Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "Portanto, o trabalhador para manter-se trabalhando, deve desenvolver sua trabalhabilidade e não a empregabilidade ainda almejada por muitas pessoas, [...] o importante não é ter um emprego, mas ter trabalhabilidade, ser um trabalhador capaz de ser absorvido pelo mercado de trabalho." Fonte: ANDRADE, C.; ABRANCHES, R.; CARVALHO, T.. Trabalhabilidade e a experiência como norteadores no desenvolvimento da segunda carreira. 2010.
De acordo com o trecho e com os estudos relativos à Empregabilidade e Trabalhabilidade, é possível afirmar que:
a trabalhabilidade se refere a um modelo de trabalho focado em pessoas que estão em sua segunda ou terceira carreira profissional.
a empregabilidade é designada aos jovens, a fim de que estes adquiram experiência profissional e, futuramente, trabalhabilidade.
para que o indivíduo tenha trabalhabilidade, é necessário passar por um processo de consultoria de carreira, para que se compreenda melhor seu potencial.
a empregabilidade deve ser buscada em momentos de desemprego ou quando o indivíduo quer buscar novas oportunidades profissionais.
a trabalhabilidade requer que o profissional tenha abertura e autoconhecimento para aumentar sua atuação profissional quanto a modelos de trabalho.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao conceito de trabalhabilidade e empregabilidade, conforme mencionado no trecho. a) A trabalhabilidade se refere a um modelo de trabalho focado em pessoas que estão em sua segunda ou terceira carreira profissional. - Essa afirmação é limitada, pois a trabalhabilidade não se restringe apenas a pessoas em transição de carreira, mas sim à capacidade de se adaptar e ser absorvido pelo mercado de trabalho em qualquer fase da carreira. b) A empregabilidade é designada aos jovens, a fim de que estes adquiram experiência profissional e, futuramente, trabalhabilidade. - Essa afirmação é imprecisa, pois a empregabilidade não se limita aos jovens; ela é relevante para todos os profissionais em busca de oportunidades. c) Para que o indivíduo tenha trabalhabilidade, é necessário passar por um processo de consultoria de carreira, para que se compreenda melhor seu potencial. - Embora a consultoria possa ajudar, não é uma condição necessária para desenvolver a trabalhabilidade. d) A empregabilidade deve ser buscada em momentos de desemprego ou quando o indivíduo quer buscar novas oportunidades profissionais. - Essa afirmação é verdadeira, mas não abrange completamente o conceito de empregabilidade, que deve ser uma preocupação contínua. e) A trabalhabilidade requer que o profissional tenha abertura e autoconhecimento para aumentar sua atuação profissional quanto a modelos de trabalho. - Esta afirmação é a mais correta, pois enfatiza a importância da abertura e do autoconhecimento para se adaptar e se desenvolver no mercado de trabalho. Portanto, a alternativa correta é: e) A trabalhabilidade requer que o profissional tenha abertura e autoconhecimento para aumentar sua atuação profissional quanto a modelos de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O trabalho faz parte das relações sociais humanas há muitos anos. Contudo, as relações entre os indivíduos e suas atividades profissionais conferem diferentes significados e valores ao ato de trabalhar, de acordo com o momento histórico, de modo que, em determinadas situações, o trabalho é desvalorizado e, em outras situações, hipervalorizado.
Com base nessas informações e nos estudos realizados sobre o contexto do trabalho e a linha do tempo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As origens do trabalho se relacionam ao sofrimento e à tortura aos quais algumas pessoas eram submetidas.
II. ( ) na Antiguidade, o trabalho era marcado pela escravidão, e as pessoas escravizadas não tinham direitos de homens livres.
III. ( ) Na antiguidade, as atividades intelectuais eram uma forma de trabalho que as pessoas escravizadas eram obrigadas a realizar.
IV. ( ) Na época feudal, os senhores de engenho distribuíam aos servos parte significativa da colheita como forma de remuneração.
F, F, F, V.
V, V, F, F.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “A Terceira Revolução Industrial terá um impacto tão significativo no século XXI quanto a Primeira Revolução Industrial teve no século XIX. E como nas duas primeiras revoluções industriais, ela provocará uma mudança fundamental de cada aspecto de nosso trabalho e vida. A organização convencional, de cima para baixo, da sociedade que caracterizou muito da vida econômica, social e política das revoluções industriais baseadas em combustíveis fósseis, está cedendo às relações colaborativas e distributivas da era industrial verde, emergente. Estamos no meio de uma mudança profunda na maneira como a sociedade é estruturada, distantes do poder hierárquico e rumo ao poder lateral.” Fonte: RIFKIN, J. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1996. p. 95.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as quatro Revoluções Industriais, pode-se afirmar que:
a formalização do trabalho através de regulação é uma tendência para o futuro do trabalho no Brasil e no mundo.
a Revolução da Informação está associada à segunda revolução industrial, apontado pela produção em massa e a utilização da eletricidade.
dizem respeito à terceira e quarta revolução industrial temas relacionados à redução da jornada de trabalho, de modo a dar oportunidade para todos.
o aumento da expectativa de vida do ser humano passou a ser tema de reflexão e estudos no decorrer da primeira Revolução Industrial.
antes da Revolução Industrial, as pessoas trocavam produtos e colheitas entre as famílias e tribos de forma justa e igualitária.

