Buscar

Em síntese, o que seria a Ação Penal Privada Personalíssima ?

💡 5 Respostas

User badge image

Thalita Pimentel

A Ação Penal Privada PERSONALISSIMA, como o próprio nome sugere, só pode ser atuada pelo próprio ofendido, e, em caso de morte ou ausência ninguém poderá substituí-lo. Esta impossibilidade sucessória no pólo ativo da lide é o ponto principal da Ação Personalissíma, o que a difere da Ação Penal Privada Exclusiva.

Atualmente, apenas o ART 236 do Código Penal brasileiro é considerado de Ação Penal Privada Personalíssima (antigamente, o crime de adultério, que hoje não mais constitui crime, era também considerado de Ação Penal Privada Personalissíma).

 

 

2
Dislike0
User badge image

Allan Ferreira

Basicamente, é aquela que não admite sucessão processual, ou seja, caso ele morra o processo não pode prosseguir ou se iniciar, pois é personalíssimo o direito de ação nesse caso. Exemplo clássico: é o art. 236,CP , por exemplo, o homem casa com um transexual, em erro, e quando descobre só ele terá o direito personalíssimo caso queria iniciar um processo criminal contra quem o enganou
1
Dislike0
User badge image

Lucas

Ressalte que apenas 2 crimes utilizam tal instrumento: Adultério (revogado) e Induzimento a erro essencial e ocultação de impedimento, art. 236.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais