Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “O ser humano ainda atualmente vem se colocado à parte do meio ambiente, percebendo-o como recurso, unicamente como um intermédio para atingir seu crescimento; para que a verdadeira mudança ocorra deve-se no mínimo reconhecer que a vida na terra é insustentável se o ambiente estiver degradado, e para isso todos devem conservá-lo.” Fonte: POTT, C. M.; ESTRELA, C. C. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Estudos Avançados. v. 31, n. 89, p. 271-283, 2017. Existem diversos problemas relacionados à temática ambiental, sendo essa situação influenciada pela dinâmica social. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os problemas ambientais da atualidade, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A sensibilização social com os problemas ambientais leva à busca por formas, mesmo que pequenas, de mitigação.
II. A exploração de recursos naturais é umas das principais causas dos impactos ambientais atuais.
III. O petróleo é um recurso energético finito, sendo essa a principal preocupação para promoção de fontes alternativas.
IV. A urbanização é a contextualização dos problemas ambientais, principalmente devido às constates emissões de poluentes em aquíferos e no ar.
I, II e IV.
I e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A sensibilização social com os problemas ambientais leva à busca por formas, mesmo que pequenas, de mitigação. Verdadeiro, a conscientização é um passo importante para que as pessoas busquem soluções para os problemas ambientais. II. A exploração de recursos naturais é uma das principais causas dos impactos ambientais atuais. Verdadeiro, a exploração excessiva de recursos naturais causa degradação ambiental, perda de biodiversidade e outros impactos negativos. III. O petróleo é um recurso energético finito, sendo essa a principal preocupação para promoção de fontes alternativas. Verdadeiro, o petróleo é um recurso não renovável e sua limitação é uma das razões para a busca por fontes de energia alternativas. IV. A urbanização é a contextualização dos problemas ambientais, principalmente devido às constantes emissões de poluentes em aquíferos e no ar. Verdadeiro, a urbanização está frequentemente associada ao aumento da poluição e à degradação ambiental. Agora, vamos verificar as alternativas: - I, II e IV: Todos verdadeiros. - I e IV: Verdadeiros, mas não incluem II. - I e III: Verdadeiros, mas não incluem II e IV. - I, II e III: Todos verdadeiros. - II, III e IV: Todos verdadeiros. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A economia verde entra nos debates mundiais no avanço da sustentabilidade. Dentre suas perspectivas, se encontra a utilização de tecnologias sustentáveis, que proporcionem um bem-estar e qualidade de vida à sociedade. As mudanças no modelo econômico iniciam, neste século, um processo de transição.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conceituação de economia verde, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Umas das problemáticas da a economia verde está atrelada aos padrões de consumo da sociedade.
II. Esse tema também aborda os aspectos relacionados a uma diminuição de resíduos e a um consumo consciente.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Chegamos finalmente, neste 21º século da era cristã, a uma etapa histórica em que todos os povos da Terra, em maior ou menor grau, participam da mesma civilização: a capitalista. No entanto, poucos, no mundo todo, dão-se conta desse fenômeno único em toda a História.” Fonte: COMPARATO, F. K. Capitalismo: civilização e poder. Estudos Avançados, v. 25, n. 72, p. 251- 276, 2011. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os debates acerca da teoria do capitalismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As teorias capitalistas foram elaboradas por Marx durante a revolução industrial e são debatidas até hoje na comunidade científica.
II. ( ) A teoria capitalista buscava tratar das questões econômicas ligadas aos grades empresários.
III. ( ) Marx realiza críticas à forma de trabalho exploratório em sua teoria.
IV. ( ) O capitalismo debatido por Marx buscava realizar duras críticas aos baixos salários recebidos pelos operários.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “O ano de 2015 marca o septuagésimo aniversário da criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Visando a tomada de decisões importantes para o desenvolvimento sustentável, a luta contra as mudanças climáticas e as crises humanitárias, foram construídos três grandes eventos para formatar a agenda internacional pós-2015.” Fonte: ALVES, J. E. D. Os 70 anos da ONU e a agenda global para o segundo quindênio (2015-2030) do século XXI. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 32, n. 3, p. 587- 598, 215. A ONU realiza um encontro importante para traçar os novos rumos de um mundo sustentável. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre movimentos mundiais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Os esforços governamentais mundiais trouxeram avanços significativos para o desenvolvimento sustentável mundial.
II. Acarretaram, por exemplo, no lançamento dos 17 objetivos que fundamentaram a agenda de sustentabilidade entre 2015-2030.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Nas últimas décadas, a questão da segurança alimentar e nutricional ganhou centralidade na agenda internacional, influenciando os acordos e compromissos de desenvolvimento dos governos nacionais. Fortemente influenciado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o conceito de segurança alimentar e nutricional, incialmente circunscrito à produção e formação de estoques de ASCONCELLOS, A., B., P., A.; MOURA, L. B. A. Segurança alimentar e nutricional: uma análise da situação da descentralização de sua política pública nacional. Caderno de Saúde Pública, v. 34, n. 34, p. 1-13, 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre segurança alimentar, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).
I. ( ) A temática da segurança alimentar propõe a garantia de alimentos para todos.
II. ( ) A soberania alimentar se encontra relacionada às políticas para produção e distribuição de alimentos.
III. ( ) Quaisquer tipos de alimentos estão inseridos na temática da segurança alimentar.
IV. ( ) Temas como padrões de consumo e bioenergia estão interligados à segurança alimentar.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
F, V, V, V.

Leia o trecho a seguir: “O Brasil talvez seja o único 'grande' país que vivenciou um profundo e complexo processo de crescimento e desenvolvimento econômico sem promover substanciais mudanças na questão da propriedade fundiária. Desde a colonização portuguesa, passando pela Lei de Terras de 1850 e por todo o processo de industrialização vivenciado no século XX e ainda em curso, a questão agrária permaneceu quase que inalterada, a despeito de avanços decorrentes das crescentes contradições sociais e econômicas e da correlata violência verificadas no campo.” Fonte: NAKATANI, P.; FALEIROS, R. N.; VARGAS, N. C. Histórico e os limites da reforma agrária na contemporaneidade brasileira. Serviço Social & Sociedade, n. 110, p. 213-240, 2012. O debate acerca do movimento agrário é de suma importância para o Brasil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema do histórico dos debates de responsabilidade social, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A reforma agrária é um movimento de base social que procura a distribuição de terras para pequenos agricultores, sendo de suma importância para o Brasil.
II. Os pequenos agricultores são os principais responsáveis pelo abastecimento alimentício no mercado nacional.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.

As áreas degradadas são uma problemática constante. O solo, por exemplo, quando degradado, possui riscos de ser abandonado, tornando-se improdutivo. Esse é um tema de grande debate em órgão públicos e instituições de pesquisas, por ser uma realidade que se encontra atrelada a vários países, como o Brasil.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sobre áreas degradadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).
I. ( ) A utilização de agrotóxicos e pesticidas fomenta a degradação de áreas.
II. ( ) A utilização de tecnologias como os nanomateriais pode melhorar os solos para sua retomada produtiva.
III. ( ) As áreas degradas implicam em menor disponibilidade de nutrientes para plantas.
IV. ( ) As áreas degradas são improdutivas devido às elevadas concentrações de elementos químicos tóxicos, como chumbo e mercúrio.
F, V, F, V.
V, F, V, V.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Os movimentos dos anos de 1960, seja na sua expressão mais propriamente política, seja na contracultural, ou mesmo nos modos em que combinaram essas expressividades, tiveram como traço característico a transgressão de padrões de valores estabelecidos. Transgressão não no sentido de uma pura negatividade, ou de uma negação absoluta dos limites estabelecidos, mas de um movimento que os atravessa afirmando novos limites.” Fonte: CARDOSO, I. A geração dos anos de 1960: o peso de uma herança. Tempo Social, v. 17, n. 2, p. 93-107, 2005. O movimento hippie, ocorrido nos anos de 1960, abre margem para o debate de problemas sociais.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o histórico de debates a respeito da responsabilidade social, analise as afirmativas a seguir:
I. A produção agrícola, devido à escassez de alimentos em todo planeta, acarretou o aumento da taxa de mortalidade e era um dos focos do movimento hippie.
II. O distanciamento do homem com as políticas públicas, principalmente aquelas voltadas para uma maior ampliação de oportunidades de emprego, era um dos focos do movimento hippie.
III. A discriminação racial existente na sociedade que deveria ser combatida por entidades governamentais e sociedade civil era um dos focos do movimento hippie.
IV. O pouco relacionamento harmônico existente entre o homem com o meio que acarretava na degradação ambiental era um dos focos do movimento hippie.
1. I e IV.
2. I, II e IV.
3. III e IV.
4. II e IV.
5. II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina