Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à classificação do Estado, analise os seguintes aspectos:
De acordo com as assertivas acima, faz parte dos aspectos de classificação do Estado:
I - Forma de governo (República ou Monarquia).
II - Sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo).
III - Forma de Estado (Estado unitário ou Federação).
IV - Sistema de Estado (deputado ou legislativo).
a. Todas as alternativas.
b. Apenas I, II e III.
c. Apenas III e IV.
d. Apenas IV.
e. Apenas I e II.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I - Forma de governo (República ou Monarquia). Correto, isso é um aspecto de classificação do Estado. II - Sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo). Correto, isso também é um aspecto de classificação do Estado. III - Forma de Estado (Estado unitário ou Federação). Correto, isso é um aspecto importante na classificação do Estado. IV - Sistema de Estado (deputado ou legislativo). Incorreto, essa assertiva não faz parte da classificação do Estado. O termo "sistema de Estado" não é utilizado dessa forma, e "deputado" não é uma categoria de classificação. Com base na análise, os itens I, II e III estão corretos, enquanto o IV está incorreto. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) Apenas I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema constitucional de crises ocorre quando decretado o estado de defesa ou o estado de sítio conforme disciplinado na Constituição Federal. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
Nesse sentido, é correto afirmar:
I - Verifica-se o estado de defesa quando houver instabilidade institucional ou calamidades de grandes proporções na natureza, desde que afete a ordem pública ou a paz social.
II – De acordo com Nagib Slaibi Filho (2009, p. 597) o estado de defesa é uma salvaguarda constitucional, considerado um instituto constitucional de defesa do Estado e das instituições democráticas, como garantia da ordem pública com a intensificação do poder de polícia que acarreta a restrição do exercício de certas garantias constitucionais.
III - Alexandre de Moraes (2020) salienta que, o estado de defesa é uma modalidade mais branda de estado sítio e às antigas medidas de emergência do direito constitucional anterior e não exige para sua decretação, por parte do Presidente da República, autorização do Congresso Nacional.
IV – Em um sistema constitucional de crise, especialmente, no estado de defesa onde existe um momento de anormalidade, não há possibilidade da suspensão de determinadas garantias constitucionais em lugar específico e por tempo determinado, diminuindo o poder repressivo do Estado, fundamentado na gravidade da perturbação da ordem pública.
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas IV está correta.

Segundo o art. 136, caput, da Constituição Federal: “O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional decretar o estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social, ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidade de grandes proporções na natureza”.
Analise as assertivas abaixo, no que diz respeito à previsão constitucional que pode ser fragmentada nos seguintes aspectos que compõe o conceito de estado de defesa:
I - Preservar ou prontamente restabelecer: com esses termos sabe-se que o estado de defesa se classifica em preventivo ou induzido.
II - Locais restritos e determinados: necessariamente no estado de defesa identifica-se a região de abrangência das medidas adotadas.
III- A ordem pública ou a paz social: o estado de defesa ocorrerá justamente quando houver a desordem pública ou a perturbação da paz social, com o fito de restabelecer o estado constitucional de todos os direitos e instituições democráticas.
IV - Ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza: a situação está marcada por uma gravidade ímpar e de futuro longo que afete a instabilidade institucional, sendo suficientes apenas os instrumentos regulares, como as polícias civil ou militar.
a. Apenas IV está correta.
b. Temporalidade.
c. Necessidade.
d. Proporcionalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina