Logo Passei Direto
Buscar
A partir da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, o movimento moderno se consolidou e se difundiu na década de 1950 em diversas capitais brasileiras.
Sobre o modernismo e o contexto histórico brasileiro, assinale a alternativa correta.
a. As mudanças na arquitetura brasileira, durante o modernismo, se devem unicamente ao desenvolvimento de novos materiais e à evolução da arte da construção.
b. O crescente ritmo de industrialização do país e as novidades culturais que chegavam ao Brasil pelo Rio de janeiro foram os primeiros empecilhos ao desenvolvimento desse movimento.
c. Os primeiros ensaios da arquitetura moderna no Brasil apareceram em 1930, período que marca o rompimento da nossa arquitetura com a influência de países como a França, a Alemanha, a Itália e os Estados Unidos.
d. O movimento modernista foi o palco de intensas transformações no cenário cultural brasileiro.
e. A força do movimento moderno residiu no seu discurso social, no entanto, sua nova estética não buscou atender às demandas populares por habitação, escola e hospitais.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o modernismo e o contexto histórico brasileiro: a) As mudanças na arquitetura brasileira, durante o modernismo, se devem unicamente ao desenvolvimento de novos materiais e à evolução da arte da construção. - Esta afirmação é exagerada, pois as mudanças na arquitetura também foram influenciadas por questões culturais e sociais, não apenas por novos materiais. b) O crescente ritmo de industrialização do país e as novidades culturais que chegavam ao Brasil pelo Rio de Janeiro foram os primeiros empecilhos ao desenvolvimento desse movimento. - Essa afirmação é incorreta, pois a industrialização e as novidades culturais foram, na verdade, fatores que impulsionaram o modernismo. c) Os primeiros ensaios da arquitetura moderna no Brasil apareceram em 1930, período que marca o rompimento da nossa arquitetura com a influência de países como a França, a Alemanha, a Itália e os Estados Unidos. - Embora a arquitetura moderna tenha se desenvolvido nesse período, a afirmação de que houve um rompimento total com essas influências não é precisa. d) O movimento modernista foi o palco de intensas transformações no cenário cultural brasileiro. - Esta afirmação é verdadeira, pois o modernismo realmente trouxe grandes mudanças e inovações na cultura, na arte e na literatura do Brasil. e) A força do movimento moderno residiu no seu discurso social, no entanto, sua nova estética não buscou atender às demandas populares por habitação, escola e hospitais. - Essa afirmação é contraditória, pois o modernismo, em muitos aspectos, buscou refletir e atender às demandas sociais. Após essa análise, a alternativa correta é: d) O movimento modernista foi o palco de intensas transformações no cenário cultural brasileiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em todas as categorias artísticas, as obras barrocas manifestaram princípios coerentes, embora o próprio estilo tenha englobado várias ramificações e se apresentado de formas diferentes em cada país e em suas diversas esferas da cultura.
A arte barroca estava comprometida com a nova realidade europeia – Contrarreforma e Absolutismo –, tendo o compromisso de anunciar os seus valores. Em relação às religiosidades barroca e renascentista expressas nas obras de arte (considerando a arquitetura, a pintura e a escultura), é correto afirmar que:
a. a estética renascentista propunha uma interpretação emocional das sagradas escrituras; e a estética barroca combinava racionalidade e linearidade, a religião era ligada a uma visão de mundo contida.
b. a estética renascentista propunha uma interpretação cenográfica das sagradas escrituras; e a estética barroca combinava geometria e lógica, a religião era ligada a uma visão de mundo conservadora.
c. a estética renascentista propunha uma interpretação idealizada das sagradas escrituras; e a estética barroca combinava misticismo e sensualidade, a religião era ligada a uma visão de mundo aberta.
d. a estética renascentista propunha uma interpretação assimétrica e movimentada das sagradas escrituras; e a estética barroca combinava simetria e rigor, a religião era ligada a uma visão de mundo disciplinada.
e. a estética renascentista propunha uma interpretação liberal das formas das sagradas escrituras; e a estética barroca combinava intelectualidade e equilíbrio, a religião era ligada a uma visão de mundo intelectualizada.

Mais conteúdos dessa disciplina