Buscar

direito do trabalho

) Geraldo, proprietário de uma mercearia, desenvolve suas atividades com auxílio de dois irmãos, que são seus empregados. No mês de fevereiro, realizou poucas vendas e, portanto, não teve lucro, auferindo valor suficiente apenas para arcar com os gastos com água, luz e aluguel. Em razão disso e do fato de considerar seu negócio de âmbito meramente familiar, pretende deixar de efetuar o pagamento dos salários de seus irmãos, acordado no valor de R$678,00, acreditando que eles teriam sido também responsáveis pelo mau andamento dom negócio, por não terem se empenhado na divulgação do novo comércio. Responda se a conduta de Geraldo é lícita. Por quê?

💡 2 Respostas

User badge image

Geisa Costa

Para que a conduta de Geraldo sejaa considerada ilícita, ele tem que agir de forma contrária a norma. Porém no caso verifica-se que seus irmãos foram desidiosos quanto a prática laborativa. Em meu ponto de vista, cabe analisar se as claúsulas contratuais pactuadas previam valor menor que um salário mínimo mensal x quantidade de horas trabalhadas, pois de acordo com a regra atual se o empregado está a  disposição do empregador por 40 horas semanais este DEVE receber pelo menos um salário mínimo. Portanto, faltam informações para uma melhor resolução do caso. Um abraço!

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

A atitude de Geraldo não é lícita, pois os seus irmãos são seus empregados. O artigo 2º da CLT afirma que o empregador é responsável pelos riscos da atividade econômica, devendo assalariar seus funcionários. 

Os irmãos não são sócios de Geraldo na empresa. Desta forma, pela força do parágrafo 1º do artigo 459 da CLT, Geraldo terá que realizar o pagamento de seus funcionários até o 5º dia útil do mês subsequente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais