Logo Passei Direto
Buscar
Dentre os representantes de Myriapoda (do grego = muitos pés), Diplopoda (piolhos-de-cobra) e Chilopoda (centopéias e lacraias) são geralmente confundidos e entendidos como animais perigosos, o que não é correto.
Dentre as afirmativas a seguir quais apresentam características que diferenciam CORRETAMENTE os diplópodes dos quilópodes:
I. As centopéias possuem corpo achatado; os piolhos de cobra possuem corpo cilíndrico.
II. Centopéias e piolhos-de-cobra possuem um corpo alongado, cabeça com um par de olhos e antenas e um par de pernas por segmento.
III. As centopéias possuem no primeiro segmento um par de garras inoculadoras de veneno (forcípulas), enquanto que os piolhos-de-cobra não são venenosos.
a) I e II;
b) I e III;
c) II e III;
d) I, II e III;
e) Todas as afirmacoes são incorretas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 10 meses

31
17 pág.

Anhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. As centopéias possuem corpo achatado; os piolhos de cobra possuem corpo cilíndrico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as centopéias (Chilopoda) têm um corpo mais achatado, enquanto os piolhos-de-cobra (Diplopoda) têm um corpo cilíndrico. II. Centopéias e piolhos-de-cobra possuem um corpo alongado, cabeça com um par de olhos e antenas e um par de pernas por segmento. Falso, essa afirmativa é incorreta porque, enquanto as centopéias têm um par de pernas por segmento, os piolhos-de-cobra têm dois pares de pernas por segmento. III. As centopéias possuem no primeiro segmento um par de garras inoculadoras de veneno (forcípulas), enquanto que os piolhos-de-cobra não são venenosos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as centopéias têm forcípulas que injetam veneno, enquanto os piolhos-de-cobra não possuem veneno. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

31
17 pág.

Anhanguera

Mais perguntas desse material

Existem problemas relacionados à utilização em excesso da tecnologia, especificamente de aparelhos eletrônicos e de internet que podem ocasionar problemas à saúde física e mental dos usuários, bem como à sua vida social.
Sobre esse assunto, e correlatos, assinale o que for correto.
01) O uso constante das redes sociais estimula a liberação do neurotransmissor dopamina, que está relacionado à sensação de prazer. O neurotransmissor é um mediador químico, liberado na fenda sináptica.
02) A dependência digital pode levar os usuários a deixar de se alimentar por horas ou a optar por alimentos prontos, industrializados, calóricos e pouco nutritivos, como refrigerantes, salgadinhos e chocolates, que diminuem o apetite sem satisfazer as necessidades nutricionais do indivíduo. Essa dieta desbalanceada é rica em açúcares e gorduras trans, que aumentam o nível de colesterol no sangue.
04) O uso excessivo dos aparelhos digitais pode levar a um sono profundo e demorado, em que o organismo realiza uma série de funções, como a restauração de tecidos e a secreção de hormônios; por exemplo, o hormônio do crescimento (GH), produzido pelo hipotálamo.
08) O manuseio de aparelhos digitais pode causar problemas posturais envolvendo a curvatura das regiões cervical e torácica. Os desvios de coluna causam dor, mal-estar e, em alguns casos, limitam a execução de movimentos e podem levar à cifose.
16) O uso demasiado da internet pode levar a um confinamento, ou seja, à não exposição ao sol, o que afeta a produção da vitamina D, que é hidrossolúvel. Essa vitamina atua nos processos energéticos celulares, e a sua carência causa anemia, fadiga, dormência dos membros.

Mais conteúdos dessa disciplina