Logo Passei Direto
Buscar
São muitas as formas de violação de direitos humanos de indivíduos ou grupos sociais, tais como por motivo político, econômico, religioso, racial, compreendendo assassinato, escravidão, deportação, tortura, prisão abusiva, abuso sexual, perseguição em massa, desaparecimento de pessoas, apartheid, genocídio, crime de guerra, prostituição forçada, esterilização forçada, dentre outros. Na atualidade, a justiça global que age para coibir essas práticas intoleráveis que atentam contra a humanidade é representada por qual órgão institucional?
A) Constituição criminal de 1989.
B) Corte Penal Internacional.
C) Comissão Nacional da Verdade de 2011.
D) Organização das Nações Unidas.
E) Rede América Latina e Caribe contra a impunidade.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar qual órgão institucional é responsável por coibir as violações de direitos humanos em uma escala global. Analisando as opções: A) Constituição criminal de 1989 - Esta é uma legislação nacional e não um órgão institucional global. B) Corte Penal Internacional - Este é um tribunal que julga crimes internacionais, como genocídio e crimes de guerra, e atua na proteção dos direitos humanos em nível global. C) Comissão Nacional da Verdade de 2011 - Esta comissão foi criada no Brasil para investigar violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar, mas não tem um alcance global. D) Organização das Nações Unidas - A ONU é uma organização internacional que promove e protege os direitos humanos em todo o mundo, mas não é um órgão judicial como a Corte Penal Internacional. E) Rede América Latina e Caribe contra a impunidade - Esta é uma rede que atua em nível regional, mas não tem a abrangência global da Corte Penal Internacional ou da ONU. Diante dessa análise, a opção que melhor representa o órgão institucional que atua para coibir práticas intoleráveis contra a humanidade em uma escala global é: B) Corte Penal Internacional.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Anne Rocha

há 6 meses

Corte penal internacional

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Andreia Riboldi

há 6 meses

E


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O economista indiano Amartya Sen (1933 - ), autor de importante crítica ao individualismo, apresenta o exemplo do sucesso da economia japonesa, que diferentemente dos modelos ocidentais clássicos, afastou-se em vários momentos do comportamento autointeressado dos indivíduos e acolheu o dever, a lealdade e a boa vontade em favor do bem comum, conseguindo aliar vigor econômico e elevados índices de bem-estar social, nomeadamente com alguns dos melhores indicadores de distribuição de renda do mundo.
De acordo com o pensamento de Sen, avalie as asserções.
I- A valorização daquilo que é útil, racional, produtivo ou eficiente, critérios importantes do regime econômico que vigora no Brasil e em grande parte do mundo, não deve se desconectar daquilo que é ético.
II- Tratar a produção e a distribuição da riqueza apenas por ponderações matemáticas do que seria mais eficiente ou lucrativo, ou limitar o comportamento humano ao egoísmo individualista – cada um cuidando da sua vida -, seria um grave erro uma vez que a ética constitui qualidade fundamental para o sistema econômico.
III- O exemplo da economia japonesa, citada por Sem (1933 - ) demonstra o peso da cultura e dos laços sociais na construção de uma sociedade capaz de ultrapassar o monopólio do individualismo.
A) Somente a afirmação I está correta.
B) Somente a afirmação III está correta.
C) Somente as afirmacoes II e III estão corretas.
D) Estão corretas as afirmações I; II; III.
E) Somente as afirmações I e III estão corretas.

São muitos dilemas que envolvem a questão de aborto e ética. No Brasil o abortamento é permitido em duas situações: quando a gravidez representa risco de morte para a mãe e nos casos de estupro. Mas apesar das restrições, o número de abortamentos realizados clandestinamente no nosso país é enorme. Se por um lado há os que defendem a descriminalização do aborto, há aqueles que se apoiam em argumentos morais, políticos e religiosos para continuar contrários à sua proibição.
A fundamentação dessa polêmica envolve a ideia de ética, de moral e da religião, nesse sentido, analise as asserções a seguir.
I-A moral apresenta a diversidade das condutas e prática dos indivíduos e, portanto, muitas vezes se coloca em contradição com a reflexão ética, por exemplo, no Brasil recentemente, alguns manifestantes contrários ao aborto, tentaram impedir um procedimento legal de uma menina de 10 anos que foi estuprada pelo tio.
II-A ética é a sistematização da moral, apresenta os princípios e as regras amplas e duradouros de uma comunidade. Por isso, quando a Constituição Brasileira de 1988, em seu " Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. " está aplicando padrões éticos à toda uma sociedade.
III- Os dilemas que envolvem a discriminação do aborto, passam pelos instrumentos de controle social como o direito, a moral, a ética e a religião. Nesse sentido, tanto a ética quanto a religião exercem a função de prescrever regras de conduta e postura apropriadas aos indivíduos. Contudo, existem na esfera ética e religiosa conceitos opostos que são referência à ação humana, isto porque o pensar ético é eminentemente racional, lógico e inteligível, enquanto a compreensão religiosa é dogmática.
A) Somente a asserção II está correta.
B) Somente a asserção III está correta.
C) As asserções I; II; III estão corretas.
D) Somente as asserções II e III estão corretas.
E) Somente as asserções I e II estão corretas.

De acordo com a filósofa Hannah Arendt (1906-1975), a consciência da liberdade advém do relacionamento entre os seres humanos e a ação e a orientação de como deve-se agir é resultado de uma escolha. Para usufruir da liberdade, o homem deve agir, e essa ação deve ser o resultado de uma escolha, definindo assim o acesso para renovar e potencializar a participação na comunidade.
Pensando assim, assinale as afirmações sobre Liberdade para Arendt.
I- O exercício da liberdade, sob a perspectiva privada, estaria vinculado à busca constante pelo acúmulo de riquezas ou ao consumo desenfreado, reduzindo a vida humana a um ciclo de trabalho árduo, automatizado e superficial, no qual a exploração e a insatisfação pessoal se tornariam constantes.
II- Para Arendt a liberdade está vinculada ao conceito do exercício de práticas públicas, a liberdade política é uma atividade executada pelos homens por meio do convívio entre eles, sendo a liberdade política uma atividade estritamente da vida pública.
III- A classificação da liberdade enquanto ação política ressalta a potência que existe nesse valor, uma vez que estimula a ação conjunta que decidirá sobre coisas de interesse comum, estabelecendo constantemente novas formas de construir a realidade.
IV- Os estudos da filósofa Hannah Arendt demonstram os fortes vínculos entre o indivíduo e a sociedade, contudo, evidencia que o ser humano não tem aptidão à responsabilidade.
A) Somente a afirmação IV está correta.
B) As afirmações I; II; III estão corretas.
C) Somente a afirmação I está correta.
D) Somente as afirmações II e III estão corretas.
E) Somente as afirmações I e II estão corretas.

Os seis primeiros meses de 2020 tiveram aumento no número de mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil, ao se comparar com o mesmo período do ano anterior. De acordo com levantamento do ‘Monitor da Violência’, as principais vítimas de feminicídio são mulheres negras. Nos primeiros seis meses de 2020, 1.890 mulheres foram mortas de forma violenta, boa parte em plena pandemia do Coronavírus – um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2019. Segundo o levantamento, 631 desses crimes foram de ódio, motivados pela condição de gênero, ou seja, feminicídio.
Sobre o conceito de gênero, julgue V (verdadeiro) e F (falso):
(__) As classificações sociais acerca do sexo dos indivíduos tendem a oscilar entre masculino e feminino, porém, a natureza de nossa espécie apresenta uma complexidade ainda maior, que pode ser exemplificada com a intersexualidade.
(__) Gênero é uma construção social atribuída a um sexo biológico; expõe uma série de condutas, hábitos e modos, a serem observados em conformidade com a cultura, história e tradições de um determinado povo.
(__) A concepção acerca da masculinidade e da feminilidade baseada na ideia de gênero tem sua origem em meados do século XX em um contexto de busca pela ampliação dos direitos das mulheres e da consequente afirmação da cidadania da comunidade feminina.
(__) As diferentes realidades vivenciadas por homens e mulheres constituem um produto das diferenças naturais e biológicas entre os sexos, em uma simetria de condições.
A) V;F;V;F.
B) V;V;V;F.
C) F;F;V;V.
D) F;V;F;V.
E) V;V;F;F.

Mais conteúdos dessa disciplina