Logo Passei Direto
Buscar

Linguística

Colégio Objetivo
Para poder ensinar Língua Portuguesa, a escola precisa livrar-se de alguns mitos: o de que existe uma única forma "certa" de falar - a que se parece com a escrita - e o de que a escrita é o espelho da fala - e, sendo assim, seria preciso "consertar" a fala do aluno para evitar que ele escreva errado.
Sobre o uso da língua e seu ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A variação linguística decorre de diversas formas: no tempo, nos estratos sociais, nos registros formal ou informal, em regiões geográficas distintas. Logo, é inconsistente apontar essas mudanças como erro, desvio, falha. ( ) Tratar de erro na língua corresponde a um posicionamento político, fundamentado na Linguística Aplicada, que prevê a prescrição da gramática normativa como única alternativa para a correção dos usos linguísticos. ( ) Para a Linguística Aplicada, as diversas variações linguísticas ocorrem espontaneamente nos usos cotidianos de comunidades linguísticas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V.
B V - F - V.
C V - V - F.
D F - V - F.
User badge image
Estudando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o uso da língua e seu ensino: ( ) A variação linguística decorre de diversas formas: no tempo, nos estratos sociais, nos registros formal ou informal, em regiões geográficas distintas. Logo, é inconsistente apontar essas mudanças como erro, desvio, falha. É verdadeira (V). A variação linguística é um fenômeno natural e ocorre em diferentes contextos, e não deve ser considerada um erro, mas sim uma característica da língua. ( ) Tratar de erro na língua corresponde a um posicionamento político, fundamentado na Linguística Aplicada, que prevê a prescrição da gramática normativa como única alternativa para a correção dos usos linguísticos. É verdadeira (V). A forma como se trata o "erro" na língua pode refletir uma perspectiva política e ideológica, e a gramática normativa muitas vezes é imposta como a única forma correta de uso. ( ) Para a Linguística Aplicada, as diversas variações linguísticas ocorrem espontaneamente nos usos cotidianos de comunidades linguísticas. É verdadeira (V). A Linguística Aplicada reconhece que as variações linguísticas são parte do uso cotidiano e refletem a dinâmica das comunidades linguísticas. Portanto, a sequência correta é: B) V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito. Para formar um leitor nessa perspectiva, é necessário trabalhar com critérios de leitura e análise de textos. Acerca da análise textual, temática e interpretativa, assinale a alternativa CORRETA:
Acerca da análise textual, temática e interpretativa, assinale a alternativa CORRETA:
a) A análise temática visa à preparação da leitura, fornecendo visão panorâmica, que faz sentir o estilo do autor e a estrutura do texto.
b) A análise textual, a análise temática e a análise interpretativa são realizadas com a finalidade de o aluno conhecer a gramática normativa da língua.
c) A análise interpretativa permite ao leitor situar o texto no contexto da vida e da obra do autor, assim como da cultura, da história; relacionar as ideias do autor a outras ideias relacionadas à mesma temática; entre outros aspectos.
d) A análise textual procura compreender a intenção autoral, o conteúdo da mensagem, como o texto está problematizado e quais ideias paralelas são apresentadas ao tema central.

A abordagem normativa da língua tem sua origem situada em distinções hierárquicas entre as pessoas. Como exemplo, podemos encontrar a prescrição da variedade linguística falada pelo rei e caracterizada como o bem falar. A variedade da língua falada pelo rei é considerada norma-padrão. Sobre essa norma-padrão, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre essa norma-padrão, assinale a alternativa CORRETA:
a) A norma-padrão é sustentada, ao longo da história, pelas classes sociais nobres ou mais abastadas, implicando no prestígio social que desfrutam em comparação com o povo.
b) A língua divina é a língua do povo, por isso, constitui-se como norma-padrão.
c) A forma desprestigiada de uma língua pode ser considerada, a partir das contribuições da Linguística Aplicada, como incorreta por não atender a norma-padrão e ser utilizada pelo povo, e não por um rei.
d) A norma prescritiva refere-se à forma mais livre da língua, em geral falada por pessoas com baixo grau de escolaridade.

Alguns autores afirmam que a Linguística é o estudo científico da linguagem e está voltada para a explicação de como a linguagem humana funciona e de como são as línguas em particular. É preciso considerar, ainda, que nos próprios estudos da Linguística, podemos compreender a linguagem e a língua de maneiras diferentes. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A partir da concepção da Linguística Aplicada, entende-se a linguagem como interação social, o que é essencialmente fundamentado pela teoria de Saussure.
b) A partir da concepção da Linguística Aplicada, entende-se que linguagem é a estrutura da língua, como um sistema fechado em si mesmo, sem relação com a vida social.
c) A partir da concepção saussuriana, entende-se a língua como sistema de signos que não pode ser confundida com a linguagem, mas é parte dela.
d) A partir da concepção de alguns linguistas, como Saussure e Coseriu, pode-se compreender que a língua é sinônimo de linguagem.

Um dicionário como esse é apenas umas das diversas representações da diversidade linguística brasileira, que, nesse caso, é destacada pelas diferenças regionais, isto é, pela variação diatópica. Sobre o posicionamento da Linguística Aplicada diante da diversidade linguística brasileira, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o posicionamento da Linguística Aplicada diante da diversidade linguística brasileira, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Linguística Aplicada deixa de dialogar com a Linguística e outras áreas de conhecimento porque somente assim é possível refletir sobre os fenômenos sociais da língua.
b) Deixar de ensinar o dialeto padrão a alunos que usam dialetos não padrões se baseia em um preconceito que representa o padrão como mais difícil em comparação a outras normas.
c) As aulas de língua portuguesa devem considerar exclusivamente a norma padrão da língua em sala de aula, já que as demais normas os alunos já têm contato em outros contextos.
d) A Linguística Aplicada contribui para o ensino de língua materna porque é pensada apenas como aplicação pedagógica dos conhecimentos linguísticos.

Considerando a charge apresentada nesta questão, analise as sentenças a seguir: I- Ler significa decodificar as palavras. II- Um personagem da charge compreendeu a notícia enquanto o outro não.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda não justifica a primeira.
D A duas asserções são falsas.

Dentro da Linguística em si existe uma pluralidade teórica para trabalharmos com os vários fenômenos da língua, como a fonética, a fonologia, a morfologia, a sintaxe e a semântica. A Linguística Aplicada compreende as contribuições teóricas da Linguística e lança um olhar para esses fenômenos a partir do sociointeracionismo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Linguística Aplicada alia-se às áreas de estudo da Linguística para ensinar as formas idealizadas de uma língua a estudantes da educação básica.
b) A Linguística Aplicada é uma área de estudos que rejeita a Linguística Teórica, já que seu foco está voltado ao campo aplicado.
c) A Linguística Aplicada procura unicamente aplicar os conhecimentos linguísticos em sala de aula, permitindo o uso exclusivo da língua culta por parte de professores e alunos.
d) Os linguistas aplicados utilizam estudos da Linguística Teórica para compreender a relação entre a prática e a teoria, embora a Linguística Aplicada procure ser uma ciência autônoma em relação à Linguística.

Para responder esta questão, leia os textos 1 e 2:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O leitor interpreta o texto lido, sem que haja, necessariamente, o conhecimento do código escrito para a leitura de textos, na qual destaca os principais elementos, caracterizando o conhecimento prévio estabelecido.
II- O leitor decodifica os signos linguísticos, compreende a intenção do autor, formula hipóteses, faz inferências, interpreta o texto lido e retém significados que reelabora em suas práticas sociais com o mundo.
III- Na etapa de retenção, o leitor faz analogias, comparações, reconhecendo o sentido de linguagens figuradas ou subintendidas, e passa a aplicá-las em outros contextos, refletindo sobre a importância do que foi lido.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

(ENADE, 2011) Muito se tem falado sobre o ensino linguístico-discursivo da Língua Portuguesa desde a publicação dos PCN-LP. Essa visão é extremamente adequada às novas concepções de ensino de línguas no mundo, que precisa, cada vez mais, de um ser humano apto a atuar socialmente em termos de linguagem. Essa forma de ver também se afina aos novos estudos do letramento, que enfatizam a necessidade de trazer, para dentro da escola, as demais práticas sociais. Essa perspectiva é:
Essa perspectiva é:
a) Contrária à explicação sistêmica-funcionalista de Halliday, para quem a linguagem, ao ser proferida em contexto, possui sempre uma função social.
b) Divergente da tese construtivista de Piaget, segundo a qual o conhecimento é resultado de atividades estruturadoras dos indivíduos.
c) Complementar aos ensinamentos vygostskyanos que revelam evidências de que a língua é uma atividade social, global e cooperativa.
d) Recorrente na tese inatista de Chomsky, segundo a qual a faculdade da linguagem é um esquema formal e abstrato.

Mais conteúdos dessa disciplina