Buscar

Qual linguagem de programação fornece maior arcabouço para o desenvolvimento de programas voltados para o cálculo numérico?

Me refiro explicitamente a linguagens como Fortran, Python, C++, Java, etc.

💡 5 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para descobrirmos qual linguagem é mais indicada para desenvolver programas de cálculo numérico, precisamos analisar as características e os pontos de cada linguagem separadamente.


O Fortran nasceu em 1950 e ainda tem espaço nos dias de hoje, através da suas varias atualizações. Foi desenvolvida para IBM com o intuito de ser uma linguagem bem otimizada e rápida. Devido a grande velocidade de execução proporcionada pela linguagem, ela é amplamente utilizada em aplicações científicas que envolvem meteorologia, oceanografia, física, astronomia, engenharia, etc.


Python foi criada no final dos anos 80, na Holanda, como sucessor da linguagem de programação ABC. É uma linguagem de programação interpretada que favorece a legibilidade com sua sintaxe. Uma das características mais agradáveis e poderosas de python são suas bibliotecas. A partir de sua biblioteca padrão, é possível resolver diversos problemas computacionais diferentes. Além disso, possui bibliotecas extras que tornam a linguagem extremamente flexível.


C++ foi criada como um complemento da linguagem C, adicionando a ela o paradigma de orientação a objetos. Um de seus maiores trunfos é sua flexibilidade, pois conta com diversos paradigmas de programação, além de interagir muito bem com códigos escritos em C. É amplamente utilizada no desenvolvimento de jogos, além de outras aplicações.


Java foi criada na década de 90 na empresa Sun Microsystems. Suas características foram fundamentais para consolidar a linguagem como uma das mais utilizadas. São elas a orientação a objetos - que permite modelar mais facilmente os problemas a serem resolvidos, a portabilidade – fazendo com que Java fosse utilizada em diversos tipos de aparelho e sua extensa gama de recursos de rede, facilitando sua utilização na escrita de programas para web.

Portanto, através de nossa rápida análise acerca das linguagens de programação, notamos que Fortran é a mais indicada para ser utilizada no desenvolvimento de programas relacionados a cálculo numérico, devido a sua grande eficiência e velocidade de execução.

2
Dislike0
User badge image

Jamyl Guimaraes

Todos essas que você citou oferecem funções/métodos, porém devido a quantidade de bibliotecas e softwares escritos para calculos e estatisticas,  c++ oferece maiores possibilidades devido a vasta gama de bibliotecas já existentes, fornecendo um rapido desenvolvimento. 

ps: me adicione aos contatos para maiores detalhes, abraços. :)

1
Dislike0
User badge image

Flávio de jesus lima

alguem ja fez a atps de programação ,não tenho ideia como fazer preciso de uma luz

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais