Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Em 2019, o mundo celebra o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, instituído pela Assembleia Geral da ONU e pela UNESCO. Nesses 365 dias, as Nações Unidas comemoram um século e meio da descoberta do Sistema Periódico, em 1869, pelo russo Dmitri Mendeleev. A celebração é uma forma de reconhecer a tabela como uma das conquistas mais influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da Química, mas também da Física, da Biologia e de outras áreas das ciências puras.
Uma das características do sistema periódico proposto por Dmitri Mendeleev (1834-1907), em 1869, foi a
a) organização dos elementos químicos em ordem crescente de número atômico.
b) repetição periódica das propriedades dos elementos químicos conforme seus prótons.
c) proposição de modelos atômicos para os elementos químicos presentes na tabela.
d) previsão das propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao sistema periódico proposto por Dmitri Mendeleev: a) organização dos elementos químicos em ordem crescente de número atômico - Mendeleev organizou os elementos em ordem crescente de massa atômica, não de número atômico. Essa afirmação não é correta. b) repetição periódica das propriedades dos elementos químicos conforme seus prótons - Mendeleev não usou o número de prótons para organizar a tabela, mas sim a massa atômica. Portanto, essa alternativa também não é correta. c) proposição de modelos atômicos para os elementos químicos presentes na tabela - Mendeleev não propôs modelos atômicos, mas sim organizou os elementos em uma tabela. Essa alternativa não é a correta. d) previsão das propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos - Esta é uma das características mais notáveis de Mendeleev. Ele deixou espaços em sua tabela para elementos que ainda não haviam sido descobertos e previu suas propriedades. Portanto, a alternativa correta é: d) previsão das propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os africanos, muito antes de ter seu território explorado pelos europeus no Século XV, descobriram características do ferro que, após o advento da Química e da Revolução Industrial, foram amplamente estudadas e exploradas científica e tecnologicamente. Na manipulação do ferro, os africanos depararam-se com características desse metal, tal como:
A) baixa condutividade térmica, motivo de esse metal alcançar altas temperaturas.
B) maleabilidade, que é a capacidade de o metal deformar-se sem quebrar.
C) extração desse metal em estado puro, um dos elementos mais abundantes da crosta.
D) dureza, pois esse metal é pouco resistente a ser arranhado por outros materiais.

A representação acima indica um sistema de aquecimento de água de casas, utilizando a energia solar como alternativa ao uso dos chuveiros elétricos. Considerando-se esse sistema, é correto afirmar que:
A) a água, ao ser aquecida pelo sistema, tem sua densidade reduzida em função do aumento do volume, causado pela maior agitação das moléculas.
B) o reservatório térmico é um sistema que permite a separação das fases da água quente e da água fria, tornando-se, assim, um método de separação da mistura.
C) os coletores solares são responsáveis pela absorção da radiação solar que transferem o calor para a água por tubulações termoplásticas.
D) o respiro do reservatório tem a função de captar a água da chuva para ser aquecida e aproveitada no sistema de aquecimento solar.

No dia 11 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em reconhecimento ao trabalho feminino para o desenvolvimento científico. Dentre tantas mulheres que contribuíram para a ciência no século XX, a física nuclear austríaca Lise Meitner (1878-1968) se destacou por suas descobertas e pela Teoria da Fissão Nuclear, sendo, inclusive, considerada a mãe da era atômica.
A teoria que deu o título de mãe da era atômica à Lise Meitner consiste no:
A) tempo necessário para que a metade da quantidade de um radionuclídeo presente em uma amostra sofra decaimento.
B) processo de quebra de núcleos grandes em núcleos menores, liberando grande quantidade de energia.

Os espetáculos de fogos de artifício são mais que uma forma de entretenimento: os efeitos e as cores visualizadas resultam de reações entre diferentes sais, agentes oxidantes e redutores. Na pólvora (a carga explosiva dos fogos), agentes oxidantes, como o perclorato de potássio (KClO4), estão misturados com agentes redutores, como o enxofre, o que é responsável pela produção da energia necessária para a explosão.
As luzes coloridas emitidas durante a queima de fogos são resultado da luminescência, fenômeno que ocorre quando os elétrons dos átomos dos sais metálicos, previamente excitados pela energia da explosão, retornam aos níveis energéticos de origem, liberando energia na forma de fótons de luz visível.
( ) O fenômeno da luminescência dos materiais não está restrito à emissão de fótons na frequência do espectro visível.
( ) Diferentemente dos materiais sólidos incandescentes, cujo espectro de emissão é contínuo, átomos isolados em fase gasosa possuem espectro de emissão descontínuo e característico, com picos estreitos e bem definidos, podendo, contudo, uma ou mais linhas do espectro de emissão de átomos distintos apresentar frequências coincidentes.
( ) O estado de oxidação de um elemento pode modificar a coloração da luz por ele emitida no processo de luminescência, visto que o espectro de emissão de um átomo é muito diferente do de seu íon.
( ) Em se tratando dos elementos mostrados na tabela, a coloração característica e a intensidade da emissão de luz são explicadas pela modelização de átomo proposta por Böhr.

Os fogos de artifício emitem diferentes colorações quando incendiados. Para sua produção, são utilizados sais de diferentes íons metálicos misturados com um material explosivo. Os sais de sódio, por exemplo, emitem a cor amarela; os de bário, a cor verde e os de cobre, a cor azul. Essas cores são produzidas quando os elétrons excitados, dos íons metálicos, retornam para níveis de menor energia.
O cientista que propôs o modelo atômico que explica esse fenômeno foi:
A) Bohr
B) Dalton
C) Rutherford
D) Thomson

Um estudante necessitou identificar dois frascos, como A e B, cujos rótulos foram previamente danificados. Um dos frascos contém clorofórmio (CHCl3) e outro etanol (CH3CH2OH). Em tubos de ensaio, numerados de 1 a 4, foram preparadas misturas utilizando-se volumes iguais de cada material.
O estudante conseguiu identificar as substâncias presentes nos frascos A e B, pois:
A) No tubo 3 o sistema tem como fase superior o etanol.
B) A substância “A” é solúvel em água, portanto é o etanol.
C) No tubo 2 o sistema heterogêneo tem como fase inferior o clorofórmio.
D) O sistema obtido no tubo 4 é trifásico, sendo a fase inferior o clorofórmio, substância “A”.

Mais conteúdos dessa disciplina