Logo Passei Direto
Buscar
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em resolução da III Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas proclama: “A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforcem, através do ensino e da educação, em promover o respeito a esses direitos e liberdades e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional.
Assinale a opção correta em relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O texto da Declaração garante o sigilo de correspondência, porém assegura a sua violação para casos em que a segurança exigir.
A unicidade de base sindical é tratada na Declaração.
Assegura o direito ao apátrida de escolher a nacionalidade cujos laços forem maiores.
A Declaração afirma que toda pessoa tem direito a repouso e lazer.
A Declaração contempla que instrução será gratuita apenas para o nível fundamental.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das opções apresentadas: 1. O texto da Declaração garante o sigilo de correspondência, porém assegura a sua violação para casos em que a segurança exigir. - A Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Artigo 12, garante o direito ao sigilo da correspondência, mas não menciona explicitamente a possibilidade de violação em casos de segurança. Portanto, essa afirmativa é questionável. 2. A unicidade de base sindical é tratada na Declaração. - A Declaração Universal dos Direitos Humanos não aborda especificamente a unicidade de base sindical. Essa afirmativa é falsa. 3. Assegura o direito ao apátrida de escolher a nacionalidade cujos laços forem maiores. - A Declaração não menciona especificamente o direito do apátrida de escolher a nacionalidade. Portanto, essa afirmativa é falsa. 4. A Declaração afirma que toda pessoa tem direito a repouso e lazer. - Verdadeiro, o Artigo 24 da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que "toda pessoa tem direito ao descanso e ao lazer, incluindo a limitação da jornada de trabalho e férias remuneradas". 5. A Declaração contempla que instrução será gratuita apenas para o nível fundamental. - A Declaração, no Artigo 26, afirma que a educação deve ser gratuita, pelo menos no que diz respeito ao ensino elementar e fundamental, mas não limita a gratuidade apenas a esse nível. Com base na análise, a única afirmativa verdadeira é a quarta: "A Declaração afirma que toda pessoa tem direito a repouso e lazer." Portanto, a alternativa correta é: d) A Declaração afirma que toda pessoa tem direito a repouso e lazer.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a questão da violação dos Direitos Humanos e os cenários de violência que vivemos hoje, verificamos um sentimento de impotência dos indivíduos. Assim, observe a charge e, em seguida, responda ao que se pede.
A charge remete a uma determinada percepção existente hoje entre estratos da população brasileira a respeito da questão da segurança pública. Com base na charge, é correto afirmar:
As crianças são as principais responsáveis pela visão negativa que, socialmente, se construiu dos órgãos de segurança pública.
As diferenças entre policiais e ladrões seriam claras na consciência dos indivíduos se as mães educassem melhor seus filhos a não cometer equívocos.
A vantagem da polícia em relação ao ladrão é que a primeira usa arma de fogo enquanto o segundo está restrito às armas brancas.
Situações de exceção tendem a produzir em parte da população, descrédito em relação às instituições de proteção da cidadania.

Os direitos humanos são o conjunto de condições, garantias e comportamentos, capazes de assegurar a característica essencial do homem, a sua dignidade, de forma a conceder a todos, sempre, o cumprimento das necessidades inseridas em sua condição de pessoa humana. Eles são concebidos como indivisíveis e universais: basta ser pessoa para ser titular de direitos e dotado de dignidade.
Assinale a opção correta acerca do surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Trata-se de um tratado internacional.
De cunho contratual, foi assinada pelos países signatários da Organização do Atlântico Norte.
São ideais princípios lógicos que foram materializados em cartas constitucionais.
Originou-se de uma recomendação em forma de resolução adotada pela Organização das Nações Unidas.
Criada com base em acordos multilaterais, foi adotada pela Organização das Nações Unidas como missão institucional.

A Gestão Democrática na escola pública é um processo por meio do qual decisões são tomadas, encaminhamentos são realizados, ações são executadas, acompanhadas, fiscalizadas e avaliadas coletivamente, isto é, com a efetiva participação de todos os segmentos da comunidade escolar (SEDUC, 2012, p. 7).
Sobre Gestão Democrática, leia as seguintes afirmativas.
I. É compreendida como um processo político através do qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução de problemas.
II. Tende a transferir para a escola a rigidez característica de grandes organizações, passando pela delegação de autoridade, a departamentalização e a especialização até aos desempenhos mínimos aceitáveis, consagrados por regras universais e abstratas.
III. Trabalha com atores sociais e suas relações com o ambiente, como sujeitos da construção da história humana, gerando participação, corresponsabilidade e compromisso.
Está correto apenas o que se afirma em: I, II e III.
I e II
I e III
II
II e III

Os direitos humanos consistem em um conjunto de condições, garantias e comportamentos, capazes de assegurar a característica essencial do homem, a sua dignidade, de forma a conceder a todos, sempre, o cumprimento das necessidades inseridas em sua condição de pessoa humana.
Assinale a opção correta acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos exclui, expressamente, do seu âmbito de alcance os países não signatários.
Trata-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos de mero protocolo de intenções sem resultado prático concreto.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como fundamento o princípio da dignidade da pessoa humana.
A pacificação de ideologias religiosas em conflito foi o objetivo da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos traz como fundamento a estratificação social como forma de pacificação dos povos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em resolução da III Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas proclama: “A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforcem, através do ensino e da educação, em promover o respeito a esses direitos e liberdades e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional.
Marque a alternativa que NÃO está de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito pode ser invocado mesmo em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.
Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Os seres humanos, por nascerem iguais em dignidade e em direitos, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina