Logo Passei Direto
Buscar
O Conhecimento de Embarque é um documento muito importante no comércio internacional, pois transmite a posse da mercadoria entre exportadores e importadores. Este documento também é conhecido como conhecimento de transporte ou conhecimento de carga, devendo ser emitido e registrado no Siscomex pela responsável de transportar e entregar a mercadoria. Sendo assim, a transportadora toma posse da mercadoria e somente a liberará mediante pagamento do contrato de exportação e importação (RECEITA FEDERAL, s/d).
Sobre o motivo pelo qual o conhecimento de embarque pode ser reconhecido como um “título de crédito”, assinale a alternativa CORRETA:
A Existem diferentes formas de conhecimento de embarque, que dependem da modalidade de transporte como o rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo. Em todos eles a transportadora detém a posse do produto exportado e assim, assume a obrigação contratual de entregar o mesmo até o destino.
B A principal função do conhecimento de embarque é descrever as especificações dos produtos transportados, com base no contrato de exportação e importação, informando também o destino e os dados da própria transportadora. Com este documento, o importador poderá pleitear a retirada da mercadoria no desembarque, gerando um crédito na operação.
C O conhecimento de embarque é o documento emitido pela transportadora na exportação, tornando-se detentora da carga a ser embarcada e levada ao país importador. Desta forma, o conhecimento de embarque representa um “crédito”, equivalente à posse do bem e que somente será entregue mediante o recebimento deste valor.
D O conhecimento de embarque emitido, conforme o contrato de transporte internacional, é a prova da propriedade de uma mercadoria exportada e que deverá ser embarcada para o destino do importador.
User badge image
AdmComigo

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o conhecimento de embarque como um "título de crédito": A) Existem diferentes formas de conhecimento de embarque, que dependem da modalidade de transporte como o rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo. Em todos eles a transportadora detém a posse do produto exportado e assim, assume a obrigação contratual de entregar o mesmo até o destino. - Esta alternativa fala sobre as modalidades de transporte e a obrigação da transportadora, mas não aborda diretamente o conceito de "título de crédito". B) A principal função do conhecimento de embarque é descrever as especificações dos produtos transportados, com base no contrato de exportação e importação, informando também o destino e os dados da própria transportadora. Com este documento, o importador poderá pleitear a retirada da mercadoria no desembarque, gerando um crédito na operação. - Embora mencione a função do conhecimento de embarque, não explica claramente como ele se relaciona com o conceito de "título de crédito". C) O conhecimento de embarque é o documento emitido pela transportadora na exportação, tornando-se detentora da carga a ser embarcada e levada ao país importador. Desta forma, o conhecimento de embarque representa um “crédito”, equivalente à posse do bem e que somente será entregue mediante o recebimento deste valor. - Esta alternativa explica bem como o conhecimento de embarque funciona como um título de crédito, pois representa a posse da mercadoria e a condição de entrega mediante pagamento. D) O conhecimento de embarque emitido, conforme o contrato de transporte internacional, é a prova da propriedade de uma mercadoria exportada e que deverá ser embarcada para o destino do importador. - Embora mencione a prova da propriedade, não aborda a questão do "título de crédito" de forma clara. Após essa análise, a alternativa que melhor explica o conhecimento de embarque como um "título de crédito" é a C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Certificado de Origem apresenta, como alguns dos seus benefícios, a redução de impostos de importação concedidos nos acordos comerciais. Outra vantagem do CO é o aumento da competitividade das empresas que, com a redução de custos, são capazes de oferecer melhores negócios aos seus clientes. Assim, os exportadores oferecem produtos com preços finais mais competitivos, além da relação de confiança nos produtos atestados pelo certificado. Ou seja, os importadores são fidelizados e o comércio exterior é incentivado (FIESP, s/d).
Sobre como o Certificado de Origem é obtido e seus benefícios para o comércio exterior, assinale a alternativa CORRETA:
A O Certificado de Origem (CO) é um documento solicitado pelo exportador, junto às entidades autorizadas a emitir este certificado, para atestar a origem do produto exportado e, assim, permitir a concessão de benefícios tributários, o que incentiva o comércio entre os países parceiros.
B Exemplos de CO gerados pelos acordos internacionais entre os países, incluindo o caso brasileiro, são os Certificado de Origem Mercosul e o Certificado de Origem Aladi, além do CO Mercosul e Colômbia, Mercosul e Egito, entre outros.
C Os certificados de origem são exigidos nos acordos internacionais entre os países para a concessão de incentivos fiscais, como, por exemplo, no caso Brasil e os membros do Mercosul.
D É responsabilidade do exportador providenciar o certificado de origem com os órgãos anuentes, permitindo, assim, a entrada do produto no país importador. O CO atesta a procedência da fabricação do produto exportado, aumentando a segurança da transação. Atualmente, é possível obter o certificado de origem digital.

Mais conteúdos dessa disciplina