Logo Passei Direto
Buscar
O conhecimento é formado por meio de uma construção contínua, ou seja, ele não está pronto e acabado, nem no externo e nem no indivíduo do conhecimento. Mas depende sim de uma elaboração, que se faz uso de elementos endógenos (internos) e exógenos (externos) da pessoa. Esse entendimento faz parte da epistemologia de natureza construtivista defendida por:
Assinale a alternativa correta.
a. Jean Piaget.
b. Vergnaud.
c. Vygotsky.
d. Johnson-Laird.
e. Bruner.
User badge image
PsicoEducacao

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar as contribuições de cada um dos teóricos mencionados em relação ao construtivismo. a) Jean Piaget - É conhecido por sua teoria do desenvolvimento cognitivo, que enfatiza a construção do conhecimento através de estágios de desenvolvimento, mas não foca tanto na interação social. b) Vergnaud - Trabalhou com a teoria das situações e a construção do conhecimento, mas não é tão amplamente reconhecido como um construtivista no sentido mais amplo. c) Vygotsky - Famoso por sua teoria sociocultural, que enfatiza a importância da interação social e do contexto cultural na construção do conhecimento. Ele fala sobre a mediação e a importância dos elementos externos na aprendizagem. d) Johnson-Laird - Conhecido por suas contribuições à psicologia cognitiva, mas não é um teórico construtivista. e) Bruner - Defendeu a ideia de que o conhecimento é construído ativamente pelo aprendiz e enfatizou a importância da cultura e da interação social. Dentre essas opções, a que melhor se alinha com a ideia de que o conhecimento é uma construção contínua que envolve tanto elementos internos quanto externos é c) Vygotsky.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Seguindo a teoria elaborada inicialmente por Dewey (1959), Bruner entende a aprendizagem como solução de problemas. Com isso, concebe que é por meio da solução dos problemas no dia a dia que os seres humanos se ajustam a seu ambiente, de maneira no qual o resultante é o aprendizado. Neste sentido, podemos considerar com base em PEREIRA et al (2009, p. 158) que:
Assinale a alternativa correta.
I – “[...].O método “dos problemas” valoriza experiências concretas e problematizadoras, com forte motivação prática e estímulo cognitivo para possibilitar escolhas e soluções criativas.”
II - “[...].O método “dos problemas” não valoriza experiências concretas e problematizadoras, com forte motivação prática e estímulo cognitivo para possibilitar escolhas e soluções criativas.”
III - “[...].O método “dos problemas” valoriza experiências não concretas e não problematizadoras, com forte desmotivação prática e estímulo cognitivo para possibilitar escolhas e soluções criativas.”
IV - “[...].O método “dos problemas” valoriza experiências não concretas e problematizadoras, com pouca motivação prática e estímulo cognitivo para possibilitar escolhas e soluções criativas.”
a. Apenas a I está correta
b. Apenas II, III e IV estão corretas
c. Apenas I e II está correta.
d. Apenas III e IV está correta
e. Apenas I, II e IV estão corretas

Segundo Dewey (1964, p. 16) “A Educação é conseguida com as próprias experiências vividas inteligentemente. Simultaneamente vivemos, experimentamos e aprendemos.”
Neste sentido, analise as asserções abaixo: I – A teoria iniciada por Dewey e seguida por Bruner entende a aprendizagem como solução de problemas. II – De acordo com a teoria de Bruner, o ensino escolar deve ser voltado para desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas cotidianos, lembrando que nesse processo de resolução, experiências são vivenciadas e aprendizagens desencadeadas. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a. As asserções I e II são preposições falsas.
b. A asserção I é uma preposição verdadeira e a II é uma preposição falsa.
c. As asserções I e II são preposições verdadeiras e II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são preposições verdadeiras e II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I é uma preposição falsa e a II é uma preposição verdadeira.

O norte-americano B. F. Skinner (1904-1990) foi um estudioso que buscou compreender um pouco mais, de modo que contribuísse para o desenvolvimento das teorias comportamentalistas. Sendo assim, seus estudos focaram em compreender o que ocorre após a resposta, ou seja, da consequência, que pode tanto ser ou não reforçadora. Neste contexto, destacou que há três variáveis.
Selecione a alternativa correta que corresponde as tais três variáveis destacada por Skinner (1904-1990).
a. Resposta, reforço positivo e reforço negativo.
b. Estímulo, reforço negativo e contingência de reforço.
c. Contingência de reforço, resposta e estímulo.
d. Estímulo, reforço negativo e reforço positivo.
e. Estímulo, reforço positivo e contingência de reforço.

Para teoria da cognição compreendida por Ausubel (1918-2008), aprendizagem é entendida como significativa quando um novo conhecimento leva o aprendente a obter significados por meio de ancoragem em aspectos importantes encontrados na estrutura cognitiva preexistente do indivíduo, podendo ser um conceito, ideia ou proposições.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I – Não-arbitrariedade e substantividade são as características da aprendizagem significativa.
II - A essência da aprendizagem significativa está no que ocorre com o relacionamento arbitrário e substantivo de conhecimentos não relevantes da estrutura do sujeito, ou seja, a pessoa já possui algum conceito significativo em relação a nova informação para interagir.
a. As asserções I e II são preposições verdadeiras e a II não justifica a I
b. A asserção I é uma preposição falsa e a II é uma preposição verdadeira
c. As asserções I e II são verdadeiras, sendo a II uma justificativa da I
d. As asserções I e II são preposições falsas
e. A asserção I é uma preposição verdadeira e II é uma preposição falsa

Edwin Guthrie (1886-1959) entende a intensidade observada em meio à associação estímulo-resposta como hábito, que deveria ser alvo no primeiro pareamento e não reforçado pela prática cujo o importante era a contiguidade. Assim Guthrie, se voltou para quebrar paradigmas e trouxe alguns métodos.
Quais são eles? Assinale a alternativa correta.
a. Da fadiga e limiar apenas
b. O do limiar e da incompatibilidade apenas
c. Da fadiga, limiar e compatibilidade
d. O da fadiga, limiar e o da incompatibilidade
e. Da incompatibilidade e da fadiga apenas

Mais conteúdos dessa disciplina