Buscar

É possível, de acordo com o Direito Civil brasileiro, uma pessoa ser destituída de todo e qualquer patrimônio? ja procurei e nadaa ;/

???

💡 8 Respostas

User badge image

Thacila dos Santos

Nao,devido a teoria do patrimonio minimo.Consoante ao artigo 548 CC de 2002,ninguem pode se desfazer de todos os seus bens sem que reste o necessario para sua subsistencia.A doaçao e considerada nula nesses casos.

6
Dislike1
User badge image

Rafael Silva Canto da Rocha

Não, não é possível, pois fere o princípio da dignidade da pessoa humana. Podemos fundamentar isso no princípio do mínimo existencial. O mínimo se refere aos direitos relacionados às necessidades sem as quais não é possível “viver como gente”. É um direito que visa garantir condições mínimas de existência humana digna. Trata-se de um direito fundamental e essencial, vinculado à Constituição Federal, e não necessita de Lei para sua obtenção, tendo em vista que é inerente a todo ser humano.

O mínimo existencial abrange o conjunto de prestações materiais necessárias e absolutamente essenciais para todo ser humano ter uma vida digna. Ele é tão importante que é consagrado pela Doutrina como sendo o núcleo do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, previsto no artigo 1º, III da CF. Por isso, destituir-se de todo e qualquer patrimônio fere fortemente a dignidade da pessoa humana, dado que uma pessoa desprovida de recusos que garantam sua sobrevivência, não encontrará meios dignos para viver.

4
Dislike0
User badge image

Rafael Silva Canto da Rocha

Ah, é, Thacila, esqueci que a CF/1988 está acima do CC/2002... Claro que não devo responder à luz do CC. Respondo como quiser. Creio que minha fundamentação está correta, pois qualquer fundamentação que esteja embasada no princípio da dignidade da pessoa humana estará correta. Ademais, o CC/2002 deve estar de acordo com a CF, lembra? O princípio da dignidade da pessoa humana é o mais importante do nosso odenamento jurídico, lembra? 

Claro, existe previsão legal (Art. 548. É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.), mas como eu observei lá em cima, por se tratar de um direito fundamental e essencial, VINCULADO À CF, não necessitaria dessa previsão legal. 

Sugiro que leia mais sobre hierarquia das normas e constitucionalização do Direito Civil. 

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais