Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o diagnóstico das infecções do trato respiratório superior, qual o melhor meio de cultura para semear swab da garganta quando a suspeita for faringite estreptocócica?
Ágar Regan-Lowe
Ágar Chocolate
Ágar Sangue
Ágar Löwenstein-Jensen
Ágar MacConkey
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para o diagnóstico de faringite estreptocócica, o meio de cultura mais apropriado é aquele que favorece o crescimento de Streptococcus pyogenes, o agente causador dessa infecção. Analisando as opções: a) Ágar Regan-Lowe - É utilizado principalmente para o cultivo de Bordetella pertussis, não é o mais indicado para faringite estreptocócica. b) Ágar Chocolate - É um meio enriquecido que permite o crescimento de uma variedade de bactérias, mas não é específico para estreptococos. c) Ágar Sangue - Este meio é ideal para o cultivo de Streptococcus pyogenes, pois permite a hemólise e a identificação do organismo. d) Ágar Löwenstein-Jensen - É utilizado para o cultivo de Mycobacterium tuberculosis, não é adequado para infecções do trato respiratório superior. e) Ágar MacConkey - É um meio seletivo para bactérias gram-negativas, não é apropriado para o cultivo de estreptococos. Portanto, a melhor opção para semear swab da garganta quando a suspeita é faringite estreptocócica é: c) Ágar Sangue.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnóstico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental na erradicação e no controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico em cerca de 80% dos pacientes em caráter de pronto atendimento em nível local.
Sobre a coloração de Gram marque a alternativa CORRETA:
Bactérias gram-positivas e gram-negativas apresentam o mesmo comportamento ao serem tratadas com o álcool.
Também podem ser utilizados a iodina no lugar da fucsina e a safranina no lugar do lugol.
O esfregaço ao receber a fucsina cora as bactérias gram-positivas na cor avermelhada do corante.
Bactérias gram-positivas e gram-negativas absorvem de maneira idêntica o cristal violeta e o lugol.
O esfregaço ao receber o lugol cora as bactérias gram-negativas na cor avermelhada do corante.

Na aula prática de Imunologia, os alunos observaram os seguintes resultados em relação ao teste de tipagem sanguínea do sistema ABO: Reação com soro anti-A: não aglutinou; Reação com soro anti-B: aglutinou.
Baseando-se nesses dados, é possível concluir que o sangue é do tipo:
O
A
O ou AB
B
AB

Sobre as reações de precipitação analise as afirmativas a seguir:
I. As reações de precipitação ocorrem entre antígenos naturais insolúveis ou adsorvidos à superfície de partículas inertes e anticorpos.
II. O precipitado pode ser visualizado quando há equilíbrio entre as concentrações de antígeno e anticorpo, preenchendo o máximo de valências de ambos.
III. O que caracteriza as reações de precipitação é a reação entre um antígeno multivalente solúvel e um anticorpo bivalente, ocorrendo a formação de rede de complexos antígeno-anticorpo na região conhecida como prozona.
II e III.
I.
I e II.
III.
II.

Entre os diferentes meios de cultura utilizados para o crescimento de bactérias em laboratório, é importante saber qual meio de cultura se adequa melhor a suspeita de infecção. Abaixo, qual dos meios de cultura é seletivo e diferencial para gram-negativo?
Ágar EMB.
Ágar nutriente.
Ágar Sangue.
Ágar TSI.
Ágar Chocolate.

Mais conteúdos dessa disciplina