Logo Passei Direto
Buscar

Mecânica

Outros
Em caso de um corpo ser puxado, porém não consegue escorregar na superfície, indica que ele recebeu a ação de uma força de atrito que impede seu movimento. Sobre as forças de atrito, assinale a alternativa CORRETA:
a) Não há aplicação em engenharia de materiais com elevado atrito.
b) A força de atrito estático sempre será menor que o atrito cinético.
c) A força de atrito cinético é constante para qualquer força aplicada quando há movimento relativo entre os corpos.
d) Para aplicações de engenharia sempre se deseja materiais com menores coeficientes de atrito, para melhorar eficiência de engrenagens e reduzir desgastes, responsáveis por boa parte da perda de rendimento em máquinas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre as forças de atrito: a) Não há aplicação em engenharia de materiais com elevado atrito. - Esta afirmação é incorreta, pois em muitas aplicações, o atrito é desejável, como em freios e sistemas de tração. b) A força de atrito estático sempre será menor que o atrito cinético. - Isso não é verdade. Na verdade, a força de atrito estático pode ser maior que a força de atrito cinético até que o movimento comece. c) A força de atrito cinético é constante para qualquer força aplicada quando há movimento relativo entre os corpos. - Essa afirmação é verdadeira, pois a força de atrito cinético é geralmente considerada constante para um determinado par de superfícies em movimento relativo. d) Para aplicações de engenharia sempre se deseja materiais com menores coeficientes de atrito, para melhorar eficiência de engrenagens e reduzir desgastes, responsáveis por boa parte da perda de rendimento em máquinas. - Embora essa afirmação tenha um fundo de verdade, não é sempre desejável ter materiais com menores coeficientes de atrito, pois em algumas situações o atrito é necessário. Diante da análise, a alternativa correta é: c) A força de atrito cinético é constante para qualquer força aplicada quando há movimento relativo entre os corpos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Através da aplicação do produto vetorial, verifica-se que a aplicação de um momento de uma força com relação a um ponto apresenta-se mais entendível, sendo que o momento é uma grandeza vetorial por compreender intensidade, direção e sentido. Com relação às características do sentido do momento, analise as sentenças a seguir:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Considerando um motorista que dirige um automóvel com valor de massa 3500 kg, onde o mesmo percorria em linha reta, com velocidade constante de 84 km/h, no momento em que enxergou um caminhão atravessado na pista. Passou-se 3 segundos entre o instante em que o motorista visualizou o caminhão e o instante em que ligou o sistema de freios para iniciar a frenagem, com o sistema de desacelerar de forma contínua e igual a 15 m/s2.
Antes de o automóvel iniciar a frenagem, neste contexto, é possível afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que exerciam sobre ele era de:
a) Será nula, pois a força utilizada pelo motor e a força de atrito decorrente exerciam em sentidos opostos com forças iguais.
b) Deve ser maior do que zero, pois a intensidade exercida pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força aplicada pelo motor a de maior intensidade.
c) Maior do que zero, pois a energia exercida pelo motor e a força de atrito que resulta exerciam no mesmo sentido com forças iguais.
d) A resultante das forças será nula, pois não há forças que exercem sobre o automóvel.

Na figura anexa, existe um bloco de massa m = 4,0 kg. O bloco se encontra sujeito a duas forças horizontais de intensidades F1 = 125 N e F2 = 80 N. Calcule a aceleração alcançada pelo bloco, sabendo que a força é a multiplicação da massa pela aceleração. Com base nas informações descritas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A força F1 é maior do que a força F2. O bloco é acelerado de forma horizontal para a direita por uma força resultante FR.
( ) A força F1 é menor do que a força F2. O bloco é acelerado de forma vertical para a esquerda por uma força resultante FR.
( ) A aceleração alcançada pelo bloco é de 11,25 m/s2.
( ) A aceleração alcançada pelo bloco é de 31,25 m/s2.
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina