Logo Passei Direto
Buscar
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A luta pelos direitos à inclusão escolar existe desde a Antiguidade. Nos 20 últimos anos vem ocorrendo o aumento progressivo no diagnóstico de TGDs. PORQUE II. Estudos científicos indicam comprovadamente que sua origem é neurobiológica.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as asserções: I. A luta pelos direitos à inclusão escolar existe desde a Antiguidade. Nos 20 últimos anos vem ocorrendo o aumento progressivo no diagnóstico de TGDs. Essa afirmação pode ser considerada verdadeira, pois a luta pela inclusão escolar realmente tem raízes históricas, embora o aumento no diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs) seja um fenômeno mais recente. II. Estudos científicos indicam comprovadamente que sua origem é neurobiológica. Essa afirmação também é considerada verdadeira, pois muitos estudos apontam que os TGDs têm uma base neurobiológica. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções: - A asserção I é verdadeira, mas a II não justifica a I, pois a luta pela inclusão escolar não depende da origem neurobiológica dos TGDs. Portanto, a relação proposta entre as duas não é correta. Com base nessa análise, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estudos mais recentes sobre o autismo ampliam a sua definição e os seus níveis de manifestações. Trabalhos realizados por M. Rutter e D. Cohen nos finais dos anos 60 traduzem o autismo como um transtorno do desenvolvimento.
Com base nesses estudos, entende-se como Transtorno Global do Desenvolvimento não apenas o autismo, mas diferentes transtornos que afetam as funções do desenvolvimento das pessoas. A saber: I. Autismo; II. Síndrome de Rett; III. Transtorno ou Síndrome de Asperger; IV. Transtorno Desintegrativo da Infância; V. Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação. A esse respeito são considerados Transtorno Global do Desenvolvimento:
Apenas I e V.
Apenas IV e V.
Apenas III, IV e V.
Apenas II e III.
Todas as afirmativas estão corretas.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, transtorno que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, é celebrado no dia 02 de abril. Sobre os critérios essenciais para o diagnóstico desse transtorno, presentes nas suas diferentes formas de manifestação, analise os itens a seguir:
Está CORRETO o que se afirma em
I. Altas habilidades e inteligência acima da média.
II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento.
III. Déficits na comunicação e na interação social.
IV. Surgimento dos sintomas na primeira infância.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.

Caracterizam-se como público alvo do Atendimento Educacional Especializado:
Está CORRETO o que se afirma apenas em
I- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
II- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
III- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
IV- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
V- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos definitivo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
I, II e V.
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.

O documento Saberes e Práticas da Inclusão (BRASIL, 2004) elaborado pelo MEC, através da Secretaria de Educação Especial, reúne importantes fascículos sobre o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com deficiência.
No que diz respeito ao autismo, algumas características poderão ser perceptíveis pelo professor, entre elas, se destacam:
I. Ausência de linguagem verbal, ou linguagem verbal pobre.
II. Hiperatividade, ou seja, constante agitação e movimento (ocorre em um grande número de crianças) ou extrema passividade (ocorre em um menor número de criança).
III. Contato visual deficiente, ou seja, a criança raramente olha nos olhos, do professor, dos pais ou de outras crianças.
IV. Ausência de interesse por materiais ou atividades de sala de aula.
Apenas III.
Apenas II.
Todas estão corretas.
Apenas I e III.
Apenas IV.

Mais conteúdos dessa disciplina