Logo Passei Direto
Buscar

Fisioterapia

Colégio Objetivo
A ambiguidade é observada como qualidade daquilo que apresenta incerteza, causando dúvidas sobre o sentido da mensagem para o receptor. Desse modo, a ambiguidade pode ser um fator que gera falta de coerência em um texto.
Considerando essas informações e os estudos sobre a busca de coesão e coerência, e as armadilhas do texto, pode-se afirmar que ocorre ambiguidade em:
1. “O homem elaborou seu projeto e o colega fez sua apresentação.”
2. “O rapaz foi aprovado pela nova equipe.”
3. “A mulher chegou ao trabalho na hora exata.”
4. “A garota, que está sempre nervosa, chegou a tempo.”
5. “Visitamos o apartamento cuja decoração é maravilhosa.”
User badge image
estudandofisioterapia

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A ambiguidade ocorre quando uma frase pode ser interpretada de mais de uma maneira, gerando incerteza sobre seu significado. Vamos analisar as frases: 1. “O homem elaborou seu projeto e o colega fez sua apresentação.” - Não é ambígua, pois as ações são claras. 2. “O rapaz foi aprovado pela nova equipe.” - Pode ser ambígua, pois não está claro se ele foi aprovado para a equipe ou se a equipe o aprovou. 3. “A mulher chegou ao trabalho na hora exata.” - Não é ambígua, a frase é clara. 4. “A garota, que está sempre nervosa, chegou a tempo.” - Não é ambígua, a frase é clara. 5. “Visitamos o apartamento cuja decoração é maravilhosa.” - Não é ambígua, a frase é clara. Portanto, a frase que pode apresentar ambiguidade é a número 2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir: “Durante a sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos.” Fonte: SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna, 2004. p. 376.
Considerando essas informações e os estudos a respeito dos tipos de coerência textual, verifica-se no trecho citado a falta de coerência:
1. pragmática.
2. genérica.
3. semântica.
4. estilística.
5. temática.

Leia o excerto a seguir: “Nunca tinha visto uma mulher assim tão grande, metida num longo vestido preto, os olhos revirados para o alto, os braços pendidos diante do corpo, as mãos fortemente entrelaçadas no gesto da Senhora das Dores na procissão da Paixão.” Fonte: TELES. L. F. O segredo e outras histórias de descoberta. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 38.
Considerando o conteúdo estudado sobre tipologias textuais e suas marcas linguísticas, pode-se afirmar que o excerto apresentado tem predominância de características do tipo:
1. descrição.
2. exposição.
3. argumentação.
4. injunção.
5. narração.

Mais conteúdos dessa disciplina