Logo Passei Direto
Buscar
O trabalho indígena na América espanhola variou de acordo com a região e a época. Isso significa que formas de trabalho diferentes coexistiram, como a escravidão africana utilizada nas plantations e os modelos compulsórios de trabalho indígena. Por outro lado, regimes de trabalho diferentes se sucederam em etapas que demonstram claramente alterações na forma como a Coroa espanhola atuava administrativamente em suas colônias.
Dessa maneira, considerando o seu período de implantação, quais foram, em ordem cronológica, as modalidades de exploração do trabalho nas colônias hispânicas?
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

As modalidades de exploração do trabalho nas colônias hispânicas podem ser organizadas em uma ordem cronológica básica: 1. Encomienda (século XVI): Sistema em que os colonizadores recebiam o direito de explorar o trabalho indígena em troca de proteção e evangelização. 2. Repartimiento (século XVI e XVII): Substituiu a encomienda, onde os indígenas eram obrigados a trabalhar por períodos determinados, mas com algumas garantias de remuneração. 3. Mita (século XVI a XVIII): Um sistema de trabalho forçado, especialmente nas minas, onde os indígenas eram convocados a trabalhar em turnos. 4. Escravidão africana (século XVII em diante): Com a diminuição da população indígena devido a doenças e exploração, a Coroa começou a importar escravos africanos para trabalhar nas plantações e minas. Essas modalidades refletem as mudanças nas políticas da Coroa espanhola e as necessidades econômicas das colônias ao longo do tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante séculos, as comunidades indígenas desenvolveram e mantiveram suas próprias sociedades. Isso significa que sua cultura, sua religião e sua forma de explorar os recursos naturais por meio do trabalho apresentavam características singulares, não encontradas e m outros grupos. Igualmente, muitos elementos de outras sociedades não existiam entre esses povos. No entanto, a partir da chegada dos europeus e da posterior conquista colonial, mudanças abruptas ocorreram no seio das sociedades pré-colombianas. Levando em consideração esse panorama, quais são os principais elementos trazidos pelos europeus que suplantaram os valores, as crenças e as tradições dos nativos?

As navegações empreendidas por Portugal e por Castela, bem como as descobertasresultantes dessas explorações, levaram os dois reinos a firmarem, por intermédio papal, diversos acordos, estabelecendo delimitações das zonas de influência e de exploração.
Sobre esse tema, leia as afirmacoes a seguir.
I – A Bula inter caetera, assinada em 1493, foi uma iniciativa do reino de Portugal, para proteção de seus territórios na América.
II – O principal interesse de Portugal na assinatura desses documentos foi a preservação da navegação no Atlântico Sul, principalmente de suas rotas marítimas para a Ásia.
III – Com o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, houve uma retificação da Bula inter caetera, ampliando os limites das possessões lusitanas no Atlântico.

Mais conteúdos dessa disciplina