Buscar

Introdução a Administração aula 4e 5

Alguem te o forum sobre o texto abaixo.

Não estou conseguindo fazer,pode me ajudar.

)      Organização é a forma como a empresa se prepara para atingir os resultados pretendidos. Ela pode adotar diferentes formatos e isso refletirá na estrutura de sua cadeia de comando (hierarquia). Assim, seu processo administrativo poderá ser centralizado ou descentralizado. Como as decisões são tomadas em cada um dos dois modelos? Qual dos modelos é mais adequado ao atual contexto de negócios e por quê?

 

2)      A necessidade de compreensão das características intrínsecas aos líderes, aliada às tentativas para se identificar qual o modelo de liderança mais eficaz, levou estudiosos da matéria a várias pesquisas e estudos. Dentre os mais reconhecidos estudos encontramos o da “Abordagem Comportamental da Liderança”, o de “Traços da Liderança” e o da “Liderança Contingencial”. Objetivamente, em que consistiu cada um destes estudos?

 

💡 4 Respostas

User badge image

Allan Allan

1.1) Como as decisões são tomadas em cada um dos dois modelos?

Uma estrutura centralizada:

A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. 

Vantagens 

1) Procedimentos homogêneos

2) Facilidade de controle

3) Eficiência na comunicação vertical

4) Melhor acesso à informação

5) Melhor acesso à informação

Desvantagens

1) Alta dependência da cúpula

2) Menor competição entre unidades

3) Maior dificuldade em avaliar gerentes

4) Desestimulo a criatividade

5) Ineficiência no uso de recursos

 

Uma estrutura descentralizada:

 

A descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões. 

Vantagens 

1) Maior autonomia para os gerentes

2) Facilidade de avaliar os gerentes

3) Competição positiva entre unidades

4) Criatividade na busca de soluções

5) Agilidade na tomada de decisões

Desvantagens

1) Maior heterogeneidade das operações

2) Tendência ao desperdício e duplicação

3) Comunicação menos eficiente

4) Dificuldade de localizar responsáveis

5) Dificuldade de controle e avaliação

1.2) Qual dos modelos é mais adequado ao atual contexto de negócios e por quê?

 Modelo descentralizado é melhor para os negócios. Porque gera agilidade no atendimento ao consumidor e tende a melhorar a qualidade mas considero importante haver um equilíbrio entre centralização e descentralização para que os seus efeitos negativos possam ser minimizados.

5
Dislike1
User badge image

ALINE S. Q. CLARINDO

Muito Obrigada Allan me ajudou muito.

1
Dislike0
User badge image

Allan Allan

2) Abordagem Comportamental de Liderança: Fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. No estudo ou aplicação de duas teorias, X e Y. Na teoria X  os funcionários possuem aversão ao trabalho e encaram como um mal necessário para ganhar dinheiro. Artifícios como punição, elogios, dinheiro e coação seriam fundamentais, pois o funcionário evita responsabilidades, deseja ser dirigido e ter estabilidade/segurança. Nesta teoria, a administração assume que os funcionários são inerentemente preguiçosos e evitam o trabalho, sempre que puderem e, inerentemente, não gostam do trabalho. A teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural como se estivesse fazendo uma atividade de lazer. Parte do pressuposto que o ser humano não é preguiçoso; a empresa tem que dar as condições necessárias para o funcionário trabalhar plenamente. As pessoas são competentes e criativas, gostam de assumir responsabilidades, possuem autogestão e têm suas recompensas não baseadas apenas no dinheiro, mas no reconhecimento e na possibilidade de ascensão dentro da empresa. 

A escolha da abordagem pelo administrador vai depender da forma como ele enxerga seu subordinado.

Traços da Liderança: parte do princípio de que os líderes apresentariam traços de personalidade típicos que os tornariam diferentes dos não-líderes. As teorias dos traços perderam credibilidade por volta da metade do século 20, quando o teórico Ralph Stogdill descartou, após extenso estudo da literatura então existente, a possibilidade de que as pessoas se tornem líderes devido a uma combinação qualquer de traços de personalidade.Hoje, prevalece o consenso sobre o fato de que os traços de personalidade, sozinhos, não explicam o fenômeno da liderança bem sucedida, especialmente no ambiente de negócios. Mas persiste a percepção de que alguns traços, que refletem em alguns casos o efeito de um conjunto de características, são componentes essenciais para o exercício bem sucedido da liderança no ambiente de negócios.

Liderança Contingencial: enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo; tudo depende das variáveis que influenciam nos negócios empresariais, com uma característica de mudança constante, demonstrando que a realidade de ontem é a incerteza de hoje. O aspecto mais revolucionário da Teoria da Liderança Situacional é a crença de que não há um estilo de liderança que seja melhor do que os restantes, tudo depende da situação. Este estilo de comando gira em torno das pessoas e do ambiente de trabalho, valorizando os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas ou objetivos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais