Buscar

O que é Materialismo Dialético?

💡 3 Respostas

User badge image

Jullyana Meury

Se você estiver se referindo da concepção de realidade, de Marx ao (materialismo histórico e dialético), aprendi assim

Materialismo é a concepção filosofica de que a realidade é material: Independe da vontade do homem. Ainda para Marx, a realidade é histórica, porque não é linear, não segue um padrão linear. Ela é diferente em diferentes tempos históricos! Por fim, a realidade é dialética (conceito remetente a Hegel), a realidade está decomposta em meio e sujeito e, da forma que o sujeito interfere no meio, o meio interfere no sujeito. É uma dualidade, uma reciprocidade no processo de construção da existencia. 

Espero ter ajudado. Boa Sorte! ;)

 

3
Dislike0
User badge image

Léinha Do Carmo Pickler

Dialético é uma discussão, um conflito. E materialismo dialético é quando tudo surge de um conflito...
1
Dislike0
User badge image

Vivian Museneck

Materialismo dialético é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social. Se opõe ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com base no mundo das ideias, são criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural.

No século XIX, houve a efetivação da sociedade burguesa e a implantação do capitalismo industrial. Da crítica a sociedade capitalista destacam-se dois pensadores:KARL MARX  FRIEDRICH ANGELS. Ambos elaboram uma nova concepção filosófica do mundo, o “materialismo histórico e dialético”, e ao fazerem a crítica da sociedade em que vivem, apresentam propostas para sua transformação: o socialismo científico.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais