Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Provin (2011, p. 101), pode-se visualizar essa problematização relativa a inclusão. Segundo a autora é preferível pensar a inclusão a partir da ideia de uma atitude de inclusão.
Como podemos definir o conceito de atitude de inclusão? Analise as assertivas a seguir:
I. Como uma tomada de posição a respeito de algo e que reflete o comprometimento de alguém consigo mesmo e com o outro.
II. Como uma atitude que é universal, individualista, que envolve apenas a relação consigo mesmo.
III. Como um êthos, de modo a ser comprometido consigo e com o outro a partir da experiência de inclusão.
IV. Como uma tomada de posição que só ocorre se for incentivado no contexto educacional pela gestão.
A I, II e III.
B I e III.
C I e IV.
D I, II e IV.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada assertiva: I. Como uma tomada de posição a respeito de algo e que reflete o comprometimento de alguém consigo mesmo e com o outro. Verdadeira, essa definição está alinhada com a ideia de atitude de inclusão, que envolve comprometimento tanto pessoal quanto com os outros. II. Como uma atitude que é universal, individualista, que envolve apenas a relação consigo mesmo. Falsa, essa definição não se alinha com o conceito de atitude de inclusão, que deve envolver a relação com os outros e não ser apenas individualista. III. Como um êthos, de modo a ser comprometido consigo e com o outro a partir da experiência de inclusão. Verdadeira, essa assertiva está correta, pois enfatiza o comprometimento e a experiência de inclusão. IV. Como uma tomada de posição que só ocorre se for incentivado no contexto educacional pela gestão. Falsa, essa definição limita a atitude de inclusão a um contexto específico e não reflete a ideia de que a atitude de inclusão pode ser uma escolha pessoal e não apenas uma imposição do contexto educacional. Com base nas análises, as assertivas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mianes afirma que é preciso entender que o trabalho pedagógico deve ocorrer em conjunto, cada qual com sua função tornará a escola um espaço inclusivo para todas as pessoas. O fundamental é a empatia, o conhecimento sobre as diferenças e peculiaridades dos alunos com deficiência, bem como de estrutura física e instrumental adequada para um trabalho exitoso.
Sobre os profissionais do AEE e a deficiência visual, é correto afirmar. Assinale a afirmativa correta:
A) São aqueles que tem formação específica para lidar com algumas deficiências e para dar suporte ao professor no processo de ensino e aprendizagem. São aqueles que ensinam sem o uso do braille aos alunos, pois eles confeccionam os materiais nesse código de escrita para os cegos. São eles que não adaptam os livros para que possam ser lidos pelos softwares leitores de tela, pois eles vem prontos do MEC. Eles adaptam os materiais somente para os alunos com baixa visão conforma suas necessidades, ou que descrevem imagens ou materiais audiovisuais.
B) São aqueles que tem formação específica para lidar com algumas deficiências e para dar suporte ao professor no processo de ensino e aprendizagem. São aqueles que ensinam braille aos alunos que precisam aprender, são os que confeccionam os materiais nesse código de escrita para os cegos. São eles que adaptam os livros para que possam ser lidos pelos softwares leitores de tela, ou então que adaptam os materiais para os alunos com baixa visão conforme suas necessidades, ou que descrevem imagens ou materiais audiovisuais.
C) São aqueles que tem formação pedagógica para lidar com algumas deficiências e para dar suporte as famílias dos alunos. São aqueles que não ensinam braille aos alunos, pois confeccionam os materiais nesse código de escrita para os cegos. São eles que não fazem adaptações aos livros para que possam ser lidos pelos softwares leitores de tela, pois o material vem pronto do MEC. Eles adaptam os materiais apenas para os alunos com baixa visão conforma suas necessidades, ou que descrevem imagens ou materiais audiovisuais.
D) São aqueles que tem formação pedagógica para lidar com algumas deficiências e para dar suporte aos profissionais da área da saúde. São aqueles profissionais que não podem ensinar o braille aos alunos, são os que confeccionam os materiais nesse código de escrita para os cegos. São eles que adaptam os livros para que possam ser lidos pelos softwares leitores de tela, ou então que adaptam os materiais para os alunos com baixa visão conforme suas necessidades, ou que descrevem imagens ou materiais audiovisuais.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) apresenta-nos como objetivo: “[...] assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas”.
A partir das políticas de inclusão que produzem efeitos na organização das práticas pedagógicas, sendo estas entendidas a partir do conceito de in/exclusão, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa correta:
A) Pedagógica - aprende, seus interesses e possibilidades - uma limitação de ordem física, psicológica ou cognitiva
B) Psicológica – se comporta, seus interesses e problemas - uma doença, um defeito orgânico
C) Na saúde - se comporta, seus interesses e problemas - uma limitação de ordem física, psicológica ou cognitiva
D) Clínica - se comporta, seus interesses e problemas - uma doença, um defeito orgânico