Leia o trecho a seguir: “É nesse panorama de superação, de trabalho ou emprego, que surge o conceito ‘trabalhabilidade’, em que o trabalhador torna-se uma unidade de produção, a partir da administração de suas próprias habilidades, agindo como aprendente/empreendedor e não como empregado/executor.” Fonte: ANDRADE, C. C.; ABRANCHES, R. S.; CARVALHO, T. A. H. Trabalhabilidade e a experiência como norteadores no desenvolvimento da segunda carreira. 2010.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Trabalhabilidade, pode-se afirmar que:
trabalhabilidade é poder escolher oportunidades de trabalho e, em determinados momentos, adaptar-se às disponíveis.
trabalhabilidade é ter uma empresa constituída e empregados que possam apoiar o desenvolvimento do trabalho.
empregabilidade é algo que garante mais resultados positivos, independente do momento histórico em que se vive.
a empregabilidade permite o acesso a novas fontes de renda, além do emprego formal já estabelecido.
a garantia de emprego para quem tem qualificação profissional é algo que deve ocorrer na próxima década, com o aquecimento do mercado.

Leia o excerto a seguir: “Em que pese à inserção brasileira nas cadeias globais de fornecimento que se dá, prioritariamente, por meio de exportação de commodities agrícolas e minerais, e, em menor escala, através de atividades intensivas em trabalho, os desafios trazidos pelas tendências mundiais na produção industrial e na especialização dos serviços foram caracterizados como cruciais. Esses desafios somam-se à necessidade de revitalização da indústria nacional, diante da diminuição da participação das atividades da indústria da transformação em torno a 10% do PIB.” Fonte: OIT – Organização Internacional do Trabalho. Futuro do Trabalho no Brasil: Perspectivas e Diálogos Tripartites. 2018.
Conforme o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre o mercado de trabalho brasileiro, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A legislação trabalhista pode aumentar os riscos para a criação de empregos formais.
II. ( ) Trabalhos de baixo custo é o que garantirá o desenvolvimento econômico brasileiro.
III. ( ) O Brasil é um país vantajoso para investimentos no campo tecnológico.
IV. ( ) A maior parte da renda do mundo se concentrará em países que desenvolvem tecnologia.
F, V, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
F, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “Quando você age com agressividade, buscando atender somente os próprios interesses e negando os do outro, a sensação também é incômoda. A princípio, imagina seu território defendido e sua honra vingada, mas, depois, uma ponta de mal-estar vem incomodar sua consciência, recriminando-o e deixando-o com uma desagradável sensação de culpa.” Fonte: MARTINS, V. Seja Assertivo! Como conseguir mais autoconfiança e firmeza na sua vida profissional e pessoal. Altabooks: Rio de Janeiro, 2017. p. 8.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre assertividade, analise as afirmativas a seguir.
I. A agressividade é um comportamento necessário para que o indivíduo seja ouvido e respeitado.
II. A assertividade é um comportamento típico de quem busca atender as próprias necessidades e respeitar o outro.
III. O estilo passivo, normalmente, envolve culpar o outro como forma de se sentir autoconfiante e manter sua posição.
IV. O indivíduo que se comporta de modo assertivo expressa sentimento e ideias de forma adequada.
Está correto apenas o que se afirma em: I e II.
II e III.
II e IV.
I e III.
III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Esses trabalhadores flexíveis, cujo o rendimento é avaliado com base não apenas na quantidade, mas também na qualidade, podem obter do progresso tecnológico suportes cada vez mais capazes de reduzir o esforço requerido em suas tarefas, extraindo deles maior espaço mental para elevar a confiabilidade de seus resultados e a qualidade do seu trabalho e da sua vida. Mas nunca serão de todo substituíveis pelas máquinas nem de todo intercambiáveis. Para essa classe de trabalhadores, a única possibilidade de enriquecer culturalmente, de cultivar os afetos e os próprios hobbies pode vir do fim das horas extras e da redução da jornada de trabalho.” Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
De acordo com essas informações e com seus estudos sobre o mercado de trabalho e globalização, é possível afirmar que:
verifica-se, como tendência global, a inserção de trabalhos de curto prazo, por projeto, por consultoria, por produto, por atividade e/ou por tempo determinado.
a regulamentação do trabalho tende a ser mais forte diante do mundo globalizado atual e futuro.
a diminuição da jornada de trabalho produz mais desemprego em todo o mundo.
no mundo globalizado, a tendência é que o profissional qualificado obtenha trabalhos seguros e de longa permanência nas empresas.
as máquinas cuidarão de trabalhos de curto prazo no mundo globalizado, enquanto o ser humano fará as manutenções necessárias.

Leia o trecho a seguir: "Quando as pessoas se relacionam umas com as outras, conseguem ser mais criativas e mais eficientes nas tomadas de decisão, quer se trate de um grupo de alunos, de um casal ou de um grupo de gestores de topo [...]. Neste pressuposto, o desenvolvimento e o treino de competências sociais e emocionais ganham maior expressão e surge como parte integrante para o sucesso não apenas ao longo da vida acadêmica, mas também social, familiar ou pessoal [...]." Fonte: SANTOS, C.F.C. Programa de Promoção de Competências Socio-Emocionais e Atencionais: Concepção, implementação e avaliação do programa Perlimpimpim em crianças do 3º ano de escolaridade. Mestrado Integrado de Psicologia. Universidade de Lisboa, 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2019.
De acordo com essas informações e os conteúdos estudados sobre as competências sociais, pode-se afirmar que:
em competência relacional – trabalho em equipe, um dos grandes desafios é garantir que os conflitos que surgirem sejam construtivos.
as competências sociais são inatas, sendo assim, há pessoas difíceis de lidar e outras fáceis de lidar, desde o nascimento.
os níveis de complexidade relativos a competências sociais são diferentes em relação a outras competências comportamentais.
quando se tem competências relacionais e sociais, os conflitos são evitados e os problemas são inexistentes.
para que as pessoas se relacionem de forma saudável, é necessário que a opinião do outro seja considerada em prol de sua própria opinião.

Mais conteúdos dessa disciplina