Logo Passei Direto
Buscar
O artigo 139 da Constituição estabelece que, na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas, exceto:
É correto afirmar:
a. Liberação do direito de ir e vir e de ficar e de permanecer, sem necessidade de autorização.
b. Intervenção nas empresas de serviços públicos e requisição de bens.
c. Obrigação de permanência em localidade determinada e detenção em edifício não destinado a acusado ou condenado por crimes comuns.
d. Restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo de comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei.
e. Suspensão da liberdade de reunião e busca e apreensão em domicílio.
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação ao que o artigo 139 da Constituição Brasileira estabelece sobre as medidas que podem ser tomadas durante o estado de sítio. O artigo 139 menciona que, durante o estado de sítio, algumas medidas podem ser adotadas, mas a pergunta pede para identificar a alternativa que não é permitida. Vamos analisar as opções: a) Liberação do direito de ir e vir e de ficar e de permanecer, sem necessidade de autorização. - Esta opção é incorreta, pois o estado de sítio pode restringir o direito de ir e vir. b) Intervenção nas empresas de serviços públicos e requisição de bens. - Esta opção é permitida durante o estado de sítio. c) Obrigação de permanência em localidade determinada e detenção em edifício não destinado a acusado ou condenado por crimes comuns. - Esta opção também é permitida. d) Restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo de comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei. - Esta opção é permitida. e) Suspensão da liberdade de reunião e busca e apreensão em domicílio. - Esta opção é permitida. Dessa forma, a alternativa que apresenta uma medida que não pode ser tomada durante o estado de sítio é a) Liberação do direito de ir e vir e de ficar e de permanecer, sem necessidade de autorização. Portanto, a resposta correta é a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a Constituição Federal, as Forças Armadas são instituições nacionais, permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I - Declarando-se permanentes e regulares, vincula-as à própria vida do Estado, atribuindo-lhes a perduração deste” (SILVA, 2009, p. 772). II - O status constitucional atribuído às Forças Armadas denotam que poderão ser dissolvidas somente mediante uma nova Assembleia Nacional Constituinte. III - As Forças Armadas possuem dois pilares: hierarquia e disciplina. IV - O comando supremo das Forças Armadas é o Presidente da República (chefe do Poder Executivo federal). É correto afirmar: a. Todas as alternativas estão corretas. b. Apenas IV está correta. c. Apenas I, III e IV estão corretas. d. Apenas II e III estão corretas. e. Apenas I e II estão corretas.

A Súmula Vinculante 14 do Supremo Tribunal Federal que a expressão polícia judiciária equivale a atividade de apurar a infração penal, nos seguintes termos:
É correto afirmar:
a. “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso restrito aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício ao direito de defesa”.
b. “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício ao direito de acusação”.
c. “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício ao direito de defesa”.
d. “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso restrito aos elementos de prova que, desde que ainda não documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício ao direito de acusação”.
e. “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso restrito aos elementos de prova que, desde que ainda não documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício ao direito de defesa”.

Mais conteúdos dessa disciplina