Buscar

Quais são os atos processuais sujeitos a recurso?

.

💡 96 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Essa pergunta a resposta é um pouco extensa mas vou tentar ser suncinto:

Só cabe recurso contra ato do juiz, nunca do Ministério Público ou de serventuário ou de funcionário da justiça, sendo preciso que tenha algum conteúdo decisório. Sendo assim, não cabe recurso para os despachos, atos judiciais de mero andamento do processo. Os recursos são cabíveis contra: as sentenças (atos do juiz que implicam alguma das situações previstas nos art. 267 e 269 do CPC. Tem o condão de por fim ao processo, ou a fase condenatória em primeiro grau. Contra elas caberá a apelação e eventualmente embargo de declaração), as decisões interlocutórias (contra elas cabe agravo, sem prejuízo de embargo de declaração) e os acórdãos (contra eles alem dos embargos de declaração poderão caber embargos infringentes, se o julgamento não for unanime e reformar a sentença de mérito; e recurso extraordinário e especial em caso de ofensa a Constituição ou a lei Federal. Também será admissível recurso ordinário nos casos previstos na Constituição Federal).

Se gostou da resposta clique na seta para cima, porque isso ajuda a valorizar esse esforço solidário!

Boa Sorte!

181
Dislike5
User badge image

Vinícius Garcia Culasso

Boa tarde pessoal, os recursos cabíveis são contra decisões interlocutórias, sentença e acórdão.

Contra despacho não cabe recurso, eis que não traz nenhum prejuízo para ambas as partes, no tocante as decisões interlocutórias, cabem Embargos de declaração, Agravo Retido e Agravo de Instrumento desde que preencham os devidos requisitos para que possam ser suscitados. 

De outra banda, contra sentença cabem Embargos de Declaração, Apelação e **Embargos de Declaração com Efeito Infringente - desde que logo, preenchidos seus requisitos.

Nesta senda, com relação as decisões de acórdão cabem Embargos de Declaração, Embargos Infringentes, Agravo de Instrumento, Agravo Regimental *(de acordo com o regimento do tribunal do seu Estado), Recurso Especial (STJ) e Recurso Extraordinário (STF). 

Entretanto, com relação ao RECURSO ORDINÁRIO é mais comum ser utilizado nos casos da Justiça Federal.

 

Boa sorte e bons estudos!!

51
Dislike0
User badge image

Lucas Rafael Martins

As respostas acima estão, em sua maior parte corretícimas, mas vale a pena chamar atenção para o fato de caber recurso contra o DESPACHO SANEADOR, visto que este possui natureza decisória. São cabíveis as duas modalidades de agravo, seja o de instrumento ou o retido, a depender do caso concreto. Abraços e bons estudos. 

23
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais