunos descrevem e possivelmente atribuem mérito ou valor (ou seja, avaliam) as qualidades de seus próprios processos e produtos de aprendizagem". A pesquisa educacional identificou diferentes tipos de implementações de autoavaliação, considerando diferentes características.


Ao longo dos anos, tem havido um enfoque para propósitos "somativos" de autoavaliação (por exemplo, os alunos "adivinham" sua pontuação que foi comparada à do professor ou do colega). No entanto, especialmente nas duas últimas décadas desde o início da avaliação formativa, mais atenção foi dada aos propósitos formativos, onde o foco está no uso da autoavaliação para aumentar a aprendizagem dos alunos e a aprendizagem autorregulada.


Se, através da autoavaliação, houver a possibilidade de que o autoconceito ou autoestima de uma pessoa seja prejudicado, por que esse seria um motivo de autoavaliação, certamente seria melhor apenas se auto verificar e se autovalorizar. e não arriscar prejudicar a autoestima?


Por exemplo, a autoavaliação pode significar que, a curto prazo, a autoavaliação pode causar danos ao autoconceito de uma pessoa ao perceber que ela pode não ter alcançado o máximo que gostaria; no entanto, a longo prazo, isso pode significar que eles trabalham mais para alcançar coisas maiores no futuro e, como resultado, sua autoestima aumentaria ainda mais do que antes da autoavaliação.

1
Dislike0
User badge image

Ubaldo Rizzaldo

Agradeço a atenção. Sou farmaceutico e comecei o curso de psicanalise é exigencia a analise pessoal. Atte. Ubaldo

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais