Logo Passei Direto
Buscar
Uma das vertentes que analisa os movimentos sociais no Brasil entende que a normatização e legitimação dos espaços público-estatais são conquistas desses movimentos, propondo sua participação na agenda dos governos, sempre pautada na ampliação das reformas sociais. Contrapõe-se a essa ideia a vertente que reconhece o conflito social como componente da sociedade capitalista, situando os movimentos sociais no âmbito da ação coletiva, sendo a classe trabalhadora seu principal agente.
Nessa linha, a variedade de interesses presentes nos novos movimentos sociais, que emergiram na segunda metade do século XX e início do XXI, confrontam com os movimentos tradicionais, na medida em que seu campo de mobilização e de luta situa-se:
a. fora da esfera imediata do trabalho e da produção.
b. no combate à corrupção política e institucional.
c. no âmbito da especulação social e econômica.
d. nas mudanças provocadas pela globalização e seletividade.
e. no contexto de requisições genéricas e comuns.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar o contexto dos novos movimentos sociais e como eles se diferenciam dos movimentos tradicionais. Os novos movimentos sociais, que surgiram na segunda metade do século XX e início do XXI, frequentemente abordam questões que vão além da luta clássica da classe trabalhadora, focando em temas como direitos humanos, meio ambiente, identidade, entre outros. Vamos analisar as alternativas: a) fora da esfera imediata do trabalho e da produção - Esta opção se alinha com a ideia de que os novos movimentos sociais se concentram em questões que não estão diretamente ligadas ao trabalho e à produção, mas sim em outras esferas sociais. b) no combate à corrupção política e institucional - Embora a corrupção seja uma preocupação, não é o foco principal que distingue os novos movimentos sociais. c) no âmbito da especulação social e econômica - Essa opção é um pouco vaga e não captura a essência dos novos movimentos sociais. d) nas mudanças provocadas pela globalização e seletividade - Esta opção é relevante, pois muitos novos movimentos sociais surgem em resposta às mudanças sociais e econômicas trazidas pela globalização. e) no contexto de requisições genéricas e comuns - Essa opção não reflete a especificidade e a diversidade dos novos movimentos sociais. Após essa análise, a alternativa que melhor representa o campo de mobilização e luta dos novos movimentos sociais é: a) fora da esfera imediata do trabalho e da produção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina