Logo Passei Direto
Buscar

Mecânica

Outros
Conforme determinado na segunda Lei de Newton, a relação entre força, massa e aceleração define que a intensidade de uma força é o produto da massa por uma aceleração. Considere dois blocos, sendo um com massa de 9 kg e outro com 7 kg, respectivamente, e que a força aplicada ao sistema é de 36 N. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A intensidade da força que atua entre os dois blocos é de 15,75N e sua aceleração de 2,25m/s2.
b) Os blocos estão relacionados com a intensidade da força e o produto entre o peso desprezado na aceleração.
c) O produto resultante entre as massas e a aceleração do sistema é definida como a força aplicada entre os blocos.
d) A resultante das forças entre os blocos define a aceleração referente à força aplicada no sistema.
User badge image
Questões Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para resolver essa questão, vamos aplicar a segunda Lei de Newton, que é expressa pela fórmula \( F = m \cdot a \), onde \( F \) é a força, \( m \) é a massa e \( a \) é a aceleração. Primeiro, precisamos calcular a aceleração do sistema. A força total aplicada é de 36 N e a massa total dos dois blocos é: \[ m_{total} = 9 \, \text{kg} + 7 \, \text{kg} = 16 \, \text{kg} \] Agora, usando a fórmula da segunda Lei de Newton: \[ a = \frac{F}{m_{total}} = \frac{36 \, \text{N}}{16 \, \text{kg}} = 2,25 \, \text{m/s}^2 \] Agora, vamos analisar as alternativas: a) A intensidade da força que atua entre os dois blocos é de 15,75N e sua aceleração de 2,25m/s². - A aceleração está correta, mas a força entre os blocos não é calculada corretamente. b) Os blocos estão relacionados com a intensidade da força e o produto entre o peso desprezado na aceleração. - Esta opção não faz sentido e não está correta. c) O produto resultante entre as massas e a aceleração do sistema é definida como a força aplicada entre os blocos. - Esta opção confunde os conceitos e não está correta. d) A resultante das forças entre os blocos define a aceleração referente à força aplicada no sistema. - Esta opção é a mais correta, pois a aceleração do sistema é de fato determinada pela força resultante aplicada. Portanto, a alternativa correta é: d) A resultante das forças entre os blocos define a aceleração referente à força aplicada no sistema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conceito da Segunda Lei de Newton tem relação com o resultado das forças aplicadas em um determinado corpo com a aceleração exercida por ele. Sobre uma pessoa que, na Terra possui massa igual a 70 kg, admitindo a aceleração gravitacional da Terra 9,8 m/s² e na Lua 1,6 m/s², classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A massa característica do corpo será a mesma em qualquer lugar.
( ) O valor da massa característica do corpo altera, conforme o lugar em que a pessoa se situa.
( ) O peso da pessoa na Terra é de 686 N.
( ) O peso da pessoa na Lua é de 112 N.
A F - F - V - V.
B V - V - F - V.
C V - V - V - F.
D V - F - V - V.

Aceleração é a grandeza física que mede a variação de velocidade ocorrida em determinado intervalo de tempo. Sabendo que velocidade de um corpo varia de 6 m/s para 15 m/s em 3s, qual sua aceleração média em metros por segundo ao quadrado?
a) A sua aceleração vale 5.
b) A sua aceleração vale 9.
c) A sua aceleração vale 3.
d) A sua aceleração vale 11.

Para que um corpo rígido esteja em equilíbrio, além de não se mover, este corpo não pode girar, sendo necessário fazer a avaliação de seus movimentos de rotação e translação. Sempre que a velocidade vetorial for constante, é possível certificar que o objeto se encontra em equilíbrio de translação.
Sobre as condições de equilíbrio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São condições necessárias e suficientes para o equilíbrio de um corpo rígido que o somatório das forças e dos momentos sejam nulos.
( ) Não há movimento de translação nem movimento de rotação, isso significa que o corpo não possui nenhum grau de liberdade.
( ) Os requisitos estabelecidos para que um corpo permaneça em equilíbrio em um corpo rígido, é necessário que o somatório das forças seja maior que zero.
( ) Num sistema cartesiano essas duas equações se desdobram em seis equações, segundo as componentes nos três eixos coordenados.
A V - V - V - F.
B V - V - F - V.
C V - V - V - F.
D F - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina