Logo Passei Direto
Buscar
Leia a seguinte passagem de texto: “[...] os maiores impactos que transformaram a Europa definitivamente são a expansão marítima principalmente portuguesa e espanhola dos séculos XV e XVI; o Renascimento realizando o resgate das culturas greco-latinas e a mudança da mentalidade teocêntrica [...].” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da Aula 2, tema 4 – O trabalho e a educação nas sociedades assalariadas. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 10.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 2, Tema 4 – O trabalho e a educação nas sociedades assalariadas de Educação e Trabalho, assinale a assertiva que corresponde à nova modalidade de pensamento que impactou a Europa nos séculos XV e XVI:
A Pensamento antropocêntrico.
B Pensamento teocêntrico.
C Pensamento concêntrico.
D Pensamento heliocêntrico.
E Pensamento filosófico.
User badge image
EducaFit

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções com base na passagem de texto que menciona a mudança da mentalidade teocêntrica. A passagem sugere que houve uma transformação significativa no pensamento europeu durante os séculos XV e XVI, especialmente com o Renascimento, que resgatou as culturas greco-latinas e promoveu uma nova forma de ver o mundo. Vamos analisar as alternativas: A) Pensamento antropocêntrico - Este pensamento coloca o ser humano no centro das questões, o que se alinha com as ideias do Renascimento, que valorizavam a razão e a experiência humana. B) Pensamento teocêntrico - Este é o pensamento que coloca Deus no centro, que era predominante antes do Renascimento. A passagem menciona uma mudança desse tipo de mentalidade. C) Pensamento concêntrico - Não é uma terminologia comum em contextos históricos ou filosóficos. D) Pensamento heliocêntrico - Refere-se à ideia de que o Sol é o centro do universo, proposta por Copérnico, mas não é o foco principal da mudança de mentalidade mencionada. E) Pensamento filosófico - É um termo muito amplo e não específico para a mudança mencionada. Diante disso, a alternativa que melhor representa a nova modalidade de pensamento que impactou a Europa nos séculos XV e XVI, conforme a passagem, é: A) Pensamento antropocêntrico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia a citação: "O que caracteriza essa atividade humana é o caráter de intencionalidade – atividades carregadas de intenções e, portanto, de valores -, que os seres humanos imprimem aos seus afazeres. [...] Esse caráter de intencionalidade carrega o jogo das relações históricas de produção que os homens travam entre si e que eles podem determinar." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Inter Saberes, 2012, p. 41.
Considerando a citação e os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema 2 – Trabalho e Educação nas Sociedades escravagistas de Educação e Trabalho, sobre a escravidão dentro da sociedade antiga, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como o indivíduo se tornava um escravo:
A Em virtude deste indivíduo perder as suas posses, não sustentando mais sua família; e acrescendo a questão da enfermidade, correndo o perigo de extirpar a sua descendência.
B Devido a questões religiosas, pois a sua casta inferior impossibilitava a sua vivência de forma isolada e, como acréscimo, por se tratar de um ser vivente de forma rural, originário dos feudos.
C O indivíduo saía de porta em porta, oferecendo seus serviços como escravo e, ainda, oferecendo seus serviços para cuidar de doentes, em situação terminal.
D Devido às guerras, onde o vencedor dominava o vencido e, ainda, às questões que envolvessem dívidas entre pessoas, e o escravo era utilizado como moeda de troca.
E A partir do momento em que o cidadão compunha o feudo, juntamente com sua família, acrescentando que a liberdade viria a este e sua família se participassem de uma guerra e fossem do exército vencedor.

Leia a seguinte passagem de texto:

“Havia um descontentamento com a educação tradicional ofertada pelas ordens religiosas. Considerada por demais elitista e conservadora, aos poucos as novas ideias educacionais vão ganhando espaço. A ascensão econômica e política da burguesia provoca o interesse do Estado pela educação dos futuros cidadãos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da aula 3, tema 2 – Modelo tradicional de produção industrial e educação. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 6.

Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 3, Tema 2 – Modelo tradicional de produção industrial e educação de Educação e Trabalho, assinale a assertiva que corresponde aos dois modelos educativos surgidos na Revolução industrial:

A
Modelo propedêutico com formação geral e humanística, e técnico, formando mão de obra para o comércio e a indústria.

B
Modelo dialogal, visando a comunicação entre patrões e empregados, e majoritário, visando organizar os movimentos sindicais.

C
Modelo monocrático, com uma formação econômica, e modelo clínico, visando a saúde do trabalhador.

D
Modelo propedêutico com formação geral e humanística, e majoritário, visando organizar os movimentos sindicais.

E
Modelo técnico, formando mão de obra para o comércio e a indústria, e modelo dialogal, visando a comunicação entre patrões e empregados.

Mais conteúdos dessa disciplina