Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Tem por finalidade veicular dados e informações detalhados sobre a gestão administrativa e a execução orçamentária e financeira do Senado Federal. Estamos falando de:
a. Ouvidoria do Senado.
b. Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).
c. Manual de Obtenção de Recursos Federais para Municípios.
d. Siga Brasil.
e. Portal da Transparência.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação à descrição fornecida. A descrição fala sobre a veiculação de dados e informações detalhados sobre a gestão administrativa e a execução orçamentária e financeira do Senado Federal. Vamos analisar as alternativas: a. Ouvidoria do Senado - A ouvidoria é um canal de comunicação, mas não é especificamente voltada para veicular dados sobre gestão e execução orçamentária. b. Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) - O ILB é um órgão de formação e capacitação, não se dedica especificamente à veiculação de dados orçamentários. c. Manual de Obtenção de Recursos Federais para Municípios - Este manual é voltado para orientações sobre recursos, não para a gestão do Senado. d. Siga Brasil - O Siga Brasil é uma plataforma que fornece informações sobre a execução orçamentária e financeira do governo federal, incluindo o Senado. e. Portal da Transparência - Embora o Portal da Transparência também forneça dados sobre a execução orçamentária, ele abrange todo o governo federal, não se limitando ao Senado. Diante dessa análise, a opção que melhor se encaixa na descrição é: d. Siga Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Controle externo e controle interno são dois conceitos que, como vimos em nosso curso, são de grande relevância para a Administração Pública, uma vez que ambos carregam um sentido de transparência, de revisão de atos, de fiscalização e análise das atividades exercidas. Assim sendo, considere os itens a seguir:
Escolha uma:
I - No setor público, temos alguns órgãos ou instituições específicas que atuam no controle externo, tais como o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral da República e o Ministério Público Federal.
II - O controle externo, com a universalização cada vez maior da internet, vem sendo realizado também por organizações não governamentais e grupos de cidadãos, valendo-se das informações veiculadas pelos sites dos órgãos públicos – com informações relevantes sobre os trabalhos, gastos, remuneração etc. –, de forma a ficarem na instância maior dos respectivos poderes.
III - A imprensa, por sua vez, não possui um papel de controle externo, uma vez que ela não interfere em assuntos de caráter político.
IV - Instâncias internas de controle, também chamadas de Controle Interno ou Controladoria, são setores responsáveis por fiscalizar os atos da própria instituição.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. I, II, III e IV estão corretas.

Vimos em nosso curso que a Ética é algo universal, entretanto, é relevante a especificação “Ética no Legislativo”. Acerca dessa caracterização, julgue os itens que se seguem:
Escolha uma:
I – É correto dizer que existem princípios específicos, que podem também ser chamados de éticos, para categorias específicas de pessoas. Podemos citar a profissão como uma dessas categorias, havendo, portanto, imperativos éticos específicos dentro de determinadas profissões.
II – Senadores, deputados e vereadores, em sua função de representantes de milhares ou milhões de pessoas, precisam considerar em suas atividades diárias as opiniões e pensamentos daquelas pessoas que eles representam. Por isso, é necessário colocar em prática as questões éticas.
III – Não é necessária essa especificação, uma vez que não há especificidades éticas para diferentes categorias de pessoas.
IV – Considerando que o Poder Legislativo tem uma função representativa, pode-se afirmar que os pressupostos éticos estão presentes desde o nascimento da atividade do parlamentar.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.

A Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, muito conhecida por servidores públicos e advogados, trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Retirados desta Lei, estão exemplificados abaixo alguns deveres e proibições do servidor público, que se relacionam explícita ou implicitamente com os princípios da Administração Pública estudados.
Considere o item verdadeiro quando a atividade descrita corresponder corretamente ao princípio citado e falso para quando a correspondência não for verídica. Assinale o(s) verdadeiro(s):
a. Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo. - Cumpre com a Publicidade.
b. Manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil. - Viola a Impessoalidade.
c. Promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição. - Viola a Moralidade.
d. Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais. - Cumpre com a Legalidade.
e. Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares. - Viola a Eficiência.

Vimos, no Módulo III deste curso, que existe uma série de críticas comumente dirigidas aos parlamentares e servidores do Poder Legislativo. Muitas delas são consideradas mitos, informações distorcidas, enquanto outras são duras verdades, erros que podem ser corrigidos. Não necessariamente essas definições são verdades universais, possibilitando que cada cidadão concorde ou não. Entretanto, de acordo com o conteúdo e definições dos textos-base do curso, julgue os itens:
Considerando as afirmacoes acima, escolha uma alternativa:
I – Dizer que os parlamentares só legislam em causa própria ou de seus financiadores é uma dura verdade.
II – Dizer que os servidores do Legislativo trabalham pouco e ganham muito é um mito.
III – Dizer que alguns parlamentares faltam às sessões plenárias é um mito.
IV – Dizer que alguns parlamentares atuam com interesses próprios ou escusos é uma dura verdade.
V – Dizer que os parlamentares desfrutam de inúmeros privilégios é um mito.
a. Apenas I, II e III são verdadeiras.
b. Apenas I e V são falsas.
c. Apenas II, IV e V são verdadeiras.
d. Todas as afirmações são falsas.
e. Todas as afirmações são verdadeiras.

A Administração Pública caracteriza-se pelas funções próprias do Estado e a prática necessária para o cumprimento dessas funções. Assim, é a Administração Pública a executora das atividades visando ao bem comum.
Caracteriza-se pelas funções próprias do Estado e a prática necessária para o cumprimento dessas funções. Assim, é executora das atividades visando ao bem comum. Estamos falando de:
a. Governo.
b. Política.
c. Estado.
d. Administração Pública.

Mais conteúdos dessa disciplina