Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à um contexto legal, o Atendimento Educacional Especializado – AE, o movimento de ampliação para as políticas de educação especial e o acesso às escolas voltado para as pessoas com deficiências passou a ser discutido a partir de qual Lei?
a. 4.024/61 – Primeira LDB.
b. Plano Nacional de Educação.
c. Plano Nacional da Educação Inclusiva.
d. 9.394 – LDBEN.
e. Estatuto da Criança e do Adolescente.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar qual lei foi fundamental para a discussão sobre o Atendimento Educacional Especializado (AE) e a ampliação das políticas de educação especial no Brasil. Analisando as opções: a) 4.024/61 – Primeira LDB: Esta lei é a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mas não aborda especificamente a educação inclusiva. b) Plano Nacional de Educação: Este plano é importante, mas não é uma lei específica que trata do início das discussões sobre educação inclusiva. c) Plano Nacional da Educação Inclusiva: Embora relevante, não é uma lei, mas sim um plano que orienta as políticas. d) 9.394 – LDBEN: Esta é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que foi promulgada em 1996 e inclui diretrizes para a educação inclusiva. e) Estatuto da Criança e do Adolescente: Este estatuto é importante para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, mas não é especificamente voltado para a educação inclusiva. A opção correta, que marca o início das discussões sobre o Atendimento Educacional Especializado e a educação inclusiva, é: d) 9.394 – LDBEN.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Na sociedade Romana, aqueles nascidos com alguma anomalia, aparência física de alguma má-formação, acabavam mortos por afogamento. Há relatos de que os antigos espartanos avaliavam as crianças, e as consideradas doentias, eram jogadas do alto do Monte Taygetos. Sobre essa sociedade, analise as afirmativas abaixo no que diz respeito às crianças que nasciam com deficiências.
É correto o que se afirma em:
I - Não eram eliminadas ou isoladas, vez que nessa sociedade a deficiência era vista de outra forma.
II - Relatos históricos nos trazem informações de que as crianças que nasciam com deformidades físicas em Roma sofriam rejeição e eram mortas por afogamento, muitas vezes na hora do parto.
III – Havia leis que permitiam aos pais eliminar seus filhos deficientes.
IV - Eram recolhidas por escravos e famílias plebeias mais pobres (que viviam de esmolas).
a. I, III e IV, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. Nenhuma das alternativas estão corretas.
d. I e II, apenas.
e. I, III e III, apenas.

Pensando em inclusão escolar, esse fator se baseia na ideia de que a sociedade atua de maneira opressiva e discriminadora, por isso é necessário que haja uma reestruturação social para que os obstáculos relacionados a inclusão das pessoas com deficiência sejam repensados e aconteça uma mudança no que se refere a exclusão dessas pessoas.
Sobre esse assunto assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) No momento em que ocorre a inclusão escolar o ambiente institucional não passa por questões burocráticas e mudanças, sendo um processo tranquilo.
( ) A realidade da inclusão escolar é preocupante, pois esse atendimento acontece em uma porcentagem, de certa forma, baixa das escolas brasileiras.
( ) As perspectivas são promissoras se compararmos com o ano de 2008, no qual somente 31% das escolas brasileiras possuíam alunos inclusos.
( ) A questão da inclusão escolar se caracteriza como um fator muito desafiador.
( ) De acordo com o censo de 2017, apenas 57,8% possuem alunos inclusos no ensino regular.
a. V-F-F-F-F.
b. F-V-V-V-V.
c. V-F-V-V-V.
d. V-F-V-V-F.
e. F-F-V-F-V.

Cristofoleti e Nunes (2019, p.37) relatam que “uma educação inclusiva não deve significar somente a inserção da criança no ambiente escolar [...], mas a adaptação da escola no atendimento a suas especificidades de vida e de aprendizagem”, por isso se faz necessário que as escolas busquem atender todas as particularidades de todos os alunos, se responsabilizando pela aprendizagem dos mesmos, podendo isso acontecer por meio de qual estratégia?
a. Recursos didáticos sem adaptação.
b. Brinquedos em geral.
c. Recursos didáticos adaptados.
d. Jogos de raciocínio.
e. Brincadeiras lúdicas.

Em qual documento institucional é estabelecido em seu plano de ação o atendimento educacional especializado para alunos com deficiências, de forma que atenda de forma assertiva e objetiva esses alunos na sala de recurso e tenha como professor um especialista em Educação Especial ou áreas correlacionadas ao AEE?
a. Projeto Político Pedagógico.
b. Projeto Político de Curso.
c. Política Nacional da Educação Inclusiva.
d. Plano de aula.
e. Plano de estratégias educacionais.

Para que seja possível compreendermos de maneira assertiva como ocorreu o processo histórico da deficiência intelectual e múltipla, é necessário analisar toda sua evolução de conceitos, como esses foram construídos, quais os objetivos voltados para a deficiência em cada época.
Dessa forma, analise as afirmativas abaixo no que diz respeito ao período que se estendeu da Antiguidade até a Idade Média.
I - Naqueles tempos, a sociedade buscava apresentar a deficiência intelectual como algo inerente à pessoa, tendo assim, sua discussão de forma isolada.
II – Existiam poucas políticas públicas para o atendimento de pessoas com tal deficiência, e com isso, a inclusão era algo inexistente.
III - Aqueles que nasciam com algo diferente do que era considerado bonito e belo tinham como destino a eliminação para proteger o restante da sociedade de um possível contágio, pois a deficiência nessa época era vista como algo contagioso.
IV - A deficiência era algo inexistente perante a sociedade, logo, não era vista como um problema que deveria ser discutido e exibido, pois as pessoas nessas condições eram destinadas à exposição, eliminação e até mesmo ao abandono.
a. I e IV, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, III e IV, apenas.

O Plano Nacional de Educação – PNE correspondido pela Lei nº 10.172/2001, visa a educação especial para as pessoas com necessidades educacionais, defendendo que o ensino para as mesmas ocorra em classes comuns, de preferência em classes ou escolas especiais.
Sobre os objetivos dessa Lei, analise as afirmativas abaixo:
I - Foi indicada a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a transversalidade da educação especial na educação infantil.
II – É necessário que o contexto escolar se reorganize para que possam atingir as metas estabelecidas pelo PNE.
III - Outra estratégia que envolve a educação especial está relacionada com a implantação de salas de recursos multifuncionais e a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado complementar.
IV - As escolas devem promover e assegurar aos alunos com diferentes necessidades educacionais currículos, métodos e recursos que estejam relacionados ao ensino-aprendizagem dos mesmos.
a. II, III e IV, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. I, e III, apenas.
e. I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina