Logo Passei Direto
Buscar
O livro tem como foco central mostrar a passagem da Educação Especial para a Educação Inclusiva e como conceito principal, a inclusão entendida como processo de in/exclusão.
Os termos que completam correta e respectivamente as lacunas são:
A Movimentos de luta - dois lados da mesma moeda - ameaça permanente – objetivo de in/exclusão.
B Movimentos de luta - dois lados da mesma moeda - os processos de in/exclusão – foco permanente.
C Os processos de in/exclusão – dois lados da mesma moeda - movimentos de luta - desafio permanente.
D Os processos de in/exclusão –- condição de luta - dois lados da mesma moeda - desafio permanente.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as opções e como elas se relacionam com a passagem da Educação Especial para a Educação Inclusiva, focando no conceito de inclusão como um processo de in/exclusão. Vamos analisar as alternativas: A) Movimentos de luta - dois lados da mesma moeda - ameaça permanente – objetivo de in/exclusão. - A expressão "ameaça permanente" não parece se encaixar bem no contexto. B) Movimentos de luta - dois lados da mesma moeda - os processos de in/exclusão – foco permanente. - Essa opção parece coerente, mas "foco permanente" não é tão forte quanto "desafio". C) Os processos de in/exclusão – dois lados da mesma moeda - movimentos de luta - desafio permanente. - Essa opção apresenta uma sequência lógica e coerente, destacando a complexidade do processo de inclusão. D) Os processos de in/exclusão – condição de luta - dois lados da mesma moeda - desafio permanente. - Embora "condição de luta" seja uma expressão válida, a sequência não parece tão fluida quanto a da opção C. Após essa análise, a opção que melhor se encaixa no contexto da passagem da Educação Especial para a Educação Inclusiva, considerando a inclusão como um processo de in/exclusão, é a C) Os processos de in/exclusão – dois lados da mesma moeda - movimentos de luta - desafio permanente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Rosana Miranda Cabral, o melhor recurso é a informação/orientação quando falamos de crianças com autismo. Todos os profissionais devem compreender o Autismo, sendo necessária uma rede de atendimento sólida e eficaz para a inclusão.
Sobre o Atendimento Educacional Especializado é correto afirmar sobre sua função em relação ao aluno com autismo. Assinale a afirmativa correta:
A - A criança é atendida no turno inverso de sua aula, sendo sua função: organizar, identificar e elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que minimizem os entraves para uma integral participação dos alunos, considerando apenas as suas limitações. Além disso, articular todos os setores para que estes possam dizer sobre o espectro, estando em constante enfrentamento com a família.
B - A criança é atendida no turno inverso de sua aula, sendo sua função: organizar, identificar e elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que minimizem os entraves para uma integral participação dos alunos, considerando suas características, limitações e potencialidades. Além disso, articular todos os setores para conhecer o espectro, estando em constante articulação com a família.
C - A criança é atendida no mesmo turno de sua aula, sendo sua função: organizar, identificar e elaborar atividades que minimizem os entraves para a participação dos alunos, na sala de recursos. Além disso, articular todos os setores para que estes possam dizer sobre o espectro, estando em constante enfrentamento com a família.
D - A criança é atendida no mesmo turno de sua aula, sendo sua função: organizar, identificar e elaborar atividades que minimizem os entraves para a participação dos alunos, na sala de recursos. Além disso, articular todos os setores para conhecer o espectro, estando em constante articulação com a família.

Rosana Miranda Cabral apresenta o Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) para apresentar a definição de autismo. Mas, fundamentalmente, enquanto professora, ela afirma que cada criança é única e, apresenta suas especificidades. No autismo não é diferente. Cada sujeito deve ser pensado, estudado conforme a sua complexidade sejam elas de cunho comportamental ou de desenvolvimento.
O Transtorno do Espectro Autista é classificado no Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) como: Assinale a alternativa correta:
A Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
B Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficit nas dimensões de capacidade de escrita da pessoa e as habilidades motoras finas. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
C Dislexia, sendo uma deficiência de aprendizagem específica que afeta as habilidades de leitura e processamento de linguagem relacionadas. Apresenta déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
D Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de moderado a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.

Kaemer cita que a política de 2008, objetiva efetivar ações para “o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais” (BRASIL, 2008, p. 10). Nas diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é estabelecido em relação a inclusão dos alunos surdos na escola regular, que: Assinale a afirmativa correta:
A) “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Inglesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Inglesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes normais, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e e Lingua Inglesa para os demais estudantes da escola”.
B) “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua espanhola, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade oral para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Espanhola e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.

C) “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino em escolas de línguas a Língua Portuguesa e na língua de sinais. O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes não surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.
D) “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.

Mais conteúdos dessa disciplina