Buscar

o encino das artes visuais no marco curricular construtivista

💡 1 Resposta

User badge image

karina macedo

A Escola Construtivista e o Ensino da Arte:

Podemos dizer que estamos vivendo num ambiente construtivista geral em ambos os níveis: real e virtual. Uma vez que nossas mentes estão sendo remodeladas pelo avanço tecnológico, ampliando nossa capacidade de sentir e processar novas vivências e informações, reequipados com o auxílio prestimoso das máquinas reconstruiu nossa nova realidade.

Na arte observamos uma tendência para a interatividade, isto é, a obra não é um objeto acabado, sacralizado, posto na parede dentro de uma moldura. Na arte interativa a obra é virtual, imatérica, existe apenas no momento da experiência e vivência do espectador. Ele é que constrói a obra, é co-autor e interagente. O artista apenas cria uma proposta de interação com o espectador, como um jogo sensório e/ou mental, determinante de um diálogo transformador.

É importante mencionar o pensamento de Piaget: sua abordagem é construtivista principalmente porque nos ajuda a pensar o conhecimento científico na perspectiva da criança ou daquele que aprende. O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz passa de um estado de menor conhecimento a outro de maior conhecimento, o que está intimamente relacionado com o desenvolvimento pessoal do indivíduo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais