Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta acerca da denominação da Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969.
A) Rio 92.
B) Declaração de Lima.
C) Protocolo de Olivos.
D) Pacto de Viña del Mar.
E) Pacto San José da Costa Rica.
User badge image
DireitosHumanizados

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A Convenção Americana de Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de San José da Costa Rica, foi adotada em 1969 e é um dos principais instrumentos de proteção dos direitos humanos na América Latina. Analisando as alternativas: A) Rio 92 - Refere-se à Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, não à Convenção de Direitos Humanos. B) Declaração de Lima - Não é a denominação da Convenção Americana de Direitos Humanos. C) Protocolo de Olivos - Relaciona-se a um protocolo adicional, mas não é a denominação da convenção. D) Pacto de Viña del Mar - Não é a denominação correta. E) Pacto San José da Costa Rica - Esta é a denominação correta da Convenção Americana de Direitos Humanos. Portanto, a alternativa correta é: E) Pacto San José da Costa Rica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais)
Nos termos da Lei no 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), é um princípio mínimo de atuação das guardas municipais:
A. patrulhamento ostensivo e repressivo.
B. direito ao uso de armas letais e não letais.
C. função de assistência social à população carente.
D. compromisso com a evolução social da comunidade.
E. comprometimento com a função de segurança pública.

Fred pretende atuar na área de segurança pública e verifica que o município CB organiza concurso público para ingresso na referida carreira. Nos termos da Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal, a função de proteção municipal:
a) repressiva.
b) preventiva.
c) protetora.
d) realista.

Gisella é guarda municipal, atuando em plantões diários que buscam proteger escolas públicas. No seu trajeto para o circuito de escolas se depara, com frequência, com famílias em situação de rua, alguns com animais de estimação. Consulta a chefia imediata sobre a possibilidade de algumas ações em conjunto com o setor de assistência social local para minorar a situação das pessoas. Nos termos da Lei federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), constituem princípios mínimos das guardas municipais a preservação da vida e a redução do:
A. ocupado
B. prejudicado
C. sofrimento
D. provável

Michel coordena o grupo de proteção da Guarda Municipal que atua no município TR e está mapeando os bens municipais que devem ter prioridade. Nos termos da Lei federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), é competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município, o que abrange inclusive os bens:
A. reais
B. pessoais
C. sociais
D. dominiais

Vinícius atua na coordenação do trânsito do município BA vinculado à Guarda Municipal. Nos termos da Lei federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), constitui competência específica da Guarda Municipal o controle do trânsito, ou mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal de forma:
A. concentrada
B. autônoma
C. permanente
D. concorrente

Edson é vereador do município de médio porte CX e apresenta projeto de lei para criação da Guarda Municipal que vem a ser substituído por outro projeto de iniciativa do Prefeito local. Após a transformação em lei, o Prefeito indicou, para chefiar a Guarda, pessoa de sua confiança. Nos termos da Lei federal nº 13.022/2014 (Estatuto . Geral das Guardas Municipais), nos primeiros quatro anos de funcionamento, a guarda municipal poderá ser dirigida por profissional estranho a seus quadros, preferencialmente com experiência ou formação na área de:
A. assistência social
B. regulação social
C. proteção social
D. defesa social

Cristiano é guarda municipal do município TX, de médio porte, e chefia o grupo responsável pelo ordenamento urbano na área central, sendo acompanhado, nas suas atividades, por fiscais de posturas. Diante da possibilidade de eventuais distúrbios, orienta sua equipe de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação nacional. Nos termos da Lei federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), um dos princípios mínimos aplicáveis pelas guardas municipais consiste no uso:
A. mínimo da força
B. progressivo da força
C. imediato da força
D. máximo da força

Sobre a competência das guardas municipais, estabelecida pelo Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014), assinale a alternativa correta.
a) Para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais, as guardas municipais devem atuar apenas posteriormente à ocorrência de dano.
b) Ações conjuntas que contribuam com a paz social são competência do Estado e da sociedade civil, não merecendo colaboração das guardas municipais.
c) Ao presenciar uma ocorrência emergencial, o(a) guarda municipal deverá garantir o seu atendimento, mas não poderá prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas.
d) É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.

Com base no disposto na Lei nº 13.869/2019, que trata do abuso de autoridade, julgue o item que se segue.
A juíza federal Simone, ré primária, foi condenada pela prática de crime de abuso de autoridade. Nesse caso, como efeito da condenação, o juiz poderá declarar a inabilitação para o exercício de seu cargo pelo prazo de um a cinco anos.

Mais conteúdos dessa disciplina