Logo Passei Direto
Buscar
Quanto ao crescimento e desenvolvimento humano, a alternativa que corresponde adequadamente, nesta ordem, a: (1) característica filogenética; (2) característica ontogenética; (3) fator externo é:
a . Postura ereta; uso de medicamentos; manipulação precisa de objetos.
b. Oposição entre polegar e indicador; bordar; reflexo palmar do bebê.
c. Reflexo de sugar do bebê; alta agressividade; herança genética para olhos azuis.
d. Locomoção bípede; estatura mediana; alimentação saudável.
e. Reflexo de “marcha” do bebê, ser alcoólatra, ser daltônico.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender as definições de cada uma das características mencionadas: 1. Característica filogenética: Refere-se a características que são comuns a uma espécie e que se desenvolveram ao longo da evolução. Exemplos incluem traços que são herdados geneticamente. 2. Característica ontogenética: Refere-se ao desenvolvimento individual de um organismo ao longo de sua vida, incluindo habilidades e comportamentos que se desenvolvem com a experiência. 3. Fator externo: Refere-se a influências do ambiente que podem afetar o desenvolvimento e o crescimento humano. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Postura ereta; uso de medicamentos; manipulação precisa de objetos. - A postura ereta é uma característica filogenética, mas o uso de medicamentos e a manipulação precisa de objetos não se encaixam bem. b) Oposição entre polegar e indicador; bordar; reflexo palmar do bebê. - A oposição entre polegar e indicador é uma característica ontogenética, mas bordar e reflexo palmar não se encaixam bem. c) Reflexo de sugar do bebê; alta agressividade; herança genética para olhos azuis. - O reflexo de sugar é uma característica ontogenética, a alta agressividade pode ser vista como um fator externo, e a herança genética para olhos azuis é uma característica filogenética. d) Locomoção bípede; estatura mediana; alimentação saudável. - A locomoção bípede é uma característica filogenética, mas a estatura mediana e a alimentação saudável não se encaixam bem. e) Reflexo de “marcha” do bebê, ser alcoólatra, ser daltônico. - O reflexo de marcha é uma característica ontogenética, ser alcoólatra pode ser considerado um fator externo, e ser daltônico é uma característica filogenética. A alternativa que melhor se encaixa na ordem proposta (característica filogenética, característica ontogenética, fator externo) é a c) Reflexo de sugar do bebê; alta agressividade; herança genética para olhos azuis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto: “[...] tanto os indicadores ontogenéticos quanto os filogenéticos mostram que a cultura humana se tornou possível através de um viver socioafetivo intensificado, de vínculos grupais fortalecidos e, entre muitas outras coisas, do estabelecimento, no jovem, de uma tendência para a educabilidade, busca de referência no adulto significativo, compartilhamento e brincadeira”. (Fonte: “Biologicamente cultural”. Bussab, V. S. R.; Ribeiro, F. L., 1998).
Esse trecho trata da Pré-História e considera que as características culturais e biológicas do ser humano foram se combinando, contribuindo para o desenvolvimento do homem atual. De acordo com ele, é correto afirmar que:
a . O desenvolvimento do indivíduo é mais importante que o desenvolvimento da espécie, porque cada membro do grupo é importante para a sobrevivência de todos.
b. A intensificação das relações afetivo-sociais foi mais importante para a evolução do ser humano do que o desenvolvimento do cérebro, mesmo porque, a estrutura e o tamanho do cérebro pouco influenciaram nessa evolução.
c. O ser humano só começa a ser educado quando se torna jovem, pois como os primeiros hominídeos eram pouco desenvolvidos intelectualmente, as crianças não tinham condições de aprender.
d. No desenvolvimento do ser humano, as relações sociais e afetivas parecem ter desempenhado um papel muito importante para o bom convívio e o aprendizado.
e. Essa tendência para viver em grupo com trocas afetivas, apesar de muito presente na Pré-História, já não se verifica mais neste século (XXI), pois o ser humano atual vive sempre buscando isolamento.

Mais conteúdos dessa disciplina