Logo Passei Direto
Buscar
A questão 'como ensinar gramática?' ofuscou outras questões mais importantes sobre a educação linguística nas escolas brasileiras, tais como: 'para que ensinamos o que ensinamos?'; 'para que as crianças aprendem o que aprendem?' (GERALDI, 2006). A partir dessa reflexão, com relação ao debate proposto pela linguística aplicada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Ensinamos língua portuguesa para que nossos alunos aprendam a usar a língua da forma correta, já que falar e escrever certo é essencial para candidatura em vagas disputadas de emprego e vestibulares.
( ) Os alunos aprendem língua portuguesa para terem acesso a variantes da língua, como a própria norma padrão.
( ) O ensino de língua portuguesa deve oportunizar o contato com a abordagem normativa-prescrita, a fim de empoderar as camadas populares com o uso correto da língua.
( ) O ensino de língua portuguesa deve permitir ampliar o repertório linguístico do aluno, possibilitando que reflita sobre a linguagem utilizada em cada situação comunicativa de sua vida.
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - V - V - V.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o ensino de língua portuguesa: ( ) Ensinamos língua portuguesa para que nossos alunos aprendam a usar a língua da forma correta, já que falar e escrever certo é essencial para candidatura em vagas disputadas de emprego e vestibulares. É falsa. Embora a correção linguística seja importante, o ensino de língua portuguesa deve ir além da mera correção, focando também na compreensão e uso da língua em diferentes contextos. ( ) Os alunos aprendem língua portuguesa para terem acesso a variantes da língua, como a própria norma padrão. É verdadeira. O ensino deve proporcionar aos alunos o conhecimento das diferentes variantes da língua, incluindo a norma padrão, para que possam se comunicar de forma eficaz em diversos contextos. ( ) O ensino de língua portuguesa deve oportunizar o contato com a abordagem normativa-prescrita, a fim de empoderar as camadas populares com o uso correto da língua. É falsa. Embora o contato com a norma padrão seja importante, o ensino deve também valorizar as variedades linguísticas e não apenas focar na norma prescritiva. ( ) O ensino de língua portuguesa deve permitir ampliar o repertório linguístico do aluno, possibilitando que reflita sobre a linguagem utilizada em cada situação comunicativa de sua vida. É verdadeira. O ensino deve promover a reflexão crítica sobre a linguagem e seu uso em diferentes contextos, ampliando o repertório linguístico dos alunos. Portanto, a sequência correta é: F - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: b) F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto e a tirinha a seguir: A nossa língua é mesmo difícil. Eu que nasci nela até hoje não consigo falar como se escreve muitas palavras. Mas as erradas eu tento acertá-las. E procuro a cada dia falar melhor. Ao contrário de muitas pessoas que estudam línguas e línguas diferentes. Procuro eu mesmo buscar o melhor para nossa língua. Que na minha opinião é a mais completa, mais correta, mais imitada e, no meu ponto de vista é a que mais combina com tudo. Porque quando eu olho um lápis por exemplo eu acho que tem cara de lápis, olhando eu não acho que é um pencil. Pencil para mim fica meio fora do que é realmente. Como o lápis eu vejo que tudo combina com que escrevemos ou falamos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Para Calvin, como para o estudante, a relação significante/significado é, nos termos de Saussure, arbitrária, convencional.
( ) Para o estudante, há um vínculo natural entre o significante e o significado, ao contrário do que dizem Saussure e Calvin, que veem essa relação como convencional.
( ) Nos quadrinhos, aponta-se a possibilidade de uma interferência individual no significado das palavras, alterando-o; essa abordagem não coincide com a de Saussure.
( ) O vestibulando (ao estabelecer a relação lápis/pencil) acredita que algumas línguas fazem uma escolha dos signos mais adequada que outras, em consonância com o pensamento saussuriano.
( ) A escolha por lápis e não pencil permite verificar uma escolha lexical na língua, que se dá em uma relação de arbitrariedade, paradigmática (de acordo com a teoria de Saussure). O vestibulando, no entanto, acredita que a escolha do léxico lápis se dá porque 'combina', ignorando fatores que fazem existir as diferentes línguas.
a) V - V - V - F - V.
b) F - F - V - V - F.
c) V - V - F - V - F.
d) F - V - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina