Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Os mesmos traços consideráveis em pacientes esquizofrênicos, apresentados pelo grupo de crianças observadas por Bleuler (1911) e Kanner (1943), ainda são os mesmos para conceituar e diagnosticar o autismo atualmente.
Com base nas dimensões inseparáveis, analise as alternativas a seguir:
I - Uma das principais dificuldades para um diagnóstico precoce do autismo são justamente as inúmeras condições clínicas adversas.
II - Na busca de evidências que justificassem a precocidade das manifestações clínicas na criança com TEA, nunca se chegou de fato ao conceito do que é TEA.
III - O conceito do autismo passou a ser discutido e cada teoria aponta para um diagnostico diferente.
IV - É importante que os especialistas utilizem critérios bem estabelecidos para ter precisão em diagnosticar uma criança com TEA.
A As alternativas II, III e IV estão corretas.
B As alternativas II e IV estão corretas.
C As alternativas I, II e III estão corretas.
D As alternativas I e IV estão corretas.
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I - Uma das principais dificuldades para um diagnóstico precoce do autismo são justamente as inúmeras condições clínicas adversas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois existem várias condições que podem dificultar o diagnóstico precoce do autismo. II - Na busca de evidências que justificassem a precocidade das manifestações clínicas na criança com TEA, nunca se chegou de fato ao conceito do que é TEA. Falso, embora o conceito de TEA tenha evoluído, existem definições e critérios estabelecidos que ajudam a caracterizar o transtorno. III - O conceito do autismo passou a ser discutido e cada teoria aponta para um diagnóstico diferente. Falso, embora existam diferentes abordagens teóricas, o diagnóstico de autismo é baseado em critérios bem definidos, como os do DSM-5. IV - É importante que os especialistas utilizem critérios bem estabelecidos para ter precisão em diagnosticar uma criança com TEA. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a utilização de critérios claros é fundamental para um diagnóstico preciso. Com base nas análises, as alternativas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa correta é: D) As alternativas I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A literatura tem apresentado uma grande relação entre a alimentação e o autista, mas apesar disso, ainda não se sabe com certeza o que pode causar tais desordens gastrointestinais. Muitas crianças com TEA reclamam de desconfortos gastrointestinais associados com constipação, diarreia, dor abdominal e outras doenças gastrointestinais, assim como a seletividade por alguns alimentos e, preferencialmente, de uma certa marca.
Sobre essas desordens gastrointestinais e seus resultados, assinale a alternativa CORRETA:
A) Relativos à seletividade alimentar, problemas na motricidade oral, habilidades ligadas à alimentação e recusa alimentar.
B) Relativos à falta de apetite, problemas na mastigação, habilidades ligadas à alimentação e percepção alimentar.
C) Relativos ao excesso de apetite, problemas na mastigação, habilidades ligadas à alimentação e percepção alimentar.
D) Relativos à falta de apetite, problemas de dicção, habilidades ligadas à alimentação e infecções generalizadas.

A Deficiência Intelectual não aparece de repente. Nesse sentido, é importante que familiares e a escola estejam atentos aos pequenos atrasos nos bebês e crianças. Os especialistas da área de saúde chamam de “chaves de atraso de desenvolvimentos”. Esses atrasos serão pré-requisitos para atrasos maiores e motivos para iniciar intervenções terapêuticas o mais cedo possível.
Sobre os sinais em crianças que indicam esses atrasos de desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
A) Bebês que não demonstrem autonomia; facilidade na abstração; muita interatividade; facilidade na generalização.
B) Crianças que demonstram interesse por várias coisas; facilidade na concentração; pouca interatividade; maior elo com a mãe do que com o pai.
C) Crianças bem pequenas que não demonstram autonomia; dificuldade de abstração; atraso global no desenvolvimento; Dificuldade de generalização.
D) Bebês que demonstram interesse por várias coisas; dificuldade na concentração; muita interatividade; maior elo com o pai do que com a mãe.

Um dos transtornos que também atingem pessoas com TEA é o Transtorno de Ansiedade. A ansiedade é uma reação normal do corpo diante do estresse, ela desempenha um importante papel para nossa sobrevivência.
Sobre os tipos de transtornos de ansiedade, segundo a APA (2014), assinale a alternativa CORRETA:
A) Transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno de estresse pós-traumático ou outros transtornos de ansiedade.
B) Transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do sono, transtorno generalizado ou outros transtornos de ansiedade.
C) Transtorno alimentar de ansiedade, transtorno de pânico, transtorno do déficit de atenção ou outros transtornos de ansiedade.
D) Transtorno de hiperatividade, transtorno pós-traumático, transtorno do sono ou outros transtornos da ansiedade.

A dificuldade no uso da imaginação ou comportamento na pessoa com TEA parece ser uma das características mais difíceis para as famílias lidarem.
Com base na APA (2014) e a dificuldade no comportamento do TEA, analise as alternativas a seguir:
I - Contato visual disperso; interação social de maneira isolada; estereotipias; comunicação restrita.
II - Comunicação expressiva; estereotipias; interesses intensos por objetivos específicos; muita compreensão do abstrato.
III - Expressões corporais e emocionais próprias; interesses intensos por objetivos específicos; incompreensão do abstrato.
IV - Interação social de maneira isolada; expressões corporais e emocionais que se fazem entender para conversar com as pessoas.
A) As alternativas I, II e III estão corretas.
B) As alternativas I, III e IV estão corretas.
C) As alternativas II e IV estão corretas.
D) As alternativas I e III estão corretas.

Conforme observado nos estudos dessa unidade, o conceito que envolve a palavra comorbidade é muito amplo, entretanto, é possível trazer uma definição que leva a uma compreensão mais clara a respeito desse conceito.
Sobre uma boa definição para esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A) Comorbidades são condições de doenças ou transtornos que acometem somente pessoas com TEA.
B) Comorbidades são condições de doenças ou transtornos associados a outros distúrbios ou transtornos, não depende da faixa etária e, em alguns casos, esta pode ser uma condição que acompanhará toda a vida da pessoa, necessitando de tratamento e intervenções por longo tempo.
C) Comorbidades se limitam a algum subgrupo especial, passando por uma pequena gama de transtornos mentais.
D) Comorbidades é a condição da pessoa que apresenta, de maneira simultânea, pelo menos três doenças, é a junção dessas três ou mais doenças que aparecem, em diferentes momentos na vida de uma pessoa.

Mais conteúdos dessa disciplina