Muitas são as lutas, desafios e conquistas para pensarmos hoje na inclusão de forma mais humanizada, no sentido de que os direitos dos autistas sejam garantidos. Ainda seguimos buscando articular saberes e competências para o atendimento de alunos nas escolas regulares.
A lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução é: Assinale a Lei que garante os Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:
A) Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.
B) Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
C) Lei n°13.146, de 6 de julho de 2015.
D) Lei n° 7.853, 24 de outubro de 1989.

A nota técnica Nota técnica SEESP/GAB nº 19/2010 visou regulamentar as práticas realizadas no contexto educacional.
Considerando essa nota, os termos que completam correta e respectivamente as lacunas são: A nota técnica buscava garantir a existência de profissionais específicos para a realização de apoio para atividades de para os estudantes que não realizam essas atividades com independência. O documento aponta também que nem se responsabilizar pelo ensino destes alunos. Ou seja, a preocupação deveria centra-se a fim de que ele possa realizar o trabalho pedagógico com o aluno.
A) Locomoção, higiene e alimentação - seria atribuição desse profissional desenvolver atividades educacionais iguais a turma - em subsidiar o professor em sala de aula.
B) Locomoção, higiene e alimentação - não seria atribuição desse profissional desenvolver atividades educacionais diferenciadas - em subsidiar o professor em sala de aula.
C) Locomoção, pedagógica e psicológica - não seria atribuição desse profissional desenvolver atividades educacionais diferenciadas - em subsidiar o professor em sala de aula.
D) Locomoção, higiene e alimentação - seria atribuição desse profissional desenvolver atividades educacionais diferenciadas - em subsidiar o professor da sala de recursos.

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
Sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE e suas funções no contexto escolar, é correto afirmar: Assinale a afirmativa correta.
A O AEE deve ser marcadamente um atendimento clínico, cujo o objetivo é enfatizar o olhar para a saúde do aluno, buscando uma visão mais ampla sobre a aprendizagem. O professor em sala de aula deve caracterizar seu trabalho pedagógico que seja capaz de construir possibilidades de aprendizagem, contribuindo assim para esse processo de inclusão.
B O AEE deve ser marcadamente um atendimento pedagógico e clínico, cujo o objetivo é enfatizar o olhar para a aprendizagem e para a saúde do aluno, buscando uma visão mais ampla que permita a sua inclusão. O professor em sala de aula deve caracterizar seu trabalho pedagógico que seja capaz de construir possibilidades de aprendizagem, contribuindo assim para esse processo de inclusão.
C O AEE deve ser marcadamente um atendimento pedagógico, e não clínico o objetivo é enfatizar o olhar pedagógico sobre a aprendizagem do aluno, buscando o professor em sala de aula para que possam construir possibilidades de trabalho, contribuindo assim para esse processo de inclusão.
D O AEE deve ser marcadamente um atendimento pedagógico, cujo o objetivo é enfatizar o olhar para a saúde do aluno, buscando uma visão mais ampla que permita a sua inclusão. O professor em sala de aula deve caracterizar seu trabalho clínicio que seja capaz de construir possibilidades de aprendizagem, contribuindo assim para esse processo de inclusão.

A história da Educação Especial não é linear. A história pode ser entendida como um conjunto de acontecimentos onde os fatos são narrados a partir de uma rede de relações definidas pelos imperativos de poder e de saber inscritos na modernidade, a qual buscava a ideia de progresso. Precisamos tomar a história não para reconstruir o que os homens fizeram ou pensaram pela simples transcrição documental e arrumação dos fatos cronológicos, mas antes para tensionar aquilo que vem sendo tomado como verdade. Mais do que os fatos verídicos o estudo da História deve se concentrar na produção da verdade, ou seja, nas tramas que enredam tais verdades.
Tomando o foco principal do primeiro capítulo do livro, intitulado DA EDUCAÇÃO ESPECIAL À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, que trata sobre as questões históricas, relacionadas à inclusão, responda por que é possível afirmar que houve uma passagem da Educação Especial para a Educação Inclusiva? Assinale a afirmativa correta.
A) Em função dos fatos que foram ocorrendo de forma contínua e progressiva até chegarmos nesse cenário atual.
B) Existiram muitas pessoas que exigiram que a Educação Inclusiva deveria ser criada.
C) Houve a necessidade da criação de uma série de legislações educacionais que permitiram essas mudanças.
D) Devido às condições históricas, políticas, sociais, educacionais e culturais que foram produzindo tais mudanças.

O profissional que atua no serviço de apoio, ou seja, o profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem, geralmente, formação específica no campo da Educação Especial, este profissional pode constituir-se na base articuladora da inclusão escolar de alunos surdos.
De acordo com Kraemer, o profissional que atua no serviço de apoio é responsável por promover um processo de associação entre os docentes da escola comum, profissionais de escolas bilíngues para surdos e outros profissionais, dentre eles, psicólogos, fonoaudiólogos. Analise as assertivas abaixo e assinale (V) para as sentenças corretas e (F) para as falsas.
( ) Quando esse papel de apoio é pensado a partir da possibilidade de promoção de condições de aprendizagem do aluno surdo, a articulação entre professores da escola comum e professores da educação especial é uma das possibilidades para pensar e promover a inclusão escolar.
( ) A família não pode ser considerada uma aliada do processo educacional do aluno surdo, pois ela é a única responsável pela promoção de condições substanciais ao desenvolvimento cognitivo do sujeito.
( ) Pensar a educação de surdos em nosso presente, a partir da política de inclusão escolar, requer que uma rede seja orquestrada, nesta rede, diferentes profissionais, espaços, saberes e sujeitos encontram-se conectados em prol de uma educação de qualidade, que propicie o desenvolvimento aos atores envolvidos.
( ) A educação de surdos implica um olhar voltado à singularidade do sujeito: sua fluência linguística, se desenvolve uma leitura compreensiva e analítica de materiais disponibilizados em Língua Portuguesa escrita e se consegue fazer uma leitura de mundo das questões curriculares desenvolvidas no espaço escolar.
A) F – F – V – F.
B) V – F – F – V.

Considerando uma linha do tempo, que destaca principais acontecimentos no período de 1994 à 2018 em relação a Educação Inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas F.
( ) 1994: Área específica de condutas típicas de síndromes. Portaria MEC nº 1793 recomenda a inclusão de conteúdos relativos aos aspectos da pessoa portadora de necessidades especiais; ( ) 2001: Institui as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica; ( ) 2007: Implementação do plano de metas: Todos pela educação. -acessibilidade; -implantação de sala de recursos; -formação docente especializada. ( ) 2008: Política nacional de educação especial na perspectiva da educação especial; ( ) 2018: Temos um sistema dual. De um lado: assistencialismo filantrópico patrocinado pelo poder público. De outro lado: um sistema educacional público fragilizado. A educação especial hoje, enquadra-se no pensamento neoliberal (Silva, 2002), buscando a diminuição do papel do Estado, minimizando sua responsabilidade. Assinale a alternativa com a sequência correta:
A) F – V – V – V – V.
B) V – V – V – F – V.
C) V – F – V – V – V.

Para realizar o AEE, cabe ao professor que atua nesta área, elaborar o Plano de Atendimento Educacional Especializado – Plano de AEE, documento comprobatório de que a escola, institucionalmente, reconhece a matricula do estudante público alvo da educação especial e assegura o atendimento de suas especificidades educacionais.
Complete as lacunas com as sentenças corretas e respectivamente conforme a numeração em que aparece na frase: Assinale a alternativa com a sequência correta:
.1) Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento clínico e não pedagógico – 3) articular-se com profissionais da área da educação, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento imprescindível ao Plano de AEE.
.1) Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento pedagógico e não clínico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento anexo ao Plano de AEE.
.1) É preciso considerar a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento pedagógico e não clínico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento imprescindível o ao Plano de AEE.
.1) É preciso considerar a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento clínico e não pedagógico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento anexo ao Plano de AEE.
A) .1) Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento clínico e não pedagógico – 3) articular-se com profissionais da área da educação, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento imprescindível ao Plano de AEE.
B) .1) Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento pedagógico e não clínico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento anexo ao Plano de AEE.
C) .1) É preciso considerar a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento pedagógico e não clínico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento imprescindível o ao Plano de AEE.
D) .1) É preciso considerar a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento clínico e não pedagógico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento anexo ao Plano de AEE.

Mais conteúdos dessa disciplina