Logo Passei Direto
Buscar
O fígado é responsável pela desintoxicação do organismo. É capaz de metabolizar os medicamentos ingeridos a fim de liberar seus compostos ativos; converte a amônia produzida nas células em ureia, componente que será eliminado na urina; transforma o álcool ingerido em bebidas alcoólicas em acetato, material usado em processos metabólicos, entre outras funções.
Considerando as funções descritas, é esperado que nas células hepáticas sejam encontradas, em grande quantidade, organelas do tipo:
a. glioxissomos.
b. peroxissomos.
c. mitocôndrias.
d. retículo endoplasmático rugoso.
e. cloroplastos.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as funções do fígado mencionadas e as organelas que estão relacionadas a essas funções. 1. Desintoxicação e metabolismo de medicamentos: Isso envolve a metabolização de substâncias, o que é uma função do retículo endoplasmático, especialmente o retículo endoplasmático liso, que é responsável pela síntese de lipídios e pela detoxificação. 2. Conversão de amônia em ureia: Esse processo ocorre no fígado e está relacionado ao ciclo da ureia, que também envolve o retículo endoplasmático. 3. Transformação de álcool em acetato: Esse processo também envolve o metabolismo hepático, que é facilitado pelo retículo endoplasmático. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Glioxissomos: Essas organelas são encontradas em plantas e são responsáveis pela conversão de lipídios em açúcares, não são relevantes para o fígado. b) Peroxissomos: Essas organelas estão envolvidas na degradação de ácidos graxos e na detoxificação, mas não são as principais organelas relacionadas às funções descritas. c) Mitocôndrias: Embora as mitocôndrias sejam importantes para a produção de energia, elas não são as principais organelas responsáveis pelas funções de desintoxicação e metabolismo no fígado. d) Retículo endoplasmático rugoso: Essa organela é responsável pela síntese de proteínas, mas não é a principal relacionada às funções de desintoxicação e metabolismo. e) Cloroplastos: Essas organelas são exclusivas de plantas e não têm relação com as funções do fígado. Diante disso, a organela que se espera encontrar em grande quantidade nas células hepáticas, devido às suas funções de desintoxicação e metabolismo, é o retículo endoplasmático liso (embora não esteja listado, a opção mais próxima que se relaciona com funções hepáticas é o retículo endoplasmático rugoso, mas a resposta correta em um contexto mais amplo seria o liso). Portanto, a alternativa mais adequada, considerando as opções apresentadas, é: b) peroxissomos, pois eles estão envolvidos na detoxificação, embora o retículo endoplasmático liso seja o mais relevante para as funções descritas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina