Logo Passei Direto
Buscar
O PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais – (1997), é uma base, uma referência para o preparo das aulas estipuladas pelo Governo Federal. Esse parâmetro contempla todas as disciplinas e séries escolares.
Com base na apresentação do texto, avalie as alternativas e marque aquela que apresenta informações corretas que a língua portuguesa se baseia.
a. No ensino da norma culta padrão da língua.
b. No ensino tradicional, dando ênfase ao ensino das regras ortográficas.
c. No planejamento que vai além do ensino da gramática normativa, contempla a diversidade de textos, associando à prática de reflexão sobre a língua.
d. No ensino tradicional e na história da linguagem e suas reflexões.
e. Na variedade de idiomas além do português.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à pergunta sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o ensino da língua portuguesa, vamos analisar cada alternativa: a) No ensino da norma culta padrão da língua. - Embora a norma culta seja importante, os PCNs também enfatizam a diversidade linguística e não se limitam apenas à norma culta. b) No ensino tradicional, dando ênfase ao ensino das regras ortográficas. - Essa abordagem é muito restritiva e não reflete a proposta dos PCNs, que busca uma visão mais ampla. c) No planejamento que vai além do ensino da gramática normativa, contempla a diversidade de textos, associando à prática de reflexão sobre a língua. - Esta alternativa está alinhada com os princípios dos PCNs, que valorizam a diversidade textual e a reflexão crítica sobre a língua. d) No ensino tradicional e na história da linguagem e suas reflexões. - Embora a história da linguagem seja relevante, a ênfase no ensino tradicional não é compatível com a proposta dos PCNs. e) Na variedade de idiomas além do português. - Os PCNs focam na língua portuguesa, não na variedade de idiomas. Diante dessa análise, a alternativa correta é: c) No planejamento que vai além do ensino da gramática normativa, contempla a diversidade de textos, associando à prática de reflexão sobre a língua.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A oralidade permite linguagem informal, troca simultânea de mensagens entre interlocutor e receptor, não exige planejamento e acontece frequentemente, sem a necessidade de sistematizar conceitos e regras gramaticais. Já na linguagem escrita, o autor precisa analisar hipóteses e pensar na intenção de sua mensagem, já que o leitor fará sua interpretação sozinho. Precisa ser formulada de acordo com regras ortográficas que cada gênero textual exige, permite a consulta em outros materiais e geralmente usa a norma padrão da língua portuguesa. Diferente da linguagem oral, a escrita requer habilidades mais complexas.
A respeito dessa informação, assinale a opção correta visando a necessidade em que Guimarães (2011), defende sobre a oralidade e suas vertentes.
a. Flexibilização do seu uso dependendo do ambiente. (ERRADA)
b. Habilidades de socialização.
c. Interpretação da linguagem corporal.
d. Conhecimento das regras sociais de cada região para sua elaboração.
e. Conhecimento da norma culta da língua, aplicar as regras gramaticais específicas de cada gênero textual, dominar a linguagem oral.

No início da década de 1980, a educação precisava de mudanças, sobretudo, pelas novas exigências sociais e políticas e pelos fracassos da escola no processo de alfabetização. O método “misto” de alfabetização, que usava princípios dos métodos analítico e sintético, foi superado pelo método global.
A partir da apresentação acima, avalie as alternativas visando em qual método “misto” era baseado todo o contexto.
a. Aspectos construtivistas: valorização do aprender fazendo.
b. Testes pedagógicos para avaliar o nível da escrita.
c. Ensino tradicional e método ‘das boquinhas’.
d. Fases do desenvolvimento de Piaget.
e. Respeito ao nível de maturidade da criança no ensino da palavra inteira.

Mais conteúdos dessa disciplina