Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Sabe-se que os movimentos de contestação da Igreja Católica só puderam obter êxito no século XVI por conta das transformações sócio-políticas pelas quais a Europa passava na época.
Sobre a Reforma Protestante e o contexto político em que ela estava situada, assinale a alternativa correta:
a. As 95 teses fixadas por Lutero na porta da Igreja de Wittenberg, na Saxônia, tiveram o propósito de denunciar publicamente a Bula Decet Romanum Pontificem, a qual intensificava a abusiva cobrança de indulgências do Papa Leão X para a construção da Basílica de São Pedro.
b. O fortalecimento das monarquias absolutistas colocava em xeque os interesses religiosos, pois os reis fundadores dos Estados Modernos tinham o objetivo de colocar a Igreja sob os seus próprios desígnios, e não o contrário, o que implicava uma oposição ao poder do Papa.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à Reforma Protestante e ao contexto político da época. a) As 95 teses fixadas por Lutero na porta da Igreja de Wittenberg, na Saxônia, tiveram o propósito de denunciar publicamente a Bula Decet Romanum Pontificem, a qual intensificava a abusiva cobrança de indulgências do Papa Leão X para a construção da Basílica de São Pedro. - Essa afirmação é parcialmente correta, pois as 95 teses de Lutero realmente criticavam a venda de indulgências, mas não se referem especificamente à Bula Decet Romanum Pontificem. b) O fortalecimento das monarquias absolutistas colocava em xeque os interesses religiosos, pois os reis fundadores dos Estados Modernos tinham o objetivo de colocar a Igreja sob os seus próprios desígnios, e não o contrário, o que implicava uma oposição ao poder do Papa. - Esta afirmação é correta, pois reflete a dinâmica de poder entre as monarquias e a Igreja durante a Reforma, onde os reis buscavam maior controle sobre a religião em seus territórios. Diante da análise, a alternativa correta é: b) O fortalecimento das monarquias absolutistas colocava em xeque os interesses religiosos, pois os reis fundadores dos Estados Modernos tinham o objetivo de colocar a Igreja sob os seus próprios desígnios, e não o contrário, o que implicava uma oposição ao poder do Papa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com a dominação romana da região de Israel a partir de 63 a.C, seguiu-se um período de grande agitação, podendo este ser representado pelos Zelotas - líderes de revoltas contra os romanos – e pela destruição do Templo de Jerusalém.
Sobre este contexto histórico e os seus desenvolvimentos posteriores, assinale a alternativa correta:
a. Na “Galut”, termo hebraico para “mudança”, os judeus transformaram a sua religião e abandonaram a crença de que o povo de Israel seria o povo escolhido por Deus, tendo esta se tornado uma lembrança distante com um sentido mais alegórico do que literal.
b. Os ritos funerários foram abolidos, mas o sacrifício de animais continuou a ser realizado pelo povo judeu de maneira clandestina e em meio às outras culturas e regiões em que se estabeleceram, como a Europa ocidental, a África, a Rússia e o leste asiático.
c. Depois da destruição do Templo, a religião judaica passou a ter um caráter domiciliar onde a figura paterna adotou o papel fundamental de transmissor da tradição. O cargo de sacerdote substituiu o de rabino dentro das sinagogas, ou “Yeshiva” - casas de oração e escolas da Lei.
d. Dada a crença judaica de que a terra de Canaã havia sido dada ao patriarca Abraão pelo próprio Deus, era exigido que para que o Imperador romano, um governante terreno, comparecesse na presença do “Muro das Lamentações”, este fosse circuncidado.
e. O Templo de Jerusalém havia sido reconstruído em 522 a.C e embelezado pelo rei Herodes no século I a.C. Porém, foi destruído novamente a mando do imperador Vespasiano em 70 d.C, sendo este considerado como o marco inicial da diáspora judaica pelo mundo.

O período de três séculos entre a crucificação de Cristo (por volta de 30 d.C) e o Concílio de Niceia (325 d.C) é convencionalmente chamado de “Igreja Primitiva”, tendo sido uma época em que o cristianismo buscava se estabelecer doutrinariamente, ainda não contando com uma institucionalização sólida.
Sobre a Igreja Primitiva, assinale a alternativa correta:
a. Como um efeito das primeiras formas da doutrina do Arrebatamento, deu-se vazão entre os gentios à adoção de ritos dionisíacos pautados na fruição máxima dos prazeres da vida carnal antes que viesse o fim dos tempos. Tais cultos pagãos heréticos só vieram a ser extintos com a admoestação dos discípulos diretos de Pedro e suas práticas judaizantes.
b. As discussões acaloradas sobre a deidade de Cristo demonstraram que este tema ainda não estava claro para os cristãos dos primeiros séculos. Por seu título de Messias prometido, Jesus tendia a ser visto apenas como homem, porém, sua natureza de Deus encarnado também veio a ser apregoada pelos partidários de Pelágio, Jerônimo e Eusébio de Cesareia.
c. O período da Igreja Primitiva foi marcado por uma grande profusão de compreensões acerca do que seria a verdadeira fé cristã, tendo envolvido principalmente o duplo debate teológico sobre a existência ou inexistência de Deus e o seu amor ou indiferença para com a humanidade, suscitado com as objeções feitas na mesma época por Epicuro.
d. Houve muitas dificuldades em se reunir as comunidades dos primeiros cristãos em uma só linha de compreensão religiosa, pois, ao mesmo tempo em que o cristianismo almeja se desvencilhar do judaísmo dos primeiros apóstolos, ele também não pode se aliar ao paganismo do mundo greco-romano comum aos gentios recém-conversos.
e. Os crentes do século I d.C, carentes de um corpo de normas que pudessem seguir, tiveram que pautar suas vidas nos ensinamentos dos apóstolos e dos “enviados” - nome dados aos líderes das comunidades locais, uma vez que as Cartas Paulinas haviam saído completamente de circulação após a década de 50 d.C por conta da perseguição romana.

A Umbanda surgiu em 1908 com a figura de Zélio Fernandino de Moraes, e tem suas práticas marcadas pelo sincretismo entre catolicismo, espiritismo e candomblé.
Sobre essa manifestação religiosa recente na história do Brasil, assinale a alternativa correta:
a. Durante uma reunião da Federação Espírita Fluminense, Zélio teria se levantado da mesa, uma atitude proibida em uma sessão espírita. Após retornar e colocar sobre a mesa uma flor que colhera do jardim, ele incorporou diversos espíritos, como índios, caboclos e escravos.
b. Tendo começado a exibir ações estranhas, como assumir o comportamento de velhos ou de animais, Zélio foi levado por sua família a um padre, que por sua vez aconselhou que o rapaz fosse levado aos médicos. Contudo, o jovem não teve êxito ao passar pelo tratamento.
c. Incorporando o chamado “Caboclo das Sete Encruzilhadas” e realizando o sacrifício simbólico de uma galinha, Zélio teria afirmado que os espíritos desencarnados passariam a ajudar as pessoas sem qualquer discriminação baseada em condição financeira, raça ou cor.
d. Assim como os praticantes do Candomblé, os praticantes da Umbanda acreditam no poder dos Orixás, mas incorporando-os de forma conjunta com um amplo panteão de entidades que se manifestam em seus cultos, como Pretos Velhos, Baianos, Marinheiros, Erês e Pomba-giras.
e. A origem da palavra “Umbanda” vem do dialeto quimbundo que significa “a arte de curar”, e a religião se baseia em dois princípios: Luz e Amor. Por conta de suas raízes espíritas, o local de cerimônia da Umbanda é sempre fixo, podendo ser chamado de tenda, terreiro ou casa.

Sobre a Reforma Protestante e o contexto político em que ela estava situada, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As 95 teses fixadas por Lutero na porta da Igreja de Wittenberg, na Saxônia, tiveram o propósito de denunciar publicamente a Bula Decet Romanum Pontificem, a qual intensificava a abusiva cobrança de indulgências do Papa Leão X para a construção da Basílica de São Pedro.
b. O fortalecimento das monarquias absolutistas colocava em xeque os interesses religiosos, pois os reis fundadores dos Estados Modernos tinham o objetivo de colocar a Igreja sob os seus próprios desígnios, e não o contrário, o que implicava uma oposição ao poder do Papa.
c. Com suas doutrinas, Martinho Lutero colocou o homem como a medida de todas as coisas, afirmando que a salvação era individual e que cabia aos mediadores do clero ler e interpretar as escrituras para todo cristão, rejeitando o exclusivismo católico da Palavra de Deus em latim.
d. A mensagem de Lutero surtiu um grande interesse entre a nobreza germânica insatisfeita com a dominação católica, razão pela qual o príncipe Frederico III o resgatou em Roma após a realização de seu julgamento formal pela Inquisição, impedindo assim a sua morte na fogueira.
e. Com medo da perseguição da Igreja de Roma, Lutero se retratou provisoriamente de seus posicionamentos, negando-os em 3 de janeiro de 1521. Contudo, após sua excomunhão, o apoio que recebeu dos príncipes germânicos na “Dieta de Worms” o levou a reafirmá-los.

Mais conteúdos dessa disciplina