Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE), assinale a alternativa incorreta.
a. O CAE possui atribuição de acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
b. O CAE possui atribuição de receber o relatório anual de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e emitir parecer conclusivo a respeito, aprovando ou reprovando a execução do Programa.
c. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá denunciar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ao Tribunal de Contas da União, aos órgãos de controle interno do Poder Executivo da União, ao Ministério Público e ao CAE as irregularidades eventualmente identificadas na aplicação dos recursos destinados à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
d. O CAE deve assessorar o gestor público, substituindo-o na execução e homologação das licitações referentes à merenda escolar, pois, como órgão técnico específico, possui maior experiência na definição de requisitos e análise de preços.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta em relação ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE): a) O CAE possui atribuição de acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). - Esta afirmação está correta, pois uma das funções do CAE é acompanhar a aplicação dos recursos. b) O CAE possui atribuição de receber o relatório anual de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e emitir parecer conclusivo a respeito, aprovando ou reprovando a execução do Programa. - Esta afirmação também está correta, já que o CAE deve analisar e emitir parecer sobre o relatório. c) Qualquer pessoa física ou jurídica poderá denunciar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ao Tribunal de Contas da União, aos órgãos de controle interno do Poder Executivo da União, ao Ministério Público e ao CAE as irregularidades eventualmente identificadas na aplicação dos recursos destinados à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). - Esta afirmação está correta, pois qualquer cidadão pode denunciar irregularidades. d) O CAE deve assessorar o gestor público, substituindo-o na execução e homologação das licitações referentes à merenda escolar, pois, como órgão técnico específico, possui maior experiência na definição de requisitos e análise de preços. - Esta afirmação é incorreta, pois o CAE não substitui o gestor público na execução e homologação das licitações; ele atua como um órgão de controle e acompanhamento, mas não tem a função de substituir o gestor. Portanto, a alternativa incorreta é: d) O CAE deve assessorar o gestor público, substituindo-o na execução e homologação das licitações referentes à merenda escolar, pois, como órgão técnico específico, possui maior experiência na definição de requisitos e análise de preços.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a opção verdadeira sobre o tema de accountability.
a. Sua melhor tradução seria "contabilização", pois o conceito em inglês corresponde ao correto registro contábil das receitas e despesas na prestação de contas.
b. Segundo a Constituição Federal, todo poder emana do povo. Portanto, no setor público, a figura que delega (principal) a gestão ao agente (gestor público) é, em última instância, a sociedade.
c. Pelo conceito de accountability, a prestação de contas deve ser um ato passivo, isto é, ao agente só cabe demonstrar a correta utilização dos recursos que lhe foram confiados mediante solicitação popular.
d. No ordenamento jurídico brasileiro, a Constituição Federal é o único normativo a trazer princípios de accountability e transparência, mas as leis ordinárias e complementares ainda não concretizaram esses princípios por meio de regras e medidas práticas à disposição do cidadão.

A prestação de contas é um princípio derivado da Constituição Federal de 1988 cujo cumprimento é dever do gestor. A não observância a este princípio pelo administrador público:
a. Torna possível a intervenção da União nos Estados Federados, ou desses nos Municípios.
b. Autoriza que os cidadãos, por conta própria, coletem os documentos que devam compor as prestações de contas do gestor e os encaminhem ao Tribunal de Contas competente.
c. Não configura qualquer responsabilidade cível, criminal ou administrativa do gestor faltoso.
d. Torna a unidade federativa automaticamente impedida de receber recursos federais pelo período de até um ano.

Em relação à cidadania e ao controle social, marque a opção correta.
a. A cidadania é um fundamento que, no aspecto de controle da Administração Pública, confere aos cidadãos o direito de acesso às informações sobre prestação de contas dos governantes e acesso às informações orçamentárias e financeiras, por meio da transparência fiscal, culminando no denominado controle social.
b. A cidadania confere ao indivíduo um conjunto de deveres, mas não de direitos.
c. A cidadania confere ao indivíduo o direito político de acesso às informações orçamentárias dos governantes, mas não às financeiras, por constituírem sigilo bancário.
d. O controle social não decorre do regime democrático vigente no Brasil.

Determinado Município recebeu recursos a título de transferências constitucionais, configurando, portanto, recursos próprios do ente recebedor. Neste caso, quanto à prestação de contas, é correto afirmar que o Município:
a. Deverá prestar contas ao Conselho de Contribuintes local.
b. Deverá prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado a que pertencer.
c. Deverá prestar contas ao Tribunal de Contas da União.
d. Deverá prestar contas ao Congresso Nacional.

Marque a opção incorreta, em relação ao princípio da prestação de contas no ordenamento jurídico brasileiro.
a. Uma Associação de Produtores Rurais (pessoa jurídica de direito privado) que firma convênio com órgão ou entidade federal ou, ainda, que obtenha recursos a título de fomento à reforma agrária, está obrigada a prestar contas dos recursos públicos recebidos.
b. A prestação de contas, princípio constitucional, é também norteada por outros princípios específicos da Administração Pública: princípio da supremacia do interesse privado sobre o público e princípio da indisponibilidade.
c. Segundo o princípio da indisponibilidade, os bens, direitos e interesses públicos são confiados ao administrador público (responsável) apenas para sua gestão, nunca para sua disposição.
d. A sistemática de prestação de contas deriva da Teoria de Agência, também denominada Teoria do Agente-Principal, segundo a qual o "agente" deve prestar contas ao "principal" da gestão dos recursos sob sua responsabilidade. Entre o principal e o agente deverá haver uma relação permanente de prestação de contas.

Em relação aos conceitos de governança, governabilidade e accountability, assinale a opção correta.
a. Governança reflete a capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas, portanto está associada a uma boa administração.
b. Governança e accountability são conceitos independentes, isto é, uma boa governança não depende de boas práticas de accountability.
c. Governabilidade e governança são sinônimos, porém o primeiro conceito é de cunho administrativo, e o segundo, de caráter político.
d. É possível implementar políticas públicas de forma eficiente se os governantes gozarem de boa governabilidade.

Imagine que, em uma empresa privada, determinado empregado seja encarregado de realizar uma aquisição de materiais e equipamentos de informática estimados em mais de um milhão de reais. A alta administração exigiu que ele realize cotação de preços com base em critérios de qualidade previamente estabelecidos para os bens a serem adquiridos, contrate com o fornecedor que apresente o menor preço, o pague e apresente os documentos comprobatórios da transação (notas fiscais, termos de garantia, comprovantes de pagamento, entre outros), para fins de registro e arquivamento. O princípio da Administração Pública que se assemelha ao caso hipotético da iniciativa privada é:
a. Confiança.
b. Indisponibilidade.
c. Prestação de contas.
d. Supremacia do interesse privado.

Assinale a opção incorreta em relação à Teoria do Agente-Principal:
a. Consiste em uma teoria de finanças.
b. Não é considerada a principal abordagem teórica da governança corporativa.
c. A auditoria pode ser vista como um mecanismo de monitoramento para redução dos conflitos de agência.
d. A origem conceitual da auditoria, e também da moderna governança, reside nos interesses conflitantes entre principal e agente.

Acerca dos temas de prestação de contas, cidadania, accountability e governança na gestão pública, indique a alternativa verdadeira.
a. O Governo do Estado, ao executar ações governamentais com recursos próprios, deve prestar contas ao respectivo Tribunal de Contas do Estado.
b. O Município, ao executar ações governamentais com recursos obtidos por meio de transferências voluntárias concedidas pelo Ministério da Saúde, deve prestar contas à Controladoria-Geral da União (CGU).
c. De acordo com a estrutura federativa brasileira, os Municípios devem prestar contas de suas atividades ao respectivo Estado, e os Estados à União.
d. A Constituição Federal dispõe que as contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, porém os cidadãos não podem questionar a legitimidade das despesas, já que essa atribuição é privativa do respectivo Tribunal de Contas.

Não configura um instrumento de transparência da gestão fiscal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
a. Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
b. Relatório de Gestão Fiscal.
c. Programas partidários no rádio e na televisão.
d. Os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias.

Mais conteúdos dessa disciplina