Logo Passei Direto
Buscar
Saber formular perguntas pode parecer simples, mas é uma habilidade complexa que exige discernimento e flexibilidade, conforme o conteúdo, a forma e a função da pergunta.
Nesse contexto, quanto às formas de perguntas, associe os itens que seguem:
( ) São caracterizadas por garantirem a fonte de informação desejada.
( ) São caracterizadas por incentivarem indivíduos com habilidades verbais.
( ) São caracterizadas por produzirem maior quantidade de informações.
( ) São caracterizadas por suscitarem respostas objetivas e precisas.
A IV – III – II – I.
B III – II – IV – I.
C IV – III – I – II.
D II – III – I – IV.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada item e suas características: 1. ( ) São caracterizadas por garantirem a fonte de informação desejada. 2. ( ) São caracterizadas por incentivarem indivíduos com habilidades verbais. 3. ( ) São caracterizadas por produzirem maior quantidade de informações. 4. ( ) São caracterizadas por suscitarem respostas objetivas e precisas. Agora, vamos correlacionar as características com as descrições: - A primeira descrição (garantirem a fonte de informação desejada) se refere a perguntas que são mais direcionadas e específicas, geralmente associadas a perguntas fechadas. - A segunda descrição (incentivarem indivíduos com habilidades verbais) se refere a perguntas abertas, que permitem uma maior liberdade de resposta. - A terceira descrição (produzirem maior quantidade de informações) também se relaciona a perguntas abertas, que tendem a gerar respostas mais elaboradas. - A quarta descrição (suscitarem respostas objetivas e precisas) se refere a perguntas fechadas, que buscam respostas diretas. Com isso, a sequência correta é: IV (suscitam respostas objetivas e precisas) - III (produzem maior quantidade de informações) - II (incentivam indivíduos com habilidades verbais) - I (garantem a fonte de informação desejada). Portanto, a alternativa correta é: A IV – III – II – I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A sala de aula é um cenário heterogêneo do conhecimento, onde temos diferentes realidades. Assim, cada estudante aprende de uma forma diferente, conforme sua habilidade e competência do saber.
Segundo Perronoud (1999), o nome dessa função de avaliação é:
A) Diagnóstica.
B) Somativa.
C) Remediadora.
D) Punitiva.

A avaliação diagnóstica é realizada com o objetivo de verificar o conhecimento que o estudante tem sobre determinado assunto.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas no que tange à realização da avaliação diagnóstica, elaborada e aplicada pelo professor, auxiliando os estudantes da seguinte maneira:
( ) Realizar momentos de interação entre os estudantes através de dinâmicas de grupos e jogos.
( ) Possibilitar momentos pedagógicos com atividades que proporcionem superação das dificuldades de aprendizagem.
( ) Alterar o arranjo do espaço escolar no intuito do favorecimento de novas aprendizagens.
( ) Realizar vários testes, avaliações e provas com o intuito de verificar se o estudante decorou o conteúdo.
A) V, V, V, F.
B) F, F, F, V.
C) V, F, V, F.
D) V, V, F, F.

O sistema escolar utiliza dos resultados quantitativos para a aprovação escolar, sendo assim, os pais querem a aprovação dos estudantes.
Sobre o que o estudante, nesse cenário, pensa sobre a prova, assinale a alternativa CORRETA:
A) Melhoria no seu aprendizado.
B) Reflexão sobre o aprendizado.
C) Fator nota de aprovação.
D) Fator de revisão de conteúdo.

Na década de 90, a concepção pedagógica centra-se na socialização dos conteúdos, sendo que o aluno passa a adquirir o saber através da prática social.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
I - Organiza atividades em grupo.
II - Mediador do conhecimento.
III - Transmissor do conhecimento.
IV - Organiza o conhecimento coletivo com os estudantes.
V - Disciplinador.
A) As alternativas I, III e V estão corretas.
B) As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
C) As alternativas I, II, III e V estão corretas.
D) As alternativas I e II estão corretas.

O professor utiliza na sua prática docente uma metodologia pedagógica que está atrelada ao método de avaliação utilizado no seu fazer pedagógico.
Sobre as funções da avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
A) Instrumentativa, formativa ou somativa.
B) Diagnóstica, formativa ou somativa.
C) Instrumentativa, diagnóstica, formativa.
D) Avaliativa, formativa ou somativa.

A avaliação pode ser dinâmica, constante, realizada desde do início do processo educacional, ou seja, essa é inserida em todas as etapas do planejamento de ensino.
Assinale a alternativa que pertence à avaliação que analisa os erros dos estudantes e verifica o que precisa ser realizado no contexto escolar, isto é, no processo de ensino aprendizagem, para que o estudante possa aprender aquele conteúdo que errou no momento da avaliação.
A) Classificatória.
B) Processual.
C) Diagnóstica.
D) Tradicional.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma que é utilizada nas interações do universo da educação a distância, há, segundo Behar (2009), três critérios para realização da avaliação.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas no que tange aos três critérios utilizados para a realização da avaliação.
( ) Avaliação por meio de testes on-line.
( ) Avaliação da produção individual dos estudantes.
( ) Análise das interações entre os alunos a partir das mensagens postadas e trocadas.
( ) Avaliação por meio de prova escrita.
A) F, F, V, F.
B) V, V, V, V.
C) F, V, V, F.
D) V, V, V, F.

A avaliação realizada no início do processo avaliativo, ou seja, no início do ano letivo, é chamada inicial ou diagnóstica.
A avaliação diagnóstica pode ser realizada através de diferentes ferramentas. Sendo assim, assinale a alternativa que contemple os instrumentos da avaliação diagnóstica:
A) Testes psicológicos, Autoavaliação, prova objetiva.
B) Autoavaliação; Discussão em grupos e Provas.
C) Testes psicológicos, Autoavaliação e Provas.
D) Prova objetiva, testes de QI e Autoavaliação.

Mais conteúdos dessa disciplina